Uma das primeira preocupações de quem está pensando em montar uma agência de marketing digital é: como montar uma equipe de marketing digital.
O marketing é uma área fundamentalmente baseada nas competências e especialidades de sua equipe e em ferramentas que auxiliam e permitem a execução de cada estratégia.
É por isso que neste artigo reunimos:
- as principais dicas de como montar uma equipe de marketing digital;
- as melhores ferramentas para o dia a dia de uma agência de marketing digital.
Como montar uma equipe de marketing digital
Provavelmente, você sabe a importância de ter uma equipe qualificada para sua agência de marketing digital.
Cada profissional vai ajudar a alcançar os objetivos do negócio e de seus clientes, seja por meio de um atendimento ao cliente de excelência ou domínio de técnicas para rankear o site na primeira posição do Google.
Mas, como montar uma equipe de marketing digital ideal?
A seguir respondemos essa dúvida, nos concentrando em 4 etapas. Vamos à primeira!
1. Defina a área da empresa
O marketing digital possui um amplo leque de especialidades:
- marketing para redes sociais;
- links patrocinados;
- SEO e mais.
Em quais frentes você pretende atuar? Em todas? Prefere ser uma agência especializada?
A escolha é sua, mas é fundamental para os próximos passos.
2. Defina das áreas de trabalho
Uma agência de marketing digital pode começar pequena, com um ou duas pessoas, entretanto, é se você está em busca de como montar uma equipe de marketing digital é porque considera convocar mais gente para o seu time. Ótimo! Mas, para isso é preciso organização.
É bastante comum que agências de marketing sejam vistas como um ambiente mais descolado, mas não confunda isso com desorganização.
Comece criando áreas para a agência, principalmente, para a área produtiva como:
- comercial;
- atendimento;
- marketing;
- finanças;
- criação;
- desenvolvimento;
- redação;
- designer;
- compra de mídia;
- SEO;
- business intelligence.
3. Organize os cargos
Em seguida, é preciso saber quais cargos você pretende ter na empresa e em quais níveis. Entre os cargos mais comuns estão:
- CEO;
- diretor;
- gestor;
- especialista;
- estagiário.
Algumas empresas dividem os profissionais também em:
- Junior
- Pleno
- Senior
Dentro de um setor, como o atendimento, você pode ter:
- diretor;
- gestor;
- especialista de nível sênior;
- especialista de nível pleno;
- especialista de nível júnior;
- estagiário.
Do que você precisa? Pare um pouco e olhe para sua empresa. Coloque no papel seu organograma e entenda do que você precisa.
É importante considerar sua área financeira, afinal, a folha salarial é um investimento, mas também uma despesa fixa. Faça um planejamento financeiro consciente.
4. Busque nos lugares certos
Com um organograma definido e com os vagas de trabalho que precisam ser preenchidas em mãos é hora de buscar os candidatos aos cargos que você está oferecendo.
Caso você precisa de estagiários, uma boa estratégia é buscar nas faculdades de marketing, jornalismo, publicidade e design.
Para profissionais já formados, de nível júnior a sênior, o LinkedIn é o canal mais indicado para encontrar talentos.
Outros caminhos para encontrar bons profissionais são:
- busque por indicações de profissionais que você já conhece e admira, o networking é muito importante também no processo de recrutamento;
- busque em redes sociais, fóruns e comunidades sobre o tema;
- eventos também são boas oportunidades de encontrar profissionais para integrar seu time.
5. Analise se o candidato tem o perfil da vaga
Uma boa descrição de vaga vai ajudar a filtrar profissionais que não estejam alinhados ao seu objetivo.
Além disso, entrevistas presenciais, análise de currículo, referências de antigos trabalhos são muito importantes para entender quem é o candidato e se ele tem as habilidades e a competência que você busca para aquela vaga.
Análise atributos técnicos, domínio de técnicas e ferramentas, certificações e também o perfil comportamental de cada profissional.
Com esses 5 de como montar uma equipe de marketing digital você terá mais chances de acertar nas contratações e montar um time completo, sem furos e sem excessos.
Ferramentas para agência de marketing digital
Com o passo a passo acima você estará no caminho certo para montar uma equipe de sucesso, entretanto, essa equipe precisa ter as ferramentas corretas para trabalhar.
O marketing digital é, sem dúvidas, bastante dependente de alguns sistemas e, para vencer no mercado competitivo e ser capaz de chamar a atenção de seus prospects, você precisa ter ao seu lado ferramentas para agências de marketing digital. Vamos entender quais são elas, a seguir.
1. Gestão de projetos
É impossível conceber uma agência de publicidade sem um sistema de gestão de projetos.
Como dissemos acima, a organização é fundamental para o andamento correto das atividades. Além disso, uma gestão de projetos eficiente é capaz de:
- aumentar a produtividade da equipe;
- ampliar a qualidade das entregas;
- organizar prazos;
- aumentar a satisfação dos clientes;
- manter profissionais motivados e em um bom clima organizacional.
Para quem está iniciando a gestão de projetos indicamos o Trello. A ferramenta tem uma versão gratuita e alguns planos pagos. Conheça.
2. Comunicação interna
Uma ferramenta de comunicação interna, que também pode ser usada para relacionamento com o cliente, é fundamental para a gestão integral de uma equipe, facilitando a troca de informações e retendo dados relevantes.
Para isso o Slack é uma opção ágil e intuitiva. Sua forma de chat mantém a integração das equipes.
Entre as funcionalidades da plataforma podemos citar:
- criação de grupos e canais de comunicação por áreas;
- envio de mensagem de texto e áudio;
- cmpartilhamento de arquivo;
- mensagens individuais e mais.
Conheça mais sobre o uso dessa ferramenta no vídeo abaixo.
3. CRM
O setor de vendas e atendimento em uma agência de marketing digital deve estar munido da ferramenta ideal para prospectar e fidelizar clientes, afinal, estamos falando de uma venda complexa e consultiva.
Para otimizar seu processo de escolha, indicamos que leia o artigo; “Precisando de um software de CRM? Use nosso checklist para escolher o seu”.
4. Ferramenta de automação de marketing
Todas as etapas, setores e áreas de uma agência de marketing se beneficia da contratação de um software de automação de marketing.
Além de ampliar a produtividade da equipe, ele oferece recursos exclusivos como a automação de e-mail, criação de fluxo de automação, pontuação de leads, relatórios e muito mais, tudo integrado, em uma única ferramenta.
Em 2019 a LAHAR levou o prêmio, novamente, de Melhor Ferramenta de Marketing Digital, pela ABComm – Associação Brasileira de Comércio.
Com a Lahar, é possível criar:
- Fluxos de nutrição
- Landing pages
- Formulários externos
- E-mail marketing
- SMS marketing e Web Push Message
- Metodologia de lead tracking e de lead scoring e muito mais!
Para melhor atender às necessidades das agências criamos um White Label para agências de marketing, no qual você personaliza o sistema para ter a marca e o nome da sua empresa, agregando ainda mais valor para seus clientes.
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O post Como montar uma equipe de marketing digital do ZERO [+ guia de ferramentas para agência] apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como montar uma equipe de marketing digital do ZERO [+ guia de ferramentas para agência]. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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