Para todo empreendedor que deseja abrir um negócio, seja ele qual for, é necessário que tenha muito planejamento financeiro e estratégico para fazê-lo. Quando o sonho se concretiza, sabemos que o principal objetivo e combustível para fazer a roda girar é o cliente. Porém, também sabemos que não é fácil para uma startup conquistar uma boa carteira deles, e isso leva tempo e muito trabalho. Mas, ainda assim é possível.
Conquistar uma clientela adequada é um dos maiores desafios de quem empreende. Para chegar lá, a busca de mercado precisa ser pensada e realizada por profissionais. É mandatório que haja um plano de alcance dos mesmos. Quando falamos disso hoje em dia, graças à evolução da tecnologia temos muitos modos de fazer. E, ao meu ver, os planos mais utilizados são as prospecções ativas, indicações e o marketing digital.
Em cada uma das técnicas existem canais para fazer a aquisição. Eles são meios que as empresas utilizam para captar consumidores — online e offline, são de suma importância para compor a carteira. Eles contribuem para você ampliar o conhecimento sobre sua marca no mercado, atrair e fidelizar a clientela para então atingir as metas e lucros desejados.
Por onde começar?
A prospecção geralmente é feita por algum funcionário seu — ou por uma empresa terceirizada especializada no processo de vendas — e pode ser feita por ligação, grupos de networking ou reuniões, por exemplo. Já o marketing digital pode ser feito por meio de sites, blogs, anúncios nas mídias sociais e portais e e-mail marketing. Melhor dizendo, basicamente tudo que pode ser feito para promover seu negócio, serviços ou produtos de maneira online.
Aí você me pergunta: mas, Rafa, como eu faço para entender qual canal é mais efetivo e adequado para a minha empresa? Bom, o primeiro passo é ter uma boa gestão de relacionamento com o consumidor, o famoso CRM. Ou seja, ter ferramentas que te deem resultados e relatórios de performance tanto do desempenho do seu próprio time, como dos meios utilizados e de como cada profissional se sai em cada um deles.
Isso é importante, pois às vezes um vendedor é muito bom em ligações, mas não tão bom em mídias digitais, por exemplo. Com um CRM bem completo, além de entender quais são as melhores vias, você consegue saber quais vendedores são mais eficientes em cada uma delas.
Para entrar um pouco mais nos canais mais utilizados hoje em dia, vou dividi-los em tópicos para dar maior ênfase em cada um deles:
Técnicas de SEO (Search Engine Optimization) e SEM (Search Engine Marketing)
A otimização para os motores de busca e o uso de palavras-chave são um conjunto de estratégias que tem como objetivo potencializar e melhorar o posicionamento de um site nas páginas de busca. E, sendo bem executado, contribui para a atração orgânica dos clientes.
Fazendo aplicações de práticas avançadas das técnicas nas plataformas digitais, as pessoas que estão procurando pelo serviço ou produto oferecido podem encontrá-los com mais facilidade. E, assim, têm a oportunidade de conhecer e até mesmo contratar (ou comprar) o que está sendo anunciado.
Programas de bonificação por indicação
As indicações são uma poderosa ferramenta de aproximação entre sua empresa e uma nova clientela, pois é feita de maneira natural e orgânica. Para conseguir uma recomendação, é necessário fazer com que os seus consumidores estejam sempre felizes e satisfeitos com você. Dessa forma, se tornam a melhor propaganda que qualquer um pode ter.
Sendo assim, é importante criar estratégias para bonificar os clientes que te indicam, seja com descontos para a próxima compra, porcentagem de lucro no contrato fechado ou mesmo um valor em dinheiro — o que couber melhor para o seu negócio.
Mídias sociais
Nos dias de hoje é praticamente indispensável ter uma conta no Facebook, Instagram, LinkedIn ou Twitter da sua organização. Porém, nem sempre elas são usadas da maneira correta. Não basta ter milhares de seguidores ou curtidas se elas não forem relevantes para o seu negócio.
Para otimizar esses recursos, é importante começar a participar ativamente de grupos de discussão de assuntos relacionados ao seu ramo de atuação para depois criar os seus próprios espaços de debate. Assim, você estará se comunicando diretamente com seu público-alvo e compradores em potencial.
Por fim, é importante saber que as estratégias e canais vão ser diferentes e adaptáveis a cada tipo de negócio. Porém, o principal é sempre estar em mais de um meio para não ficar sempre “batendo na mesma tecla”. A mescla de duas ou mais estratégias é o ideal para um maior aproveitamento.
O post Canais de aquisição de clientes: qual o melhor para a minha empresa? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Canais de aquisição de clientes: qual o melhor para a minha empresa?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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