O ano de 2020 começou com muita expectativa, mas logo cedo fomos assolados pela pandemia causada pelo coronavírus. E ainda, neste momento, não sabemos a extensão da sua consequência.
Todavia, este artigo não é relevante para o momento atual. Ele é uma mensagem relevante para todos os momentos.
A corrida pelas alternativas é justa e necessária. Todos temos que buscar caminhos para conseguirmos superar o momento. Projetos para implantação de lojas virtuais estão em ebulição, e isso é natural. Porém, é necessário planejamento.
Muitas lojas foram corretamente implantadas em 15 ou 20 dias, mas vender é uma etapa mais complexa. Cumprir as expectativas do cliente é outra conversa! Não pense você que o cliente aceitará uma operação mediana e uma experiência de compra que deixa a desejar. É necessário planejamento e ele vai além da tecnologia e usabilidade. Ele implica muito processo!
Buscar uma solução de plataforma para vender online é fundamental, mas a tecnologia é o MEIO e não o fim. Muito menos o início. Ter uma boa plataforma é indispensável para transformar este processo em solução. No momento de implantar um canal de e-commerce (canal, e não “plataforma”) a seleção da plataforma é startada após vencidas várias etapas. Ela se inicia após estudar nicho de produto, cliente, viabilidade e necessidades. Em paralelo a isso toda a estruturação de processos, estruturação de equipe e operação, logística, atendimento, etc…
Antes do fit da dimensão, projeção e expectativa para a seleção das melhores soluções, é fundamental montarmos o processo interno da operação. É necessário olhar para dentro e existem diversos passos a serem considerados internamente antes de partirmos para a solução de “MEIO” (tecnologia).
Entendendo o mercado
Primeiramente entenda se o seu nicho de produto tem aderência e qual é a complexidade de comercializá-lo pela Internet. Procure saber se existe cliente interessado em buscar a sua solução ou produto pelo meio digital.
- Como será o processo logístico?
- Seu prazo de entrega está coerente com a realidade do mercado?
- O processo interno de picking e packing possui capacidade de atuar com a agilidade necessária?
- Há solução de transporte viável em custo e tempo?
- Sua equipe consegue dar manutenção em produtos?
- Imagens, informações técnicas, conteúdos informativos existem ou há capacidade de produzi-los?
- Há possibilidade de investimento em mídia?
- Quais serão os canais de divulgação?
Estas pequenas dicas muitas vezes passam batidas. Seleção de gateway de pagamento, anti-fraude, gateways de frete muitas vezes não passam nem perto do planejamento para a implantação deste novo modelo de negócio — e isso tende a cobrar um preço muito alto durante a evolução do negócio.
Portanto, venda online! Mas preserve o seu negócio acima de tudo! E-commerce é uma excelente alternativa quando pensamos no todo. Especialmente porque todo o circuito gira em torno do que o seu cliente deseja. E, no momento, o aumento da oferta e de novos players vendendo online vai exigir preparo e diferencias importantes para todos!”
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Planejamento: para vender online é preciso olhar para dentro!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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