Conhecer bem os modelos de email marketing pode ser a peça que faltava para você transformar leads em clientes e criar um relacionamento duradouro com eles.
Se você já esteve em um relacionamento amoroso, sabe que não é só chegar e falar qualquer coisa que vai conquistar a outra pessoa.
Na verdade, o processo de paquera é composto de algumas etapas. E o que você diz e como você diz em cada uma delas é muito importante.
Tanto que isso pode fazer a diferença entre você conseguir iniciar um relacionamento ou não.
No relacionamento com o seu cliente, através do email marketing, é do mesmo jeito.
Você precisa entender qual tipo de email mandar para cada pessoa, de acordo com etapa do funil de vendas para conseguir converter leads em clientes fiéis.
E cada uma dessas etapas precisa ser muito bem feita. Porque quanto mais pessoas você reter ao longo desse processo, maiores são as suas possibilidades de vendas no final.
O grande pulo do gato para construir uma estratégia de email marketing de sucesso é conhecer os modelos de email marketing e saber exatamente quando usar cada um deles.
E é justamente isso que eu vou te explicar nas próximas linhas.
Neste artigo, você verá quais são os 7 modelos de email marketing, o objetivo de cada um e como eles estão relacionados com as etapas do funil de vendas.
Vou te dar exemplos de emails reais e mostrar como você pode organizar a estrutura do seu.
No final, você vai saber o que precisa para conversar com suas leads da forma adequada e criar um relacionamento duradouro com seus clientes.
O que é email marketing?
Email marketing é o envio de emails com o objetivo promover um produto ou criar um relacionamento com uma marca.
Essa é uma estratégia poderosa e essencial para quem tem um negócio, principalmente se o seu objetivo é vender no digital.
Pois por meio dela você pode:
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engajar, nutrir e educar leads;
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promover conteúdo;
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vender produtos;
-
e desenvolver relacionamento.
Tudo isso tendo total controle do processo de criação e distribuição da campanha.
Diferente das redes sociais que determinam, por meio de algoritmos, quais seguidores irão de fato ver o seu conteúdo no feed deles, no email marketing você consegue alcançar praticamente todos os contatos da sua lista.
Eu digo praticamente todos porque a sua mensagem pode chegar na caixa de spam ou lixo eletrônico de alguns contatos ou se perder de alguma forma no meio do caminho.
Eu explico melhor como funciona esse processo de entrega no artigo: Entregabilidade no email marketing: tudo o que você precisa saber.
Agora que você sabe o que é email marketing, eu vou te mostrar quais são os 7 modelos de email marketing e quando usar cada um deles no seu negócio.
7 modelos de email marketing que você não deve deixar de fora da sua estratégia
Se você está namorando ou já namorou algum dia, você vai entender bem essa situação.
A primeira vez que você vai na casa dos pais da sua namorada ou do seu namorado, você tenta causar a melhor impressão possível. Você vai bem arrumado, o papo é bem mais formal, chega até ser um pouco desconfortável.
Mas depois de algum tempo de namoro, você vai ganhando a confiança deles, o relacionamento com os pais vai evoluindo e provavelmente ficando cada vez mais informal.
Dá até para dizer que o objetivo da comunicação entre vocês mudou. Se no começo era só causar uma boa impressão e provar que você é bom o bastante para o filho ou filha deles…
Depois de algum tempo pode passar a um relacionamento mais amigável e familiar entre vocês.
A mesma coisa acontece com a sua lista de contatos. Conforme as leads vão movendo do topo do funil de vendas para o fundo, o objetivo da comunicação também vai mudando.
No começo o seu objetivo é nutrir, engajar e educar as leads, mas depois de algum tempo passa a ser de fato a venda de um produto ou serviço.
Entender qual é o seu objetivo com email marketing é muito importante, porque é ele que vai te ajudar a determinar qual modelo utilizar.
Cada modelo que eu vou te explicar aqui tem uma conexão especial com uma etapa do funil de vendas.
Se você nunca ouviu falar disso, não se preocupe, tem um artigo bem completo sobre o assunto aqui no blog do KP e você pode ler clicando nesse link.
Mas para dar uma relembrada rápida nas etapas do funil de vendas, eu separei essa imagem que eu acho que resume bem o que acontece em cada uma delas.
