Opec: motivos que fazem esses profissionais fundamentais em negócios digitais

Já presenciei inúmeras situações envolvendo profissionais Operações Digitais. De mídias sendo salvas com encaixes de inserções na TV de última hora, até Opec extrair relatório de maneira analítica, cruzar dados e encontrar oportunidade perfeita a um projeto customizado a um determinado segmento — e, com isso gerar dinheiro ao produto a partir de uma origem nova.

Por tudo isso faço uma lista de três motivos pelos quais acredito que esses profissionais são cruciais no ecossistema digital.

1 – Pessoas > máquinas

Plataformas e dashboards ainda são operados por pessoas, independente do sistema, grau de dificuldade e necessidade de uso. Alguém tem de colocar a mão na massa. 

São responsáveis por implementar estratégias autorizadas, fazer a gestão das campanhas, controlar volume da mídia contratada a fim de cumprir KPIs definidos e ao final do período extrair e entregar relatórios em padrões estipulados.

2  – Entrega e uso do inventário

Proponho abaixo um cenário fictício. Imaginemos a seguinte situação:

Site: SC Agora. Anunciante: Bauducco.

O cliente contratou 1 milhão de impressões, utilizando formatos display 320*50, 994*90 e 300*250. Tudo para ser entregue no site durante o período da Páscoa. 

O Opec é quem faz impressões serem exibidas em sites.

Na perspectiva de Publisher, no lado da venda, em alguns casos pode acontecer de toda a campanha ser entregue em pouquíssimas posições de banner display, limitando a participação de blocos de anúncio. Quando a proposta não é essa, poda causar alguns problemas com o passar do tempo.

Pense no resultado de escalar o uso de apenas algumas posições, para campanhas de vários clientes. Melhores blocos ficam sem inventário, prejudicando toda a venda, performances comprometidas com entrega de anunciantes com descontos altos — que não resultam lucro ou, até mesmo, posições premium, exibindo campanhas institucionais topo de funil.

Como recomendação de boas práticas para gestão do inventário, é interessante que cada bloco de anúncio esteja nominado de maneira individual. Tornando claro qual é performance e comportamento, pontualmente, de cada posição comercial.

3 – Relatórios de desempenho

Por implementar e operar estratégias de campanhas, ele se torna responsável por puxar relatórios de desempenho das mesmas.

Ao extrair relatórios, resultados vêm à tona, fornecendo insights para que toda otimização da performance seja feita a partir de dados concretos — alterar estratégias, calibrar performance, analisar diretrizes e KPIs. Relatórios possibilitam diagnosticar quais são os melhores produtos, segmentos de anunciantes e estratégias para seus usuários.

Tenha DMP’s plugadas em seu ecossistema digital. Essa leitura permite responder questões básicas do produto, como:

  • Quem é seu usuário?
  • Quais suas características demográficas?
  • Quais seus interesses e afinidades?

Bônus preenchem a demanda por profissionais de programática

Acredito que uma tendência do mercado são profissionais de Mídia, Desenvolvedores e Opecs apresentarem maior fit para trabalhar com mídia programática.

Minhas primeiras impressões sobre isso vieram em 2016, quando tive a oportunidade de fazer a gestão do inventário de site da NSC. Naquele momento percebi que somente conseguindo visualizar todo ambiente e posicionamento do produto, seria possível executar um bom trabalho. 

Desde lá percebi que não adianta ter poder de negociação, construir ecossistema programático, plugar parceiros e regras, se você não tem o controle do inventário. Sem a visão macro do inventário, estratégias são impossíveis de serem executadas. 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Opec: motivos que fazem esses profissionais fundamentais em negócios digitais. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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