Com o isolamento social e a quarentena, estamos vivendo um momento sem precedentes, com muitas adaptações e novas rotinas. Nesse cenário, encontrar inspiração e novas ideias tem se mostrado mais importante do que nunca.
Globalmente, o Pinterest atingiu o maior nível de envolvimento de usuários na história da plataforma no final de março: as pesquisas aumentaram quase 55% em comparação com o ano passado. Hoje, mais de 335 milhões de usuários no mundo entram na plataforma todos os meses em busca de inspiração — 38 milhões só no Brasil, onde as pesquisas aumentaram 64%.
Buscas durante o isolamento
As buscas principais aconteceram por “ondas”: na primeira, logo no começo do isolamento, os temas eram mais organizacionais, com dicas de home office, atividades para fazer com os filhos e etc. Na segunda, as pesquisas se voltaram para o autocuidado — as buscas por “alívio de stress” triplicaram. Na terceira, e mais recente, estão em alta maneiras de ajudar uns aos outros (e os pequenos negócios), e de organizar eventos, como aniversário e chá de bebê virtuais.
Para facilitar e simplificar a descoberta de mais inspiração e ideias, lançamos a guia Hoje. Ele revela tópicos selecionados, Pins populares e informações de organizações, como a OMS. Além de facilitar o acesso às tendências diárias, a novidade também é uma ferramenta que as marcas de todos os tamanhos e setores podem usar para se aproximar de seus consumidores.
Tendências para o e-commerce
O e-commerce tem se destacado em meio à crise mundial. Identificar as principais tendências do momento abre espaço para que as marcas se posicionem por meio de Pins, vídeos, receitas e criativos no geral. Para isso, criar um conteúdo relevante e de qualidade, que conte uma história, é fundamental.
Nesse novo clima, em que criadores e empresas de todos os tamanhos querem alcançar públicos com conteúdo inspirador e usuários estão procurando ideias para inspirar positividade, temos algumas dicas para ajudar os criadores a obterem sucesso no Pinterest. Confira:
1 – Configure sua conta business
É grátis e leva apenas alguns segundos. Você precisa reivindicar seu site para desbloquear ferramentas profissionais, como o Pinterest Analytics, para ver quais Pins têm mais engajamento e quanto tráfego seu site recebe. Reivindique suas outras contas, como Etsy, YouTube e Instagram. Dessa forma, você pode obter atribuição em todos os Pins que as pessoas salvam nesses perfis.
2 – Instale o botão Salvar
Depois de adicionar o botão Salvar no seu site, os visitantes podem facilmente salvar suas imagens no Pinterest. Isso significa que eles estão demonstrando interesse em suas ideias e outros usuários também podem ver o conteúdo. Você também pode conectar feeds RSS à sua conta comercial do Pinterest para criar Pins automaticamente a partir do conteúdo do seu site.
3 – Comece a criar no Pinterest
Nós recomendamos criar Pins vinculados ao seu site toda semana. Isso dará aos seus seguidores mais chances de se engajar com o seu conteúdo e aumentar o seu alcance orgânico. Você pode agendar Pins com até duas semanas de antecedência. Pins de sucesso têm alta qualidade, alta resolução e são visualmente organizados. Pins de vídeo também ajudam a aumentar o engajamento com um conteúdo útil e acionável.
4 – Otimize seus Pins
Tudo sobre o Pin — a imagem, cópia, link e até a pasta em que o Pin foi salvo — fornece ao Pinterest sinais sobre como e onde colocar esse Pin. Escreva títulos fáceis de pesquisar e crie descrições com palavras-chave e hashtags relevantes. Categorizar suas pastas também ajuda na otimização de pesquisa do Pinterest — use títulos específicos, relevantes e que contenham palavras-chave fortes.
5 – Métricas-chave do Pinterest
Seus espectadores mensais indicam o número de pessoas que viram seus Pins nos últimos 30 dias. Isso inclui todos os Pins que você salvou no Pinterest, além de outros Pins salvos em sites e contas reivindicadas. As estatísticas de Pins são uma maneira fácil de ver rapidamente o desempenho dos seus Pins com impressões, close-ups, cliques e Pins salvos, além das pastas onde seus Pins estão sendo salvos.
O post Dicas do Pinterest: a inspiração é mais importante do que nunca apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Dicas do Pinterest: a inspiração é mais importante do que nunca. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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