Agora que você já tem uma noção básica do funil de vendas, eu vou te mostrar os 7 modelos de email e quando utilizar cada um deles.
Olha só:
1. Modelo de email de boas-vindas
O primeiro passo para começar o seu relacionamento por email com suas leads de forma espetacular é ter um email de boas-vindas.
Esse modelo de email funciona mais ou menos como se você conseguisse o telefone de uma pessoa que você está interessado.
Você manda uma mensagem despretensiosa puxando assunto, como quem não quer nada, mas no fundo você quer que essa conversa não termine por aqui.
O seu objetivo é manter a pessoa interagindo com você, mas sem parecer que está desesperado para continuar conversando.
Olha só como esse email de boas-vindas fazem isso muito bem:
Ele tem uma mensagem de boas-vindas e logo em seguida dá algumas opções de coisas que o usuário pode fazer para continuar interagindo com a plataforma.
Note como são ações simples: adicionar uma foto ao perfil, verificar as informações pessoais…
Coisas que vão atrair a pessoa de volta para o site da empresa. No entanto, sem pedir para que ela faça uma reserva de hospedagem imediatamente.
A meta final da Airbnb provavelmente é que os usuários cadastrados façam reservas, mas esse primeiro email não é o momento ideal para incluir uma chamada para ação desse tipo, pois o potencial cliente ainda não está preparado para dar esse passo.
Você pode utilizar o email de boas-vindas para se apresentar brevemente à lead e passar informações relevantes como, por exemplo, a frequência com que ela vai receber emails ou o próximo passo que ela deve dar.
O mais importante é que você não envie esse email só para dizer “seja bem-vindo” ou “obrigado por se inscrever”.
Aproveite esse momento para criar uma oportunidade de estreitar seu relacionamento com a lead por meio de uma chamada para ação que a leve para seu site, blog, canal no YouTube ou perfil nas redes sociais.
A estrutura desse modelo de email geralmente segue este padrão:
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Boas vindas ou obrigado por se inscrever;
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Informações sobre a empresa ou o serviço no qual ela se cadastrou;
-
O que a pessoa deve fazer em seguida;
-
E um botão de CTA.
2. Modelo de email relacional ou informativo
Depois de enviar a primeira mensagem para a pessoa que você está interessado e estabelecer um contato, o próximo passo é manter a conversa rolando e fazer a pessoa se interessar por você também.
Na paquera, quando esse processo é bem feito, no momento que você chama a pessoa para ir num encontro, ela não vai pensar duas vezes antes de aceitar.
No email marketing não é diferente.
Você precisa engajar, nutrir e educar as suas leads, ou seja, manter a conversa rolando e fazer seus potenciais clientes se interessarem pela sua marca ou produto.
Para que, quando você fizer a oferta, eles não pensem duas vezes antes de aceitar.
Os emails relacionais ou informativos servem justamente para cumprir esse objetivo de manter contato e engajar as leads.
O tipo mais comum desse modelo é a newsletter, que é um boletim de informações enviado periodicamente com conteúdos de valor para os seus assinantes.
Mas você não necessariamente precisa ter uma newsletter para enviar emails relacionais ou informativos.
Você pode criar uma sequência de emails de nutrição para as leads que se cadastrarem para receber algum material rico.
Ou mesmo enviar esporadicamente dicas e conteúdos que vão ajudar o seu potencial cliente.
Olha só esses 3 exemplos de emails relacionais que eu trouxe para você:
#1 Think with Google
Esse é um email simples e fácil de criar.
Basicamente, ele em destaque os dois primeiros parágrafos de um artigo do Think with Google e um botão para continuar lendo.
Esse modelo funciona muito bem quando se trata de um conteúdo que tem alta relevância para o público. Pois as primeiras linhas despertam o interesse e estimulam as pessoas a clicarem na CTA para continuar lendo.
#2 Hubspot
Já a newsletter da Hubspot tem uma pegada diferente. Ao invés de focar em um único conteúdo, ela envia vários de uma vez para alcançar pessoas com interesses diferentes.
Para cada artigo do blog deles, tem uma imagem, o título, uma pequena descrição destacando o benefício do conteúdo e um botão com CTA para ler mais.
