Sabemos que trabalhar com mídia online é algo fundamental atualmente. Somado a isso, podemos afirmar que ter um processo de comunicação funcional dentro da estrutura da sua empresa pode ser a chave que fará você se destacar dentro do seu mercado de atuação, principalmente se você está iniciando agora!
Quando pensamos em uma boa otimização de SEO, mídia paga nos melhores meios de comunicação, um processo bem fundamentado e analisado de mídia programática, já imaginamos um grande investimento para tudo isso de fato funcionar. Porém, existem outras formas de gerar tráfego de forma inteligente para o seu site, que se somam aos meios de mídia mencionados acima.
Buscas no Google
De acordo com o levantamento feito pela SparkToro em 2019, verificou-se que atualmente mais de 50% das buscas do Google finalizam sem cliques após o resultado da pesquisa.
Mas, por que isso acontece? Ocorre pelo fato de o Google sempre estar buscando uma melhor experiência para o usuário que está fazendo a busca. Faz isso a partir de sistemas de scraping, que vasculham o que existe em blogs e sites para já disponibilizar uma resposta prévia. Tudo acontece dentro do próprio serviço de busca do Google, sem que o usuário tenha que necessariamente entrar em algum site.
Pode ser que você tenha se deparado com essa feature ao tentar buscar o resultado da letra de alguma música, e consegui-la com sucesso, sem ter que entrar em quaisquer sites.
Funcional, mas nem tanto
Para nós como usuários, preciso ser justo: é uma excelente função! Mas quando olhamos a outra ponta de quem investe em mídia online, é algo que pode não contribuir com as suas expectativas futuras. No estudo foi possível identificar que algumas buscas aumentariam o CTR em mais de 10x caso não houvessem essas funcionalidades.
Para as empresas que já fazem um investimento massivo em Google e buscam uma melhoria nesse CTR, essas palavras-chave deverão ser adequadas para uma segmentação longtail. Elas deverão buscar uma melhor visibilidade em meio a essas features, além de todos os acompanhamentos de métricas necessários.
E é exatamente nesse momento que paramos para refletir com base na seguinte dúvida: quais demais soluções posso utilizar para somar com o planejamento atual do meu site com efetividade e baixo custo?
Auxílio para potencializar os leads
Primeiramente, deixo claro que o intuito da resposta para essa pergunta não é fazê-lo parar de investir em serviços de buscas. Afinal, eles são muito importantes e fazem diferença no dia a dia — principalmente quando pensamos na atração de novos usuários e consolidação da marca no ambiente online. Portanto, continue junto à sua agência nessa empreitada.
A ideia é gerar modelos auxiliares de uma forma inteligente que aumente o número de clientes ativos em sua base, potencializando a geração de leads (cadastros) a partir do tráfego que entrará no seu site. E assim, estruturar um meio de comunicação com base nos seus antigos e novos clientes coletados.
O que são leads?
Um lead é um visitante que entra no seu site e faz o fornecimento das informações dele por meio de um campo de cadastro de forma voluntária. A partir disso, o lead deve ser enviado para alguma plataforma CRM — ou o processo pode estar conectado ao CRM por meio de uma API — para que seja feita a nutrição desse cadastro.
É importante ratificar que para melhor segurança diante da LGPD, esse lead ao ser enviado para algum banco de dados deve conter a informação do OPT-IN TIME. Ou seja, o exato momento em que cada usuário concordou com os termos de uso, conforme o inciso I do Art. 7º da LGPD. Esse lead será trabalhado a partir do consentimento do usuário, dispondo dessa base legal, como embasamento para trabalhos posteriores.
Como eu faço para gerar leads de forma inteligente?
Um estudo feito pela Kaspersky Lab afirma que 35% dos usuários brasileiros trocariam seus dados por descontos. Com base nos últimos dados demográficos, o Brasil conta com cerca de 120 milhões de internautas.
Quando falamos que 35% desses usuários trocariam seus dados pessoais por descontos, podemos concluir que temos um número de usuários muito expressivo. E eles podem ser trabalhados a partir de vantagens, brindes ou demais tipos de incentivo no âmbito financeiro.
Entendemos, que muitas vezes você não pretende ou não pode disponibilizar uma comunicação focada em descontos. Afinal, a ideia inicial do e-commerce é ser uma comodidade, e não uma máquina de cupons! Porém, muitas vezes é necessário revisar essa política de descontos com o intuito de fazer um investimento a longo prazo. Nesse caso, pensando em trazer resultados extremamente benéficos para o seu site, além de aumentar o tamanho da sua base de clientes ativos.
Além disso, qualquer tipo de comunicação via CRM para essa base coletada não deixa de ser um branding inteligente da sua marca — o seu cliente lembrará de você com maior facilidade em algum momento de necessidade.
Quais ferramentas posso utilizar para efetuas a coleta de modo efetivo?
Uma das formas mais baratas e inteligentes para gerar leads todos os dias é a partir de Gatilhos Inteligentes. Eles atuam dentro do seu site e diretamente com grande parte de todo o tráfego que entrará nele — Google, Facebook, Afiliados etc. Eles os impactarão conforme sua navegação e interesses, apresentando situações benéficas (e muitas vezes divertidas) para deixar seu cadastro mediante algum benefício.
Outra forma eficaz para gerar leads de forma massiva a partir de um alto tráfego é a partir de campanhas de mídia no formato CPL.
Campanhas CPL (Custo por Lead) tem como função efetuar a cobrança da campanha apenas por leads feitos. São similares ao modelo CPA, mas para a geração de leads.
Landing page
No caso, a partir de uma landing page específica do seu site — onde é apresentado alguma vantagem e o campo de cadastro em questão —, você fará o direcionamento de parte do seu tráfego visando a geração desses cadastros. Logicamente que o seu funil de metas também será diferente, focando na qualidade do lead a curto/médio prazo e como ele irá responder as suas futuras comunicações via CRM.
Outras forma interessante de gerar e trabalhar esse lead, sem que necessariamente haja algum desconto ou promoção, é a partir de conteúdos interessantes, que façam sentido às necessidades do seu público-alvo.
Podemos citar a criação e disponibilização de:
- E-books;
- infográficos do mercado atuante;
- conteúdo específicos referente à cada época do ano (Black Friday, Dias das mães, pesquisas de mercado etc.);
- consultorias de mercado, entre outras formas de captação.
Essas são as chamadas “iscas” para iniciar um relacionamento duradouro com o seu possível cliente. São extremamente funcionais tanto para B2B quanto B2C.
Portanto, mais do que nunca é muito importante trabalhar sua comunicação com seu público, seja por e-mail marketing, gatilhos inteligentes, SMS, WhatsApp, redes sociais, etc.
O Brasil é, sim, um país continental, com muitos usuários. Mas precisamos entender que ele é muito disputado. Ou seja, se você não trabalhar esse lead, tenha certeza de que o seu concorrente de mercado o fará — e terá um relacionamento periódico com estes usuários. Não perca tempo!
O post Saiba como gerar leads e o quanto eles são importantes para o seu site apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Saiba como gerar leads e o quanto eles são importantes para o seu site. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário