A utilização de hashtags é uma estratégia importante e que costuma impactar o crescimento de negócios nas mídias sociais. Porém, para que eles realmente funcionem, é preciso mais do que apenas encher suas publicações com tags aleatórias, você deve escolher aquelas com maior potencial.
As hashtags são palavras-chaves antecedidas pelo símbolo #, conhecido no Brasil como jogo da velha. Online, elas servem como uma forma de filtrar e taguear publicações de acordo com seu conteúdo.
A ideia é que as hashtags auxiliam na categorização de conteúdos. Por exemplo, ao adicionar #MarketingDigital a uma publicação, sabemos que ela entrará na categoria Marketing Digital. Dessa forma, sempre que alguém pesquisar por essa tag, irá encontrar outros posts semelhantes, dentro no mesmo tema e assunto.
Contudo, diariamente milhares de conteúdos são produzidos e tagueados. Por isso, não basta apenas encher suas publicações com quaisquer hashtags, é preciso escolher as melhores de acordo com o seu negócio.
Uma maneira fácil e rápida de fazer isso é usando ferramentas de monitoramento, que mostram quais são as melhores hashtags de acordo com seu nicho, conteúdo ou palavras-chave. Elas ajudam a descobrir quais as hashtags mais usadas no momento e quais as semelhantes ao tema que você está publicando, por exemplo.
Nesse texto, separamos 5 ferramentas que podem te ajudar a encontrar as melhores hashtags para as suas publicações. Confira.
5 ferramentas para encontrar as melhores hashtags
1. Leetags
O Leetags é um aplicativo para smartphones que permite identificar quais são as melhores hashtags de acordo com a sua publicação. Nele, você insere uma palavra-chave com o assunto do seu post e ele te retorna 30 tags que estão em alta sobre o tema.
Além disso, você ainda pode salvar as hashtags que mais usa e copiar todas com apenas um clique.
2. Hashtagify
Essa é uma ferramenta que permite fazer uma análise das hashtags. Com ela, você descobre quais as tags mais recomendadas para você, de acordo com o seu perfil e também monitora as que você já está usando. Além disso, consegue verificar quais hashtags estão em alta no momento.
Ao pesquisar sobre determinada hashtag, você descobre em que países ela tem sido mais usada e se sua utilização está crescendo. Além disso, consegue fazer análises detalhadas com base em dados do Twitter e do Instagram.
3. All Hashtags
Esse site permite, assim como os demais, que você encontre as melhores hashtags pesquisando por uma palavra-chave. Contudo, além disso, ele também tem um criador de hashtags.
Nesse criador, você cola ou digita um texto e, no box ao lado, ele irá transformar todas as palavras que você inseriu em hashtags. Isso ajuda quem faz publicações pelo celular, evitando que você precise ficar alternando o teclado para achar o símbolo #.
4. Tags Finder
Com o Tags Finder você consegue localizar 3 tipos de hashtags: relacionadas, semelhantes ou combinadas com a sua palavra-chave.
Ele também permite usar filtros de conteúdo para pesquisar sobre o tema da sua publicação. Você pode, por exemplo, pedir para que ele ignore hashtags que contenham determinada palavra.
Além disso, a ferramenta tem um filtro para que você possa descobrir quais as hashtags mais usadas de acordo com a sua localização. O que pode ser ótimo para negócios locais.
5 . Top Hashtags
O site Top Hashtags também promete trazer uma lista as melhores hashtags de acordo com o tema da sua publicação. Basta inserir o assunto do seu post e ele te retorna com as 11 hashtags mais populares sobre ele.
Além disso, o site também tem o recurso de transformar texto em hashtags, inserindo rapidamente o símbolo # antes das palavras.
Dica bônus: Instagram
O próprio Instagram pode ser usado para monitorar hashtags. Basta uma pesquisa rápida no explorar para descobrir se uma tag tem sido muito ou pouco usada. Além disso, ao fazer isso, você ainda encontra publicações relacionadas com a sua e pode analisar que outras hashtags foram usadas nelas e se inspirar.
Pesquisar no Instagram também é extremamente útil para evitar Shadowban. Antes de usar uma nova tag, pesquise por ela no Explorar e descubra se não se trata de uma tag banida. Já falamos sobre isso aqui no blog:
Shadowban no Instagram: O que é e como evitá-lo
Explore cada uma dessas ferramentas e veja com qual você se adapta melhor. Comece a usar as hashtags adequadas para o seu negócio e veja o impacto que elas trazem para as suas publicações.
No Instagram, uma maneira simples de saber quantas pessoas chegaram até sua publicação por conta das hashtags é:
Passo 1: Acesse seu perfil e abra a publicação que deseja analisar;
Passo 2: Clique em Ver Informações;
Passo 3: Arraste a tela até chegar chegar aos dados de Impressões e veja quantas você recebeu por conta das hashtags usadas.
Lembre-se de variar, não use sempre as mesmas tags em todas as publicações. E, acima de tudo, use apenas as que realmente tem a ver com o conteúdo da sua publicação.
Procure fugir de mitos e especulações sobre número de hashtags que devem ser usadas ou se é melhor colocá-las na legenda ou na descrição. Foque em testar e descobrir o que funciona melhor para o seu negócio.
O post 5 ferramentas para encontrar as melhores hashtags para suas publicações apareceu primeiro em Camila Porto.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 ferramentas para encontrar as melhores hashtags para suas publicações. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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