#3 Paypal
Já este email do PayPal não se trata de uma newsletter (porque não é enviado periodicamente), mas não deixa de ser um exemplo de email informativo.
O objetivo dele é explicar para o usuário sobre uma função do aplicativo que usuário pode não conhecer e educar a lead sobre o produto.
Os três exemplos, apesar de serem diferentes, têm três coisas em comum:
-
educam o leitor com conteúdo de qualidade;
-
têm um botão de CTA;
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não fazem uma oferta.
Diferente do modelo de boas-vindas, o email relacional não tem uma estrutura bem definida, mas o importante é que você esteja atento a esses três pontos que eu acabei de falar.
3. Modelo de email especial
Você provavelmente já recebeu pelo menos um email de feliz aniversário de algum negócio que você tem ou teve algum relacionamento.
Alguns enviam apenas uma mensagem te parabenizando e desejando boas coisas, enquanto outras marcas optam por oferecer cupons de desconto ou alguma oferta especial para a data comemorativa.
O fato é que não tem uma regra que diz que tem que ser de um jeito ou de outro.
O importante é que esse email sempre utiliza uma data comemorativa (aniversário, dia das mães, Natal, Ano Novo) como pretexto para se comunicar com o cliente ou potencial cliente.
Isso pode ser feito através de uma simples mensagem como essa da cervejaria americana Harpoon:
Ou de uma oferta mais elaborada como esse exemplo da Chanel:
Independentemente se você está optando pelo mais simples ou mais elaborado, este modelo de email tem uma estrutura bem parecida em ambos os casos:
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Título com referência a data comemorativa;
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Uma mensagem de felicitação;
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E uma chamada para ação, caso você faça uma oferta.
4. Modelo de email promocional
Se eu te pedisse um exemplo de email marketing, é bem provável que você pensaria em um email promocional.
Porque assim como todo mundo, você deve receber vários emails com ofertas de produtos ou serviços todos os dias.
Eu sei disso por experiência própria, a minha caixa de entrada vive cheia de emails promocionais.
O objetivo principal desse modelo é te fazer uma oferta. Esse é o momento de converter toda a troca de mensagens com as suas leads num relacionamento.
É a hora de fazer o pedido: você aceita ser meu cliente?
Por isso é essencial que você tenha uma CTA muito clara e atraente. Pode ser interessante até mesmo fugir do óbvio “compre agora” ou “saiba mais”.
Eu separei dois exemplos de emails promocionais que, na minha opinião, foram criativos e eficientes na hora de criar a chamada para ação:
Outro exemplo de email promocional que eu acho que foi muito criativo é essa campanha da Bonobos, uma loja de roupas masculina.
Quando você clica no tamanho do seu short, você é direcionado para uma landing page com diversos modelos de short do seu tamanho para você comprar com 25% de desconto.
A estrutura do modelo de email promocional é composta por dois elementos indispensáveis: uma oferta e uma chamada para ação.
A sua oferta pode ser mais bem detalhada como o exemplo da Empiricus que explica que haverá um reajuste no preço, mas você ainda pode assinar pelo preço antigo.
Ou mais direta como os exemplos da Cativa e da Bonobos.
Independente da forma como você optar fazer, o seu email deve ter apenas um foco: a sua oferta. Qualquer coisa que não esteja relacionada a ela deve ser cortada.
5. Modelo de email transacional
Esse modelo de email, geralmente, já é esperado pelo destinatário.
Porque é o tipo de email que a gente recebe quando compra alguma coisa, quando a encomenda é despachada ou quando você esquece a senha, por exemplo.
Ele serve para notificar sobre uma transação.
O email transacional costuma ser mais direto ao ponto.
Mas do motivo do envio, essa pode ser uma oportunidade de fazer cross selling, ou seja, oferecer outros produtos relacionados com a compra que o cliente fez.
A Amazon, por exemplo, faz isso muito bem nos seus emails transacionais:
Nesse modelo é importante que a informação de transação esteja logo no início do email e em destaque.
Se você quiser incluir recomendações, elas devem vir por último, depois que as informações mais importantes já foram repassadas.
