Com a COVID-19 estamos vivenciando o primeiro momento disruptivo, de fato, em vendas, da história mundial. O que significa disruptivo? Que provoca ou pode causar disrupção; que acaba por interromper o seguimento normal de um processo; interruptivo, suspensivo.
O termo foi criado pelo professor de Harvard, Clayton Christensen. Ele é usado para descrever inovações que oferecem produtos acessíveis. Criam novos mercados consumidores, desestabilizando os líderes no setor.
Diante desta realidade, a transformação tem que ser executada rapidamente. As principais ações incluem:
- capacitar sua equipe de resposta a emergências;
- revisar e adaptar planos de produção;
- turbinar a flexibilidade logística;
- e ajustar a estratégia comercial.
Espantar o medo
Agora não é o momento para se desesperar! Não devemos alimentar o medo, pois isso faria com que deixássemos de agir, executar, trabalhar e viver — e essa é a maior armadilha das nossas emoções.
Neste momento, o que profissionais de marketing não devem fazer é explorar a situação Há muitas pessoas querendo espalhar o medo, e fazer isto não é positivo para a imagem das empresas.
Para quem além do e-commerce tem loja física, antes de tudo, lembre seus clientes de que sua loja virtual está ativa e operacional, mesmo que suas lojas físicas estejam fechadas.
Hora de agir
Lembre que tudo começa com você, individualmente. Atitude e ação é o que irá diferenciar empresas e profissionais neste momento desafiador. Não espere o seu cliente, o seu colaborador, o seu parceiro de negócios, ou até mesmo o seu concorrente agir — você deve dar o exemplo.
Envolva todos os representantes de vendas on the road, que não podem mais fazer seu trabalho típico, para ligar para os clientes e configurar suas contas online. Nossa cabeça precisa estar sintonizada em soluções.
É preciso ter uma visão de futuro que transcenda o seu negócio. Pensar em ser mais útil, não apenas ao próprio empreendimento, mas à sociedade como um todo. Importe-se com as pessoas.
Confira algumas sugestões:
- Ajude seus clientes a navegar na loja virtual e fazer seus pedidos online;
- Ofereça aos clientes nas regiões ou sub-regiões mais afetadas descontos ou benefícios adicionais, como entrega gratuita;
- Priorize seu estoque para clientes existentes em vez de novos visitantes que estejam procurando por um produto único;
- Ofereça suporte a clientes que enfrentam problemas financeiros oferecendo opções adicionais de devolução ou estendendo as datas de pagamento da fatura. Torne todos os pedidos e os benefícios visíveis na loja virtual para ajudá-los a gerenciar suas finanças com mais facilidade;
- Considere como você pode dar suporte às comunidades de seus clientes. Você pode oferecer serviços gratuitos para equipes de resposta da comunidade? Você pode reservar estoque para organizações de saúde?;
- Destaque produtos que podem ajudar seus clientes a superar essa pandemia de coronavírus;
- Crie uma campanha e ofereça descontos, por exemplo #fiqueemcasa, 15% de desconto.
Em tempos de transformações, devemos estar abertos a mudanças e adaptações para o novo mundo que está por vir. Crie você o futuro, mudando a sua perspectiva de acordo com os acontecimentos. Não dá mais para procrastinar, essa é a nossa grande oportunidade para nos reinventarmos como pessoas, sociedade e negócios.
Em minha opinião, é disso que se trata a venda no momento. Trata-se de ajudar, mostrar compaixão sincera e construir relacionamentos que irão durar muito além de qualquer vírus.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Vendas no e-commerce: nossa cabeça precisa estar sintonizada em soluções. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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