Landing pages são páginas criadas com o objetivo de converter visitantes em leads. Conhecer alguns exemplos de landing page vai te ajudar a entender como criar uma página que contribua para aumentar a taxa de geração de leads e iniciar o processo de qualificação. Entre as melhores landing pages da atualidade estão marcas como:
- Shopify
- TransferWise
- Uber
- Airbnb
- Quanto Sobra
- Spotify
- Quem Disse Berenice
Entre os elementos apontados como relevantes para a otimização de landing page estão:
- design de qualidade, alinhado à identidade visual da marca;
- objetividade, com poucos elementos e informações, voltando a atenção do usuário para o CTA;
- eliminação de backlinks;
- oferecimento de conteúdo relevante;
- realização constante de testes A / B;
- CTA claro, objetivo e atraente;
- formulário enxuto;
- responsividade para dispositivos mobile.
A seguir, vamos ver na prática como as marcas organizam esses elementos, criando as melhores landing pages do mercado.
Melhores landing pages
1. Shopify
A landing page da Shopify é simples e direta, como uma página de fundo de funil ideal deve ser.
Entre os elementos que a colocam entre as melhores landing pages atuais estão:
- o título passa uma mensagem clara do que o usuário pode esperar da marca;
- prova social irrefutável como argumento de venda (44 mil negócios confiam na empresa);
- formulário enxuto;
- botão de CTA claro e único;
- listagem simples de três benefícios que eliminam as principais dúvidas que poderiam fazer o visitante hesitar.
2. TransferWise
Tudo o que importa em uma única página, direta, clara e fácil de usar.
O TransferWise consegue, com essa landing page, desmistificar que a transferência internacional de dinheiro é complicada.
A landing page mostra a total transparência da operação feita pela plataforma, para o usuário.
Nesse caso podemos observar que existe mais de um botão de CTA na página, que é inclusive separada em “enviar dinheiro”, “receber dinheiro” e “cartão de débito”. Entretanto, a página usa isso para simplificar e organizar as informações de acordo com a necessidade o usuário.
O título apresenta uma chamada clara “a maneira mais barata de enviar dinheiro para o exterior”.
A landing page apresenta informações sobre as taxas cobradas em valores reais e não apenas em porcentagem, deixa claro quanto está sendo enviado e quando o usuário irá receber.
Além de oferecer a opção de comparar preço e apresentar a prova social de 3 milhões de usuários já terem usado o sistema.
Como você pode perceber, a landing page do TransferWise é bastante diferente do padrão desse tipo de página, mas, ao mesmo tempo, é essa diferença que garante a facilidade de compreensão do usuário, de maneira rápida e direta.
Uma landing page “tradicional”, para esse tipo de negócio, provavelmente deixaria usuários mais inseguros e confusos.
A lição que podemos tirar ao analisar essa que é uma das melhores landing pages da atualidade, é a importância de conhecer a fundo o negócio e as principais dúvidas dos seus clientes. É isso, antes de qualquer outra coisa, que deve guiar a forma como você cria a sua landing page.
3. Uber
Um clássico do marketing digital, a landing page do Uber não pode faltar em uma lista com as melhores landing pages do mercado.
A informação é direta, o formulário enxuto e o CTA é claro.
Quem entra nessa página sabe o que esperar e identifica rapidamente para quem é a comunicação.
Esse modelo deve ser seguido na maioria dos casos para landing pages de fundo de funil, em que ao preencher um único dado (o e-mail) o usuário já deixa claro se está ou não interessado na oferta.
4. Airbnb
O modelo do Airbnb é bem parecido com o do Uber, entretanto, oferece uma apresentação mais completa das vantagens que o serviço oferece para o usuário.
Além disso, oferece informações adicionais e solicita dados mais detalhados sobre o visitante. Essas informações ajudam a plataforma a tirar dúvidas como “quanto vou ganhar ao me tornar anfitriões do Airbnb”.
Ao responder dúvidas de maneira transparente a plataforma ajuda o usuário a avançar nas etapas do funil de vendas.
5. Quanto Sobra
O modelo de landing page da “Quanto Sobra” é um ótimo exemplo de páginas que oferecem conteúdo valioso, como ebooks e planilhas.
Geralmente, é uma landing page de topo ou meio de funil e, por isso, possui um formulário um pouco mais longo, afinal, as informações preenchidas vão ajudar a qualificar o lead.
Como bônus, esse modelo de landing page oferece um vídeo. Elementos multimídia são boas opções para esse tipo de página e auxiliam no aumento da taxa de conversão. Apenas lembre-se de mantê-lo curto e objetivo.
6. Spotify
Converter um usuário do plano gratuito em um usuário premium é o objetivo dessa landing page da Spotify.
É uma das melhores landing pages promocionais do mercado, apresentando uma oferta clara de preço para teste do modelo premium do Spotify.
Por meio dessa campanha “3 meses por R$ 1,99/mês” a plataforma de música conseguiu grande parte de seus assinantes.
Além da oferta e do CTA único, a landing page ainda apresenta a lista de vantagens em tópico, sem textos longos e de maneira direta.
Esse é um bom exemplo de landing page para negócios do tipo SaaS.
7. Quem Disse Berenice
“Ganhe um batom e dê um batom para uma amiga”. Essa é a campanha incrível da marca de cosméticos Quem Disse Berenice, que é dona da landing page abaixo.
A landing page da Quem Disse Berenice tem o objetivo de captar leads e aumentar seu banco de dados, para isso, oferece uma oferta imperdível para seu público e um formulário bastante simples.
Com um mote de campanha super bem construído essa é uma das landing pages com maiores taxas de conversão do mercado.
Construa sua própria landing page
Agora que você conhece algumas das melhores landing pages do mercado é hora de colocar a mão na massa e construir a sua. Para isso, te convidamos a acessar nosso artigo; “Como criar uma landing page para gerar mais conversões”.
Mas, antes de você ir, lembre-se de que a forma mais simples de criar uma landing page é por meio de uma plataforma para landing page que te ajude a fazer isso sem precisar de programadores, desenvolvedores e designers.
A LAHAR é uma ferramenta de marketing que ajuda no gerenciamento de vendas e é um software de automação de marketing completo, que além de possibilitar a criação de landing pages de forma prática e rápida, permite executar e gerenciar todas as suas estratégias de marketing digital.
Você ainda tem alguma dúvida sobre o que são Landing Pages? Escreva nos comentários, que nós responderemos!
O post 7 melhores landing pages: exemplos do que você deve fazer! apareceu primeiro em Blog LAHAR - Tudo sobre Automação de Marketing para PMEs.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 7 melhores landing pages: exemplos do que você deve fazer!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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