6. Modelo de email de recuperação de clientes
Sabe quando você fez o possível para conquistar a pessoa em que você está interessado, parece que vai dar tudo certo e, no final das contas, não dá?
Isso também acontece no processo de venda. A lead chega a colocar os produtos no carrinho, mas, na hora de fechar a compra, ela desaparece.
É aí que entra o modelo de email de recuperação de clientes ou, como ele também é conhecido, de abandono de carrinho.
O objetivo dele é lembrar o potencial cliente do interesse dele no produto e, opcionalmente, oferecer um benefício para que ele conclua a compra, como um desconto ou frete grátis.
Veja só como a loja Chico Rei fez um email de recuperação de clientes:
Eles usaram um pouco de humor e ilustrações descontraídas que são a cara da marca.
Mas outras empresas aplicam uma abordagem mais direta ao ponto para fazer essa recuperação de clientes.
A estrutura desse modelo de email é dívida em 3 partes:
-
Lembra o usuário que ele deixou algum produto no carrinho;
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Oferece alguma vantagem para ele finalizar a compra (opcional)
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Chamada para ação
7. Modelo de email para clientes inativos
Ele é usado para reconquistar clientes que, depois de um tempo, decidiram parar de usar um serviço ou cancelaram uma assinatura, por exemplo.
Ele pode ser usado para relembrar as leads frias do benefício de um serviço ou de que as coisas mudaram e estão melhores, como a Netflix e a Dropbox fizeram.
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Recentemente sua Dropbox vem se sentindo sozinha
Lembrando que a Dropbox permite que você:
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Tenha acesso a todos os seus arquivos de qualquer computador ou celular.
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Compartilhe documentos, fotos e pastas facilmente.
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Restaure suas coisas em um piscar de olhos mesmo se o seu computador derreter.
Se você precisar de um curso para refrescar a memória, confira o nosso tour pela ferramenta.
Nós esperamos que você volte para a Dropbox!
O modelo de email para clientes inativos tem 2 pontos principais: destacar a vantagem de voltar para a ferramenta ou serviço e a CTA para ativar novamente a conta.
O que fazer depois de escolher um modelo de email?
Nas últimas linhas você viu 7 modelos de email marketing, os objetivos e quando usar cada um deles.
Mas o que fazer depois que você já decidiu qual é o melhor modelo para a sua próxima campanha?
Primeiramente, é hora de sentar na cadeira e escrever o email.
Não tem muito o que fazer nesse sentido além de escrever a sua mensagem de acordo com os objetivos de cada parte da estrutura do modelo que você está utilizando.
Depois que a sua mensagem estiver pronta, é o momento de agendar ou fazer o envio.
O ideal é que você utilize um serviço próprio para email marketing.
A sua conta pessoal no Gmail (ou outro provedor) é excelente para você se comunicar com seus amigos, colegas de trabalho e familiares.
Mas ela não oferece o suporte que você precisa para fazer um envio em massa para centenas ou milhares de pessoas de uma só vez.
Para isso existem os serviços próprios para email marketing. E a minha recomendação para você é o Klicksend, uma ferramenta fácil e intuitiva de usar desenvolvida pelo time da Klickpages.
Clique aqui para saber mais sobre o Klicksend
Conclusão
Agora você já sabe como criar um relacionamento duradouro com os seus clientes usando o email marketing.
Não basta ter uma boa ideia ou fazer uma oferta irresistível. Para ter sucesso você precisa entender em que etapa do funil de vendas a sua lista se encontra.
Neste artigo, você viu 7 modelos de email marketing, quais os objetivos de cada um deles e quando usá-los.
Você também viu alguns exemplos para se inspirar.
Chegou agora a hora de colocar a mão na massa e começar a elaborar suas campanhas.
E não se esqueça de me contar nos comentários o que achou deste artigo!
(Este artigo foi originalmente publicado em 07 de janeiro de 2019 por Hugo Rocha e editado e atualizado em 04 de junho de 2020 por Angela de Oliveira para oferecer informações mais precisas e completas)
O post 7 modelos de email marketing para transformar leads em clientes | Klickpages apareceu primeiro em Blog Klickpages.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 modelos de email marketing para transformar leads em clientes | Klickpages. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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