No marketing digital existem diversas ferramentas que te ajudam a impulsionar seu negócio. E você já pensou na possibilidade de falar do seu negócio através de vídeos? E se você pudesse fazê-los ao vivo em formato de lives ou webinares?
Uma pesquisa realizada pelo Centro de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, apontou que entre os anos de 2012 e 2017, cerca de 71% dos internautas brasileiros adotaram a prática de assistir vídeos pela internet.
E esse número aumenta cada vez mais. Por isso, essa é uma ótima oportunidade de entregar seu conteúdo com um formato diferente e ainda interagir em tempo real com o público.
Para te ajudar, trouxemos algumas dicas de plataformas que você pode usar para transmitir suas lives e webinares e impulsionar ainda mais o seu negócio.
O que são webinares e lives?
Webinar é um termo utilizado para se referir a seminários que acontecem por vídeos na internet, podendo ser ao vivo ou gravados.
Já a live, é uma transmissão de vídeo online, sobre palestras, aulas ou mesmo um bate-papo.
São muitos os benefícios ao utiliza-las, como o aumento no engajamento, alcance de novos leads, conversão de vendas, tráfego, dentre outros.
E para realizá-las, você pode usar algumas das plataformas que tem como objetivo a comunicação e a interação em tempo real com os usuários.
Elas podem ser pagas ou gratuitas e a escolha depende das suas necessidades.
Vamos conhecê-las?
Essa é uma das redes sociais mais queridas, e consequentemente, uma das mais acessadas no mundo.
Devido ao grande número de acessos, essa pode ser a oportunidade de aproximar o usuário da sua marca.
O objetivo do Instagram é a interação por meio de publicações visuais, podendo ser em formato de vídeo ou foto.
E além dos vídeos que podem ser publicados no feed ou no story, ele permite transmissões ao vivo, que são uma das formas para realizar uma live.
O melhor de tudo isso é o Instagram é gratuito e você não precisa se preocupar em ter uma câmera profissional, basta apenas ter um bom celular conectado a internet.
Agora vamos aprender como transmitir uma live pelo Instagram:
- Acesse a sua conta no Instagram. Caso não possua, basta se cadastrar.
- Vá no canto superior esquerdo do aplicativo e clique em “seu story” para adicionar um novo.
- Assim que abrir a câmera, você terá algumas opções do formato que deseja fazer a publicação. É só rolar para o lado até encontrar a opção “ao vivo”.
- Selecione a opção ao vivo e a live iniciará.
Uma das vantagens do Instagram Live, é que os usuários podem interagir enquanto assistem ao vídeo.
Outra vantagem é que você tem a opção de adicionar outra pessoa para participar da live.
E não poderia deixar de falar sobre a possibilidade de compartilhar o vídeo ao vivo em formato de story, para que ele fique disponível por 24 horas, para quem não conseguiu acompanhar ao vivo.
Mais uma rede social que possui o recurso de transmissão online e gratuito.
O Facebook Live é uma ferramenta dentro do próprio Facebook, que permite a transmissão de vídeos ao vivo.
Ele possui recursos bem parecidos com os do Instagram, como a interação dos usuários em tempo real.
Além disso, o vídeo ao vivo fica disponível no seu feed para que outros usuários possam assistir.
Vamos entender como utilizar o Facebook Live.
- Acesse a sua conta no Facebook e caso não possua, basta se cadastrar.
- Localize na tela inicial o ícone de uma câmera junto a frase “ao vivo” e selecione.
- Selecione a opção do público ao qual deseja compartilhar.
- Coloque uma descrição para o vídeo e tente colocar algo bem atrativo para atrair mais pessoas.
- Opções adicionais: marcar uma pessoa, localização, efeitos e como está o seu humor no dia, são opções que você pode optar por utiliza-las, portanto pense se vale a pena utiliza-las.
- Clique em “iniciar vídeo ao vivo”.
Prontinho a sua live já estará no ar.
Lembrando que a live pode ser feita tanto no perfil pessoal, ou por uma página, caso se trate de perfil de empresa.
Youtube Live
O Youtube é a plataforma de vídeos mais conhecida do mundo, alcançando a marca de 2 bilhões de usuários em 2019.
Nos últimos anos o Youtube tem investido cada vez mais em melhorar suas ferramentas de streaming ao vivo.
Produtores de conteúdo de vários segmentos usam a plataforma para transmitir suas lives, que são exibidas na home do site como conteúdos normais, despertando e retendo a atenção do usuário.
Mas, para isso, é importante que o seu conteúdo seja atrativo e relevante.
Para realizar uma live pelo Youtube, será necessário:
- Acesse a sua conta no Instagram e caso não possua, basta se cadastrar.
- Clique no ícone da sua conta no canto superior direito da tela e selecione a opção Youtube Estúdio.
- Selecione a opção “transmitir ao vivo” no campo superior direito.
- Siga os passos para a verificação da conta,a fim de desbloquear alguns recursos.
- Feito isso você já pode iniciar a sua live.
Outra vantagem do Youtube é que as lives podem ser feitas por tempo ilimitado e ele mostra em tempo real quantas pessoas estão assistindo.
E como já acontece em outras plataformas, é possível compartilhar o vídeo gravado na sua conta.
Zoom
Devido o Google ter encerrado com o Google Hangout On Air , muitas pessoas passaram a usar o sistema Zoom, graças à sua facilidade e interface simples.
O sistema Zoom foi criado com o objetivo de facilitar a realização de reuniões. Ele permite com que sejam feitas de reuniões pequenas até videoconferências.
Para utiliza-la:
- Baixe o aplicativo em seu celular ou computador. Para isso, acesse o link.
- Realize seu cadastro, podendo utilizar dos mesmos dados do FAcebook ou e-mail.
- Com o cadastro realizado você já pode utilizar do sistema. Para isso, clique em “host a meeting” para iniciar uma reunião. Caso você tenha sido convidado, basta clicar em “join a meeting” para inserir nesta reunião.
Com essa plataforma você pode convidar amigos para participar e ainda pode compartilhar a tela com outros participantes.
GoToWebinar
O o GoToWebinar é mais uma ferramenta para realizar webinar. Porém, é uma ferramenta paga e seus preços podem variar de US$89 a US$429 por mês.
Ela permite as interações com os participantes em tempo real e que você compartilhe a tela com outros usuários. Além disso, ela oferece relatórios dos participantes para que você colete dados e consiga converte-los em vendas.
Entre em contato com a equipe do GoToWebinar que ele irão te auxiliar como funciona quais benefícios você tem por utilizar esta plataforma.
Conclusão
Se você é Produtor ou Afiliado, a nossa dica é que você utiliza dos webinares e Lives no seu negócio, pois com isso você tem muito a ganhar.
Divulgue eu produto, escolha determinado assunto que causa dúvida no seu cliente e faça lives para esclarece-las, ou realize seminários, o mais importante é que você aproveite desta ferramenta, pois ela pode te ajudar a melhorar os resultados do seu negócio.
Não esquece de compartilhar com a gente aqui nos comentários quais plataformas você utiliza e os benefícios elas tem gerado para você.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre As 6 principais plataformas para Webinares e Lives. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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