Criar um blog de sucesso é possível, basta seguir boas dicas que vão desde a melhor ferramenta para utilizar até boas práticas para produzir seus conteúdos.
Como criar um blog de sucesso?
Com este artigo, você vai entender:
- porque criar um blog;
- como criar um blog;
- o que precisa para criar um blog;
- onde criar um blog;
- como criar um blog profissional;
- quais dicas aplicar para ter melhores resultados.
Ou seja, depois dessa leitura, você vai saber de forma clara e simples o que precisa fazer para criar seu blog e ter sucesso com ele.
Por que criar um blog?
Blog é sinônimo de conteúdo. Se o seu projeto pessoal ou mesmo sua empresa contar com um portal como esse, também terá diversos benefícios agregados à sua marca.
Por isso, na hora da dúvida sobre “por que criar um blog para empresa?” ou “por que criar um blog pessoal?”, pense nos benefícios que poderá ter:
- mais visibilidade e credibilidade online — se você cria conteúdos, significa que entende do assunto e, com isso, vai reforçar a sua autoridade para o público que chegar a suas páginas por pesquisas nos buscadores ou por campanhas de anúncios;
- aumento de clientes — com mais visibilidade e credibilidade, sua marca vai estar à frente da concorrência. Assim, se o cliente em potencial tiver dúvidas sobre com quem fechar negócio, as chances de finalizar com aqueles que demonstram ter mais autoridade no segmento são maiores;
- melhor relacionamento com o público — engana-se quem pensa que o relacionamento digital pode acontecer somente nas redes sociais. Os blogs também são propícios para criar proximidade com o público. Afinal, a área de comentários pode conter dúvidas ou mesmo críticas que, ao serem respondidas com a devida atenção, podem ajudar a conquistar e fidelizar as pessoas.
Como criar um blog? Aprenda a criar o seu próprio blog
Se o seu desejo é saber como criar um blog de sucesso, siga os passos:
- estabeleça quais as temáticas principais que vai abordar — a linha editorial precisa estar alinhada aos seus produtos ou serviços. No caso de blog pessoal, defina os assuntos que você mais tem afinidade;
- defina se você irá utilizar uma hospedagem paga ou uma versão de blog gratuita;
- escolha a sua plataforma CMS (Content Management System ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo) — no próximo tópico, vou apresentar uma boa dica;
- defina um tema visual para o seu blog;
- tire as ideias do papel e comece.
Veja algumas dicas de como criar seu blog de sucesso:
Onde criar um blog?
Se a sua dúvida é “o que preciso para criar um blog?”, comece pela decisão sobre a plataforma de conteúdo e pelo servidor. Esta deve ser uma das etapas iniciais, pois é o lugar onde você vai colocar a sua página propriamente dita. Quando se fala em criação de blog, existem duas saídas: a gratuita e a paga.
Na versão gratuita, existem duas plataformas muito utilizadas a WordPress.com e a Blogger. Ambas oferecem praticamente as mesmas funcionalidades, mas quando você desejar sair destas plataformas, o Blogger é o mais engessado.
Nas duas opções você não paga para hospedar o seu blog e ele fica em um endereço como http://meublog.wordpress.com ou http://meublog.blogger.com.
A versão que eu prefiro é a paga, mas aqui tem um detalhe. Você vai pagar pela empresa que hospedará o seu blog e não pela plataforma. Quando escolher a plataforma, a minha sugestão aqui é o uso do WordPress, mas não a citada anteriormente e sim o sistema open source — personalizável de acordo com as necessidades.
Você pode fazer o download dos arquivos e instalar em seu servidor. A parte boa é que muitas empresas de hospedagem possuem a opção de você solicitar a instalação do WordPress para você, facilitando muito a sua vida.
Em termos de empresas de hospedagem, posso indicar algumas para você cotar o serviço. Utilizamos na Mestre a empresa Zertico para a hospedagem de blogs e sites de clientes. Existem também outras empresas que recomendo, a Eveo e UOL Host.
Qual a melhor plataforma?
