Você já deve saber que o Google Ads é um leilão, certo? Mas, o que tem feito para superar seus concorrentes? Um resultado aquém do esperado muitas vezes está ligado à ação dos seus concorrentes, que estão melhorando e otimizando as suas campanhas enquanto você está parado.
A pesquisa competitiva é o pilar central de qualquer campanha no Google. A questão é, como podemos fazer isso de forma eficaz? Quais ferramentas e estratégias podemos implementar para obter uma compreensão completa da nossa concorrência?
Usando a pesquisa competitiva para ter melhores resultados
O mundo do Google Ads costumava ser simples. Converso diariamente com vários anunciantes que falam como tinham resultado há 1 ou 2 anos, mas que recentemente alcançar o esperado tem sido cada vez mais difícil. A razão é simples: o Google é um leilão e diariamente novas empresas entram na disputa. E como qualquer disputa, você deve sempre buscar ser melhor que seus concorrentes.
Então o motivo dos seus baixos resultados é que seus concorrentes estão trabalhando na campanha enquanto você espera que uma mágica aconteça. Listei abaixo algumas dicas para você não ficar refém desta situação.
Parte 1: analisando o campo de batalha
A pesquisa competitiva envolve entender como seus concorrentes impactam seus clientes e usar essa percepção para encontrar lacunas que você pode preencher.
Se você ainda não está analisando sua competição, está se deixando vulnerável. Por que? Porque eles já te conhecem.
No próprio painel do Google Ads, ou usando ferramentas como o SEMRush, você pode analisar tanto o CPC geral das palavras, como também especificamente o que cada concorrente seu está fazendo.
Aprofunde-se nos resultados do seu concorrente, verificando os insights do leilão. Uma métrica útil é a parcela de impressões, que mostra a porcentagem de impressões que um concorrente está gerando.
Se você está pegando menos de 50% da parcela de leilão para as palavras que deseja, é como se estivesse deixando metade dos possíveis clientes sendo impactados pelos seus concorrentes. Foque em aparecer mais para quem tem alta chance de comprar de você.
Parte 2: dissecando os anúncios e páginas de seus concorrentes
O próximo passo é analisar profundamente o criativo do anúncio, as páginas de destino e a jornada do cliente como um todo.
Comece observando como eles se comunicam com o público em seus anúncios. Esta é uma prática que a IA (Inteligência Artificial) simplesmente não pode fazer ainda. Aqui, o seu trabalho é procurar padrões no anúncio, na criação e na intenção. Você não está apenas procurando semelhanças nas palavras que usa, mas padrões na estrutura de cada anúncio.
Veja como cada concorrente monta seus anúncios e procure padrões, como palavras chaves, chamadas para ação e outros. Mantenha nota dessas coisas para encontrar novas abordagens para experimentar.
Além dos dados, navegue na página de destino em computadores e dispositivos móveis de seus concorrentes. Analise os textos e as chamadas do site de seus concorrentes — se eles usam WhatsApp, telefone, formulários ou facilitam a venda online.
Conclusão
Mantenha sempre em mente que o Google é um leilão, e que seus baixos resultados com a ferramenta podem ser devido ao fato de você não estar analisando o que seus concorrentes estão fazendo.
Tire um tempo para fazer isso. O próprio Google oferece informações sobre a sua concorrência. Acompanhe a sua parcela de impressões. Faça uma pesquisa básica pelas palavras-chave do seu negócio e veja quais empresas aparecem. Analise os seus anúncios e suas páginas.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como analisar os seus concorrentes de Google Ads. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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