Você sabia que existem muitas lições de Marketing que se pode aprender com Steve Jobs? O empresário revolucionou o mercado tecnológico.
Mesmo sendo o fundador da Apple, Steve Jobs nem sempre esteve no controle da empresa e chegou a ser demitido. Nesse período, a Apple passou por algumas dificuldades relacionadas com sua imagem.
Após retornar para a Apple alguns anos depois, Steve Jobs provou que sem ele a empresa não teria chegado aonde chegou. Nesse momento da história, ele conseguiu transformar a empresa na mais valiosa do mundo.
Hoje ele é uma referência no mercado de inovação e deixou muitas lições, em forma de trabalho, que podemos levar para o mercado de Produtores e Afiliados.
Vamos então conferir 5 lições de Marketing que se pode aprender com Steve Jobs?
5 Lições de Marketing que você pode aprender com Steve Jobs
Caso você não tenha muita familiaridade com a trajetória de Jobs, vamos falar um pouco do que ele fez e, então, conferir o que podemos aprender com ele e como aplicar no mercado de Afiliados.
Quem foi Steve Jobs
Steve Paul Jobs foi um dos fundadores da Apple, ao lado de seu amigo Steve Wozniak. Era um grande empresário, visionário e também inventor.
Começou a trabalhar com tecnologia bem novo, com apenas 14 anos de idade, e obteve muitas conquistas que continuam no mercado até hoje.
Além de ter uma ótima visão para os negócios e a inovação, Jobs também possuía uma habilidade incrível em falar para o público. Até hoje as pessoas se baseiam na forma como ele apresentava seus novos produtos.
Apesar de ser um grande visionário, Jobs enfrentou alguns problemas no decorrer da sua carreira como ter sido demitido da Apple.
Apesar de ter sido um período difícil, ele decidiu que iria superar a Apple com novos projetos. E foi aí que ele fundou a NeXT e a Pixar Animation Studios no período em que esteve afastado.
Jobs voltou para a Apple no período em que a mesma comprou a NeXT.
Hoje a Pixar pertence à Disney.
5 Lições de Marketing com Steve Jobs
Agora que você já conheceu um pouco da trajetória empresarial de Steve Jobs, vamos conferir algumas lições de Marketing que ele nos deixou de acordo com o que ele fez em vida?
Crie “O” produto
Para que sua empresa cresça e se destaque, é preciso que você tenha um diferencial, ou seja, algo que você ofereça e que as outras não possuem ou que não tenha o mesmo destaque que o seu.
Os produtos da Apple são “Os” produtos. Se destacam na qualidade, tecnologia, visual, entre outras características. E são esses detalhes, entre outros que falaremos logo mais, que a tornam uma marca tão desejada no mundo inteiro.
No mercado de Afiliados, por exemplo, existem muitos cursos sobre Marketing Digital mas, os que possuem um diferencial conseguem se destacar.
Esse diferencial pode ser o modo de ensinar, o resultado mostrado pelas pessoas que adquiriram o produto, entre outros.
Procure mais do que apenas clientes
A Apple conquistou algo que toda empresa sonha em ter, que é a fidelidade que seus clientes possuem com a marca.
Por exemplo, pessoas que utilizam aparelhos da Apple geralmente não chamam seu celular de Smartphone, chamam de Iphone.
Assim é também com o McDonald’s pois, as pessoas não comem hambúrguer, elas comem Mc. Viu como é forte o impacto que essas marcas causam?
E essas pessoas que são fiéis à Apple, ao McDonald’s, entre outras, acabam fazendo Marketing gratuito para essas empresas. E esse é o grande ponto, do porque é importante ter essa fidelização.
É comum vermos essa estratégia no Inbound Marketing, por se tratar de uma forma de publicidade assim como vemos em Blogs, Podcasts, etc.
Menos é mais
Mesmo sendo uma marca altamente tecnológica e com um preço acima do que vemos no mercado, a Apple é uma empresa que sempre optou por produtos com um visual minimalista. E isso é perceptível em tudo que já foi lançado pela marca.
O minimalismo da Apple passa um ar de sofisticação que é muito valorizado, onde até o logo da marca possui essa simplicidade e, mesmo assim, todo mundo a reconhece quando a vê.
Uma coisa muito utilizada no Marketing Digital, e também na técnica de Copywriting, é a “Big Idea”, ou em português, uma Grande Ideia.
Se trata de uma boa ideia que será o diferencial da sua marca. E é basicamente o que se diz com “menos é mais”.
Isso mostra que você deve focar apenas em um assunto principal, para que seus clientes não fiquem perdidos em meio a tanta informação.
Ou seja, menos é mais.
Foque na experiência do cliente
A experiência do cliente é um dos pontos mais importantes.
Se o cliente não tiver uma experiência no mínimo agradável com sua empresa, as chances dele voltar a fazer negócios ou até mesmo indicar para outras pessoas são muito pequenas.
Você deve estar sempre alerta ao que seus clientes tem a dizer em relação à sua marca, principalmente se forem comentários negativos.
Conhecendo bem o que satisfaz e o que não agrada o seu cliente, você consegue mensurar o que deve ser melhorado e o que deve ser mantido na sua empresa, para que eles continuem sendo seus consumidores.
Preste sempre um bom atendimento e esteja sempre disponível para solucionar possíveis problemas pois, o quanto você está disposto a atender seus clientes, é muito valorizado.
A Apple da um show ao falarmos de pós-venda e atendimento ao cliente. Isso porque a loja está sempre pensando na experiência de compra de seus consumidores.
Um exemplo que temos é o de Unboxing. Você sabia que essa prática de abrir a caixinha de um produto Apple é uma jogada de marketing da empresa?
A caixa é toda pensada para causar prazer à pessoa que irá abrí-lo, assim como a lentidão com que a tampa sai para relevar o produto tão desejado.
Outro exemplo que temos é o da política de troca.
A Apple disponibiliza em seu site um passo a passo bem elaborado para que seus clientes não tenham dificuldade para realizar uma troca quando se mostrar necessário.
E caso você tenha comprado um produto Apple que não agradou, existe a opção de devolução do produto (em um período de tempo de 14 dias) recebendo seu dinheiro de volta.
Nos EUA essa prática é muito comum.
Continue inovando
O mercado continua se modificando a cada dia. Por isso, você deve estar sempre inovando nos seus negócios para que não fique para trás.
Você pode ter um produto inovador que deixará de ser se você não o aperfeiçoar ou, se for o caso, criar outro para substituí-lo quando deixar de ser novidade no mercado.
Um exemplo de inovação que temos da marca é o Ipod, um dispositivo de música que revolucionou o mercado.
Em uma época em que não existiam telefones com dispositivos musicais, o Ipod foi uma febre.
O primeiro Ipod apresentado possuía uma capacidade de aproximadamente mil músicas. Com o passar dos anos, foram feitas melhorias na capacidade de armazenamento e até versões com tela para vídeo.
Vários modelos foram criados antes da criação do IPhone, que veio para mudar o mercado de telefones.
A Apple se mantém inovando quando disponibiliza uma nova atualização do IOS, seu sistema operacional, por exemplo. É a forma que eles encontraram de manter seus fiéis clientes, além dos novos produtos que são lançados anualmente.
Conclusão
Seguindo essas lições de Marketing que você aprendeu aqui hoje, você já estará dando um grande passo para ser uma empresa bem sucedida e proporcionar ótimas experiências para seus clientes. Então, que tal começar a criar seu diferencial e se destacar no mercado?
E aí, já conhecia alguma dessas lições? Conta para a gente nos comentários!
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 Lições de Marketing que você pode aprender com Steve Jobs. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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