As últimas semanas têm sido desafiadoras devido ao coronavírus. Enquanto muitos e-commerces estão se beneficiando pelo aumento do consumo online, muitas empresas — especialmente aquelas que não têm um canal de comércio eletrônico — enfrentam a possibilidade de fechar ou reduzir uma parte da sua força de trabalho para sobreviver à crise. Como resultado, muitas empresas procuram construir rapidamente uma loja online ou reduzir significativamente as suas atividades de marketing. Contudo, graças ao marketing de afiliação, as empresas podem continuar a comercializar produtos sem grande risco.
O que é marketing de afiliação?
O Marketing de afiliação é um tipo de marketing onde os afiliados promovem os produtos de seus parceiros em troca de uma comissão sobre a venda ou geração de leads. A Amazon nos Estados Unidos foi a pioneira nesta modalidade de marketing, no início dos anos 90. No entanto, no Brasil, a indústria de marketing de afiliados ainda está em sua fase inicial e só começou a ganhar alguma tração a partir de 2013. Ainda assim, cada vez mais empresas de comércio eletrônico, como o Mercado Livre, ou de tecnologia, como a Hotmart, estão integrando o marketing de afiliados aos seus negócios para alavancar seu crescimento.
O processo de digitalização está aumentando exponencialmente devido ao coronavírus. Antes da crise, as projeções para o comércio eletrônico no Brasil já previam crescimento. Era previsto um movimento de US$ 17,2 bilhões até 2024, aumento este que atuará como um facilitador para a disseminação do marketing de afiliação. Além disso, o marketing afiliado é um negócio que pode ser iniciado com pouco dinheiro. Assim, é uma grande oportunidade para empreendedores e influenciadores que buscam iniciar seus negócios. Isto significa que o número de afiliados que empresas de comércio eletrônico podem estabelecer parcerias em diferentes indústrias é promissor nos próximos anos.
Vantagens do marketing afiliado para o e-commerce
O comércio eletrônico pode ter muito a ganhar com o marketing de afiliados. Afinal, ele permite que sua empresa “uberize” parte ou toda a sua função de marketing. Uma vez que você tenha criado um programa de marketing de afiliação — e potenciais afiliados possam se candidatar —, ele compartilha muitas semelhanças com Uber. No app de transporte, motoristas podem baixar o aplicativo e completar as viagens, a fim de ganhar dinheiro. Ao concordar com os termos e condições do programa de afiliados da sua empresa, caberá aos afiliados gerar vendas para a sua empresa para que eles possam ganhar comissões.
Isto significa que a sua empresa transfere grande parte do risco publicitário para o parceiro afiliado, pois só precisará pagar quando eles entregam uma venda ou um lead qualificado. Se os afiliados direcionam tráfego para o seu site, mas nenhuma venda, então nenhuma comissão é devida. Isto pode ser especialmente relevante se considerarmos os desafios econômicos e incertezas enfrentados, pois te ajuda a evitar gastos com publicidade.
Ao mesmo tempo, a sua empresa ainda se beneficia com o aumento da exposição da marca devido ao aumento do tráfego do site. Além disso, quando os afiliados estão doentes ou temporariamente incapacitados de gerar campanhas para a sua marca, não é necessário qualquer pagamento salarial. E quando o seu desempenho diminui, as suas comissões também diminuem. Em comparação, você ainda precisa pagar a sua equipe interna de marketing quando eles estão doentes ou quando o seu desempenho cai. Portanto, o marketing afiliado te oferece uma forma rentável de comercializar e escalar o seu negócio de comércio eletrônico e eliminar as atividades de marketing ineficazes.
Finalmente, pelo marketing afiliado o seu negócio também pode ter acesso a novos públicos. Há um número crescente de potenciais parceiros afiliados em diferentes vertentes, da moda à jogos eletrônicos. E hoje, devido ao aumento das plataformas de mídia social, como Instagram e YouTube, os influenciadores e outros parceiros afiliados podem ajudar a aumentar a confiança e credibilidade da sua marca.
Estabeleça um programa de marketing afiliado de sucesso para aumentar a receita da sua empresa
Há muitas vantagens em fazer uso do marketing afiliado para o seu negócio de comércio eletrônico. Mas você precisa completar algumas tarefas para torná-lo um sucesso. Em primeiro lugar, você precisa decidir se quer gerenciar seu próprio programa de marketing de afiliados ou se quer terceirizá-lo para empresas como Awin, Monetizze ou Lomadee.
Desenvolver o seu próprio programa de marketing de afiliados por um software pode ser mais rentável do que terceirizar a gestão. Não é raro que as redes de afiliados cobrem até 30% das comissões que a sua empresa paga aos afiliados. No entanto, você precisa comparar os custos de investimento, tendo em vista que você teria despesa com desenvolvimento e precisaria contratar um gerente de marketing de afiliados que recrutaria parceiros, revisaria suas aplicações e apoio à comunidade afiliada.
Além disso, você precisa pensar cuidadosamente sobre os Termos e Condições que você quer oferecer aos parceiros afiliados. Isto vai além do percentual de comissão sobre cada venda, mas também deve definir o limite mínimo de pagamento. Considere também o que os afiliados não estão autorizados a fazer durante a promoção o seu negócio ou produto. Por exemplo, a maioria das empresas proíbe os seus parceiros afiliados a fazer ofertas sobre os termos da sua marca no Google Ads ou fazer falsas alegações sobre produtos para gerar vendas.
Por fim, é sua responsabilidade permitir que seus parceiros afiliados sejam bem sucedidos. Isto significa que você precisa fornecer à eles o máximo de munições possíveis na forma de material de marketing persuasivo — como banners, infográficos, vídeos ou descontos. Naturalmente, você também precisará fornecer produtos de alta conversão que realmente vendem. Caso contrário, os afiliados deixarão de promover os seus produtos.
Conclusão
O marketing de afiliação pode ainda não estar tão estabelecido no Brasil, como está nos Estados Unidos ou na Europa. Mas a indústria de marketing de afiliados está prestes a crescer como resultado da digitalização. Como a indústria continua a amadurecer, ela oferece muitos benefícios para as empresas de comércio eletrônico. E isso contribui para aumentar suas receitas com pouco risco, principalmente durante o período de crise que enfrentamos.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Impulsione a receita do seu e-commerce pelo marketing de afiliação. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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