Você já deve ter ouvido falar dos 4 P’s do marketing em algum momento. Mas você já ouviu falar sobre os 4 C’s?
Eles fazem parte da estratégia mas com um foco diferenciado, sendo uma atualização do modelo anterior.
Assim como tudo a nossa volta, o marketing está em constante evolução para se moldar às necessidades do cliente. Por isso, Robert Lauterborn resolveu aperfeiçoar o conceito dos 4 P’s e o chamou de 4 C’s do Marketing.
Para entender o que essa mudança significou, continue lendo esse post.
4 C’s do Marketing: Qual a Importância para sua Estratégia
Qual a diferença entre os 4 P’s e os 4 C’s do marketing? Os 4 P’s estão voltados para o produto, já os 4 C’s estão mais focados no consumidor. Cada “C” substitui o “P” do modelo mais usado anteriormente.
Para que não reste dúvidas quanto a essas mudanças e seus significados, separamos cada letra para facilitar a explicação.
A seguir, você conhecerá um pouco mais sobre os 4 C’s do marketing: Cliente, Custo, Conveniência e Comunicação.
Cliente
O primeiro C é o Cliente. Ele entra no lugar do Produto dos 4 P’s. O foco aqui é atender as necessidades do consumidor, colocando-o em primeiro lugar.
Aqui você define qual é a persona do seu cliente, o que pode ser feito para suprir seus desejos e solucionar seus problemas.
Sem essa etapa concluída, você não conseguirá criar uma estratégia de marketing eficiente para o seu negócio.
Custo
Diferente do Preço, do modelo antigo, o Custo não diz respeito ao mesmo conceito.
Nos 4 C’s do Marketing, o Custo está mais ligado à percepção de valor do cliente em relação a tudo referente na sua empresa, como o próprio produto, atendimento, a experiência que ele tem, entre demais pontos importantes.
Conveniência
A Conveniência, que substitui a Praça, trata-se do meio que você oferece para seu cliente adquirir seus produtos. Como, por exemplo, se é uma loja física, online ou até experimental.
Lembrando que você deve sempre pensar no que o seu cliente prefere. Você deve saber qual o melhor meio para vender para o seu público e por em prática.
Comunicação
A Comunicação vem para ocupar o lugar da Promoção. Ou seja, a forma que você irá abordar o seu cliente, como chamará a sua atenção para o seu produto.
No modelo anterior, dos 4 P’s, nessa etapa era feito a tentativa de persuadir o consumidor a adquirir a mercadoria. Agora, com os 4 C’s, não se trata apenas de persuasão, mas de interagir com seu cliente, estando presente em todas as etapas do processo de compra, principalmente no pós-venda.
Não basta apenas convencê-lo a adquirir aquele produto, você precisa entender suas necessidades e qual a solução para seus problemas para que possa oferecer sempre o melhor serviço.
Qual a importância dos 4 C’s?
Colocar essa ideia em prática tem grande importância, pois te ajudará a prestar o melhor serviço, o melhor atendimento e as melhores soluções para seus clientes.
Através dos 4 C’s você define qual é o seu público, por onde eles preferem adquirir o seu produto (se em uma loja física ou digital, por exemplo), se o custo benefício que o cliente tem, fazendo negócios em sua empresa, é positivo e qual a melhor forma de se comunicar com ele.
Logo, ao utilizar esse método as chances de você ser bem sucedido em suas vendas irão aumentar.
Conclusão
Talvez você já até tenha utilizado os métodos propostos pelos 4 C’s, mesmo sem conhecer o conceito em si. Agora, com esse conhecimento você poderá se sair ainda melhor em suas vendas e na relação entre cliente e empresa.
Coloque em prática esse novo aprendizado e conte para a gente as mudanças que ocorreram, aqui nos comentários.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 4 C’s do Marketing: Qual a Importância para sua Estratégia. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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