O Que é Brand Awareness e Como Utilizar no Marketing Digital

Você já ouvir falar de Brand Awareness? Se trata de uma métrica, essa que pode acabar mudando o rumo do seu negócio no Marketing Digital.

Quer saber mais sobre essa métrica? Preparamos esse post especialmente para isso. Vamos falar sobre o que é Brand Awareness e por que utilizá-la para alavancar o seu negócio no Marketing Digital.

O que é Brand Awareness?

Para entender melhor como utilizar o Brand Awareness no Marketing Digital, primeiro será preciso entender o conceito do mesmo. Por isso, vamos conhecer melhor sobre o que é Brand Awareness.

O Que é Brand Awareness

O que é Brand Awareness?

Brand Awareness, que também é conhecido como consciência de marca, é uma métrica. Através dela se mede o quanto uma marca é reconhecida pelos seus consumidores e como ela é reconhecida.

Seu objetivo é fazer com que a marca seja reconhecida pelo público, seja lembrada pelo seu diferencial e se tornar relevante para essas pessoas.

Ter um bom Brand Awareness é essencial para o posicionamento da sua empresa, afinal não é a própria empresa que faz seu Brand. Vamos explicar melhor.

O Brand não depende da marca em si

Com a liberdade que as pessoas possuem hoje em dia, de fazer uma crítica, uma publicação de um elogio, entre outros, é muito difícil a marca manter um controle.

Quem faz o nome da marca são as pessoas, se elas aceitam bem a marca e seu produto, elas serão bem faladas nas redes sociais e assim ter uma boa reputação. Nem sempre a empresa terá o retorno que ela espera dos consumidores.

Ao mesmo tempo que você pode garantir que seu produto possui qualidade, com as boas avaliações das pessoas, o contrário pode ser bem prejudicial se a marca não souber lidar com a situação.

Para o consumidor, essa é a melhor forma de usufruir do Brand Awareness. Afinal, as empresas estão sempre buscando melhorar com o intuito de melhorar o Brand e agradar seus consumidores.

Exemplos de Brand Awareness no nosso cotidiano

Você já deve ter ouvido alguém chamar um produto pelo nome da marca, e provavelmente já deve ter feito o mesmo em algum momento. Isso é muito comum e acontece por causa do Brand Awareness.

Isso mostra um certo status que essa marca conseguiu criar. Com sua marca sendo usada como sinônimo, fica bem mais fácil se manter no mercado.

Como exemplo, temos o cereal, produto, que é chamado por Sucrilhos, que é o nome de uma das marcas de cereal que vemos no supermercado. Algo ainda mais comum, e antigo, é a lã de aço, que é conhecida como Bombril.

E existem muito mais como Band-Aid, Cotonete, Miojo, Danone, Gillette, etc. A lista é gigante, e todas essas marcas conseguiram se destacar, cada uma no seu nicho, se tornando uma referência.

O mais interessante disso tudo é que, mesmo que o consumidor compre um produto similar ele continua chamando aquele produto pela marca “original”.

Para que serve o Brand Awareness?

Voltando para o mercado de Produtores e Afiliados, o Brand serve para que as empresas estejam sempre empenhadas em fornecer o melhor para seus clientes, ótimas experiências e uma resolução para seu problema chave.

Com o intuito de melhorar o Brand, o que se pode fazer é começar a criar materiais em parceria com outros empreendedores na sua área. Esse método está sendo bastante usado e pode gerar bons resultados, além de gerar Leads para os dois lados e o benefício ser mútuo.

É importante também, principalmente para Produtores e Afiliados que estão constantemente fazendo Networking, prezar pelas Mídias Sociais. Se você negligencia esses meios de comunicação que estão sendo tão usados atualmente, você está perdendo chance de aumentar seu Brand Awareness.

Enfim, o Brand Awareness pode te ajudar a vender mais! Isto porque quanto mais a sua marca impressionar pela confiabilidade e qualidade, maiores as chances de novos consumidores fecharem negócio com você e manter os antigos clientes fiéis.

Como utilizar no Marketing Digital?

Você já reparou como é a relação da Netflix com seus assinantes nas redes sociais? Há muita interação, comentários descontraídos e bem humorados. Esse é o estilo que eles adotaram para criar um vínculo com seus clientes e, assim, gerar um bom Brand Awareness.

Hoje, até quem não assina a Netflix acompanha a mesma nas redes sociais. É o mesmo que acontece no caso que falamos acima, sobre comprar um produto e chamá-lo pelo nome de uma marca mesmo que ele seja de outra.

O Que é Brand Awareness

Humanização de grandes empresas

Essa é uma maneira que as empresas encontraram de se manter mais próximas de seus clientes e, claro, com o intuito de melhorar a forma como os clientes a veem. Além de que, é uma ótima maneira de melhorar o Brand Awareness da empresa.

A forma como o público reage a essa estratégia da Netflix mostra o quanto as pessoas valorizam a humanização de grandes empresas. Essa acessibilidade está cada dia mais sendo aderida pelas empresas para melhor atender seus clientes.

Patrocínio e eventos

Outro ponto que deve se ter bastante atenção é na questão de patrocínios e eventos. Ter sua marca vinculada com grandes nomes que estão na mídia pode alavancar bastante o nome da sua empresa.

Mas esteja atento ao tipo de persona que você quer atender, para que sua estratégia de Marketing seja eficaz. Inclusive, a persona também é um ponto muito muito importante para manter seu Brand nas alturas.

Persona

Personas são personagens fictícios que irão representar seu público alvo. A persona é muito importante em tudo o que você for fazer no Marketing, afinal você quer atingir um público que se interessa pela sua marca e pelo que você tem a oferecer.

Tendo sua persona definida, fica mais fácil direcionar suas campanhas para o público certo e, assim, tendo maior chance de sucesso.

Sendo para o Brand ou para qualquer outra coisa que você deseja fazer na sua empresa, relacionado ao marketing, você deve ter sua persona definida.

Como medir o Brand Awareness?

Medir o Brand não se trata de algo simples de se fazer. Para começar, deve se fazer um acompanhamento diário de algumas métricas como de retenção de clientes, por exemplo. Nesse será verificado relatórios sobre vendas e como foi a experiência do cliente pós compra.

Outra coisa a se medir é o reconhecimento que a marca tem, que pode ser feita através de opiniões dos clientes (feedback) e pesquisas que acontecem já com uma frequência.

Conclusão

Agora que você está mais familiarizado com essa consciência de marca, já pode criar a sua para usar como estratégia de Marketing Digital.

Sobre as marcas que citamos, quais delas você já se pegou chamando um produto? Conte para nós nos comentários!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O Que é Brand Awareness e Como Utilizar no Marketing Digital. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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