Como Vender Mais na Crise? (7 Dicas Práticas)

Os períodos de crise podem ser previstos muitas vezes, com análises sócio-econômicas e estudos de profissionais. Porém, em outros casos não existem avisos, como é o exemplo do coronavírus que, em menos de 4 meses, mudou a realidade de muitos países, incluindo o Brasil.

Nesse momento, a prioridade de todos é a saúde e o bem-estar das pessoas. Não há nada mais valioso do que a vida e é por isso que as medidas de isolamento social devem ser seguidas, por recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Precisamos entender que esse cenário também envolve a economia e, por isso, a saúde de muitos negócios também está em risco.

Como Vender Mais na Crise

Neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas do que as empresas podem fazer para passar por esse momento e entender como vender mais na crise, sempre lembrando de manter a segurança dos colaboradores envolvidos e também dos clientes.

Como vender mais na crise?

Buscar soluções neste momento também significa ter empatia com as pessoas que continuam precisando de produtos e serviços.

Muitos segmentos foram impactados negativamente, como é o caso do setor de turismo ou mesmo o de moda. Mas, ao lado disso, também temos estatísticas que apontam para um crescimento na curva de compras durante a crise. Segundo o BazaarVoice,  as compras durante a quarentena cresceram 85%.

Independentemente do seu segmento, vamos compartilhar dicas para vender mais na crise, por isso, acompanhe para entender o que você pode fazer de diferente pelo seu negócio.

Se a sua dúvida é como vender mais na crise, alguns passos são:

  1. Entenda o problema e mantenha-se informado
  2. Encare a realidade e faça cortes necessários
  3. Entenda quais as dores dos seus clientes
  4. Adapte-se com flexibilidade e velocidade
  5. Acredite no potencial da sua empresa e dos seus colaboradores
  6. Acompanhe as notícias e os seus concorrentes
  7. Compreenda o momento de incerteza e continue em busca da adaptação

Vamos lá!

1. Entenda o problema e mantenha-se informado

Em períodos de crise, o conhecimento é essencial. Empresários e empreendedores precisam estar completamente por dentro da situação, analisar dados e manter-se informados. Isso é importante não só para saber o que está acontecendo agora, mas para se preparar para o que está por vir.

Você vai entender neste artigo que uma das principais chaves para vender mais na crise é manter-se adaptável de forma ágil e, para isso, estar munido de informações é essencial.

2. Encare a realidade e faça cortes necessários

Não precisa começar a fazer corte de pessoas na sua empresa de imediato para se precaver, assim como você não precisa parar de investir em marketing e outras estratégias por medo.

Esse é o momento de você fazer cortes necessários, ou seja, de gastos que você pode evitar e que não são essenciais para seu funcionamento no momento. Analise ferramentas que você pode deixar de lado no momento ou mesmo que pode negociar para diminuir o valor de contrato.

Essas pequenas ações já ajudam a mudar a realidade do seu caixa e a preparar você para focar seus esforços no que é realmente importante: vender mais.

3. Entenda quais as dores dos seus clientes

Esse é um dos pontos que precisa de mais atenção, pois guiará os demais. Talvez você já tenha feito um estudo para saber quais as necessidades dos seus clientes e do seu público-potencial. Porém, agora você precisa refazer essa análise.

Isso porque, além das pessoas mudarem constantemente, em um momento de incerteza, instabilidade e vulnerabilidade que estamos passando, as necessidades e dores das pessoas mudaram e precisam de uma atenção diferente.

Vamos supor que você vende roupas e abordava o conceito de estilo e autoestima. Agora, talvez você precise mudar o foco para “vender” proteção, ou seja, peças que cobrem mais o corpo para sair na rua e até máscaras de tecido para o rosto.

Você pode criar materiais educativos para seu público e trabalhar com outras ações que vão de encontro direto para solucionar as novas dores das pessoas.

4. Adapte-se com flexibilidade e velocidade

Como já citado no início do artigo, segundo análise de outros portais relevantes como Forbes Brasil e Infomoney, a adaptação é crucial no momento de crise.

Se a sua empresa consegue ter a flexibilidade para lidar com as incertezas e mudanças constantes do mercado em um período difícil, possivelmente terá mais sucesso. Afinal, as soluções que você vende não ficarão obsoletas, mas tentarão se modificar para continuar atendendo as pessoas.

Nesse cenário, um das formas de vender mais em tempos de crise é ganhar velocidade nessa adaptação. Você precisa estudar o mercado, os concorrentes e entender mais sobre as possibilidades do seu próprio negócio, mas tem que manter o foco em agir com rapidez para ganhar vantagem competitiva.

As pessoas vão continuar necessitando de produtos e serviços, mas as empresas que se posicionarem primeiro e de maneira responsável vão obter mais resultados.

5. Acredite no potencial da sua empresa e dos seus colaboradores

Para passar por esse período, precisamos analisar outros momentos de crise no mundo e entender o que foi feito.  No passado, as empresas que demitiram um grande volume de funcionários apenas por precaução, passaram também por grandes dificuldades no pós-crise.

Estamos passando por meses de muita instabilidade, mas temos que ter a consciência de que, em algum momento, isso vai passar e se não só desacelerarmos, mas pisarmos completamente no freio, depois pode ser muito pior.

É preciso continuar acreditando na sua empresa e nos seus colaboradores. É necessário continuar investindo em estratégias de marketing para alcançar os clientes certos. Este é o momento de continuar apostando em ações inteligentes para não perder vendas. A crise vai passar e o público vai voltar a buscar por produtos e serviços na internet. Você estará pronto para absorver essa demanda?

6. Acompanhe as notícias e os seus concorrentes

Continue conferindo as notícias em portais confiáveis e também as análises sobre a economia e a área de marketing. A crise não é estática, ela está em movimento constante e você precisa se adiantar estrategicamente.

Temos um artigo no blog da Mestre, que é constantemente atualizado, sobre o impacto do coronavírus na economia mundial e você pode acompanhar!

7. Compreenda o momento de incerteza, mas entre em ação

Como você estará em constante estudo do mercado, analisando a concorrência e como também estará por dentro das notícias, vai ter as informações necessárias para agir e não vai perder as oportunidades por causa do medo.

Encontre parceiros que vão ajudar você a traçar um plano estratégico para o momento de crise e trabalhe ativamente em busca de resultados.

Como vender mais na internet?

Para vender mais na quarentena ou para vender mais na internet depois que tudo isso passar, você pode seguir por algumas linhas estratégicas. Pode seguir tanto as formas mais rápidas de obter resultados, como é o caso de investimento em mídia, quanto as menos instantâneas, mas muito funcionais, como por exemplo Inbound Marketing ou SEO (Search Engine Optimization – Otimização para Mecanismos de Busca).

Independentemente da sua escolha, é imprescindível agir e não deixar de lado a oportunidade de crescer e vender mais na crise.

Nesse momento, se pudermos ajudar você e a sua empresa com algo dentro do nosso campo de conhecimento e estratégias digitais, conte com a Mestre!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Vender Mais na Crise? (7 Dicas Práticas). Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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