A gestão de redes sociais é um dos trabalhos mais minuciosos do marketing digital. No entanto, existem alguns erros muito comuns que podem ser evitados.
Como queremos que você faça marketing digital de resultados, resolvemos escrever este artigo mostrando o que você deve evitar na hora de elaborar a sua estratégia. E para isso vamos abordar alguns erros que são mais comuns do que você imagina.
Portanto, talvez o seu resultado não têm sido o que você espera simplesmente por que você não se atentou para estes “pequenos detalhes”.
Agora chega de conversa e vamos ao que realmente interessa.
Os erros que você não deve cometer
1 – Não saber para quem você está falando
Antes de falar algo é preciso que você saiba para quem está falando.
Uma das coisas mais importantes no marketing digital é justamente essa: a definição da persona. Quem não sabe onde mirar acaba atirando para todo lado. E isto é extremamente mau visto pelos usuários das redes sociais.
Defina primeiro quem são as pessoas que irão receber suas postagens. Se você não fez isto até hoje, não perca mais tempo. Comece hoje mesmo a definir a sua persona.
2 – Pessoas diferentes exigem linguagens diferentes
Após definir sua persona, adeque a sua linguagem a ela.
Não faz o menor sentido uma loja que vende equipamentos esportivos utilizar a mesma linguagem nas redes sociais de outra que vende consultoria jurídica.
Defina se a linguagem a ser utilizada será mais formal, mais descontraída, utilizando termos específicos para aquela persona, etc.
Um bom exemplo de quem faz a adequação da linguagem a sua persona é a Netflix. Ela utiliza uma linguagem para se comunicar com seus usuários que é, sem dúvidas, um case de sucesso no marketing.
Inclusive já foi alvo de diversos estudos sobre comunicação em redes sociais.
3 – Se relacione
Voltando ao exemplo da Netflix, ela é uma das empresas que mais interage com seus clientes nas redes sociais.
Não há nada pior do que você comentar uma postagem de uma empresa ou de algo que você se interessa e ser totalmente ignorado.
O relacionamento é uma das formas mais concretas de fidelizar a sua audiência. E a maior verdade é que se você não se relacionar com sua audiência, outra empresa ou personalidade vai acabar fazendo isso no seu lugar.
Não perca a oportunidade de estreitar os laços.
4 – Redes sociais diferentes exigem estratégias diferentes
Cada rede social tem uma função em comum: conectar as pessoas. No entanto, cada uma tem suas especificidades.
- O Facebook tem um apelo mais de escrita.
- Já o Twitter é voltado para mensagens curtas e com alto impacto
- O Instagram tem um apelo muito mais visual
- Youtube é marcado por conteúdos em vídeo.
- O Linkedin é voltado para o mundo corporativo
Portanto, não adianta usar a mesma estratégias em todas.
Um dos maiores erros que marcas, empresas e personalidades cometem é querer ser onipresente, utilizando a mesma estratégia em todas as redes sociais.
O princípio da gestão de redes é, obviamente, gerir as redes, e não simplesmente sair replicando conteúdo a qualquer custo.
5 – Fique atento às novidades
Nada atraí mais as pessoas do que o novo. Principalmente quando você trabalha com gestão de redes sociais, que está diretamente atrelada a tecnologia, a novidade é um diferencial.
Independente do segmento de mercado que você atua, fique atento ao que surge de novo.
Apresentar para sua audiência o pioneirismo no que quer que seja, dá a ela a sensação de exclusividade por seguir suas postagens.
6 – Postar em excesso ou em escassez
Lotar o feed de atualizações acaba tornando chato ser seguidor de sua marca ou perfil.
Não há nada pior do que receber notificação da mesma pessoa ou empresa a todo momento.
Claro que se você for um jornalista ou trabalhar na gestão de redes de uma agência de notícias e ocorrer um fato importantíssimo, você deve atualizar a sua audiência frequentemente.
No entanto, se o que você faz nas redes sociais não necessita de publicações tão frequentes, não peque pelo excesso.
Por outro lado, ficar muito tempo sem postar pode acabar por te colocar no esquecimento.
Então o mais correto a se fazer é usar as redes sociais com moderação.
7 – Faça planejamento do seu conteúdo
Tenha sempre em mente o que irá postar nas redes sociais antes mesmo de postar.
claro que existem situações, como dissemos na dica 6, que podem, e devem interromper seu planejamento.
Mas pense sempre numa periodicidade, 3 vezes na semana, e quais os dias irá postar.
Criar uma rotina desperta no seu usuário a ansiedade pelo novo conteúdo, além do hábito de consumir suas postagens.
Todos sabemos que o Fantástico passa aos Domingos, o futebol na quarta. Faça com que seu conteúdo seja lembrado pela periodicidade.
Conclusão
Trabalhar com gestão de redes é algo bastante minucioso. A maioria das vezes é prazeroso.
Porém muitos profissionais, principalmente os iniciantes, não conseguem obter sucesso em sua gestão.
A maioria das vezes isto ocorre por pequenos erros que passam despercebidos.
Basta ficar atento as dicas que demos nesta matéria que suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Gestão de Redes Sociais: Os Erros que Você não Deve Cometer. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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