Varejistas de materiais de construção: como vender no e-commerce?

O tema de vendas online certamente já estava presente no pensamento de todos os varejistas. Todavia, com o cenário de pandemia causado pela Covid-19, se tornou essencial para a continuidade dos negócios.

Ainda que as portas das lojas do setor de varejo de construção estejam abertas por se tratar de um serviço essencial, o impacto da crise tem sido grande. A Cielo apontou que, em abril, houve uma queda de 14,7% (vs o período pré-crise). A falta de oferta online dificulta a retomada, já que o estudo da Anamaco aponta que menos de 10% das lojas do setor possuem e-commerce. Uma pesquisa da consultoria LEK em abril de 2020 indicou que, quando olhamos materiais para reformas, apenas 13% das pessoas já fizeram alguma compra online, enquanto 87% das pessoas nunca compraram.

Com o objetivo de fortalecer o varejo, listamos aqui 3 caminhos para iniciar as vendas online:

Redes sociais

Explorando o WhatsApp, montando uma lista de transmissão com clientes para divulgar seus produtos com fotos, preços e formas de pagamento. Para alavancar essa ferramenta, é importante enviar a essa lista ofertas semanais, criar promoções de frete grátis, vale-presentes e kits de produtos, por exemplo. É interessante também criar uma página da loja no Facebook e Instagram e divulgar entre amigos e clientes, aproveitando o momento para interagir com sua base de clientes físicos, pelas redes sociais.

Criando uma loja online

Existem algumas plataformas prontas no mercado para criação do seu e-commerce, exemplos: Olist Shops, Loja Integrada, Nuvemshop, Tray, Plataforma da VTex. São plataformas onde o varejista terá um domínio próprio, mas que são muito simples de utilizar. O que o varejista precisa fazer nesse caso é a integração online com o ERP da loja, para garantir a fluidez da operação. Além disso, também vale:

  • garantir preços competitivos;
  • informar como será realizada a entrega;
  • ter um bom layout da loja e dos produtos (quanto mais imagens e descrição melhor);
  • garantir estoques atualizados;
  • ter boas opções de meios de pagamento;
  • divulgar para os clientes a presença no online.

Utilizando um marketplace

É possível vender online via marketplaces de tráfego, como Americanas.com, Mercado Livre, Magazine Luiza, entre outros. Essa ferramenta é muito interessante pela grande quantidade de acessos, o que leva a grande nível de exposição dos produtos. Além da credibilidade desses sites, que gera confiança nos novos usuários dessa modalidade de compras.

Porém, para que a venda nesse canal seja efetiva, é necessária a escolha certa do portfólio, com produtos com melhor margem e com preço competitivo frente aos concorrentes. Atente-se também às dimensões adequadas para mandar via correios/transportadoras — se o produto for muito grande ou pesado o frete inviabilizará a venda. Além disso, é necessário o entendimento da dinâmica desse tipo de venda, com boas fotos dos produtos e descrição adequada. Do contrário não haverá interação com o consumidor.

Alguns pontos importantes a serem seguidos

  • Preparação da operação, garantindo os estoques, embalagens adequadas e forma de envio;
  • Estruturação financeira, para garantir o pagamento dos marketplaces que ocorrem em datas fixas;
  • Estrutura pós-vendas, para caso seja necessário trocas ou devoluções;
  • Envio e acompanhamento do pedido até o recebimento pelo cliente.

Para ajudar os varejistas com essas vendas online, o Juntos Somos + criou cinco passos para que, de forma rápida e descomplicada, eles possam se cadastrar e iniciar essas vendas o quanto antes.

  1. Inserir os dados da loja.
  2. Selecionar os top 10 produtos da loja. Disponibilizar para esses produtos a descrição, o preço de venda e a quantidade de estoque disponível.
  3. Se preparar para o contato das empresas para uma conversa sobre o processo de venda e receber seu login e senha da plataforma de acesso.
  4. A plataforma irá facilitar a criação dos seus anúncios. Depois disso os produtos já estarão disponíveis em todos os marketplaces do Brasil.
  5. Acompanhar as vendas no painel. Assegurar as datas de entrada de pedidos e envio dos produtos, para não perder nenhuma venda.

Pronto! Com esses cinco passos qualquer varejista de material de construção pode iniciar suas vendas online. Boas vendas!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Varejistas de materiais de construção: como vender no e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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