Existem várias ferramentas de criação de blog, mas, o recomendado é que você tenha um servidor próprio. Faça esse investimento, contrate uma hospedagem e instale o WordPress. Vai valer a pena lá na frente!
Mas, atenção. Mais uma vez preciso alertar: não use o WordPress.com, que é um serviço gratuito. Procure uma empresa de hospedagem de sites, contrate o serviço e tenha um blog WordPress, que é a melhor solução de blogs na atualidade.
Como criar um blog profissional?
Para criar um blog profissional, você vai precisar ter uma ótima estrutura. Por isso, reforço a sugestão de trabalhar com o WordPress. Ele é utilizado por várias empresas, é bem consolidado, tem boas atualizações, é estável e não tem segredos. É a plataforma que utilizamos na Agência Mestre.
Você também pode contar com o nosso suporte especializado na criação do seu blog, já que deseja entregar o melhor para seu público-alvo. Para solicitar um orçamento para o desenvolvimento de um blog ou até mesmo um site, entre em contato com a Agência Mestre.
Invista em um template profissional
O layout do seu blog é um fator que tem peso muito grande na hora de reter a atenção da sua audiência. Existem excelentes opções de temas WordPress que ajudam você a deixar seu blog muito mais profissional. Já mencionei acima as vantagens de se trabalhar com a plataforma WordPress e agora reforço a importância de se investir em um template premium para seu site.
Um dos melhores temas WordPress que eu conheço, é o tema Épico. Ele foi cuidadosamente produzido para você focar na produção do seu conteúdo, sem ter de se preocupar com outros detalhes. O Épico é um tema responsivo (ou seja, seu blog será bem visualizado em qualquer tipo de dispositivo, seja no celular, tablet ou desktop). Além disso, você conta com uma vasta gama de estilos, para personalizar o seu blog da maneira que desejar.
O tema Épico já conta com botões de compartilhamento, para que sua audiência possa compartilhar seus conteúdos nas redes sociais, atraindo assim, mais visitas para o seu blog. Outra importante funcionalidade, é que esse tema já vem preparado para você capturar o contato de seus visitantes, criando uma base de leads para o seu negócio. Por falar em base de leads, o Épico possui fácil integração com as principais ferramentas de e-mail marketing do mercado, tais como: LeadLovers, RD Station e Mailchimp. Uma verdadeira mão na roda para você!
Dicas para ter um blog de sucesso
Agora que você já decidiu a criar seu blog de sucesso, algumas dicas são válidas para a produção dos seus posts. Veja:
- crie seus conteúdos com consistência — garanta uma frequência de publicações;
- estude e aplique técnicas de SEO — favoreça seus resultados na busca orgânica do Google e de outros mecanismos;
- reotimize conteúdos e revise seus processos;
- acompanhe suas métricas — tenha mais domínio sobre o que tem funcionado e o que pode melhorar;
- tenha metas claras para desenvolver seus conteúdos.
Crie conteúdo com consistência
Outra etapa importante para criar um blog de sucesso é entregar conteúdo de forma frequente. No começo, o mais recomendado é fazer isso uma vez por dia ou com uma intensidade um pouco maior. Algumas pessoas começam por dois posts ou três por semana, mas o papel maior é consistência e qualidade.
Consistência é conseguir cumprir o que foi proposto, ou seja, se a ideia é fazer dois artigos por semana, não faça menos que isso, e também não faça mais, para que a sua audiência se acostume ao ver esse cronograma sendo seguido.
Você precisa pesquisar quais os assuntos mais populares e interessantes para a sua audiência. Descubra o que é importante. Para isto, assista o vídeo abaixo:
Outro ponto interessante é que, quanto mais conteúdo é publicado, mais portas se abrem para o Google descobrir o seu blog e te posicionar para várias palavras-chave.
É preciso escolher os assuntos que as pessoas estão buscando. Para isso você pode usar ferramentas como Keywordtool.io ou a própria ferramenta do Google Ads, que vão te dar as palavras-chave mais buscadas com as quais pode começar a trabalhar.
Existem ainda outras formas de você conseguir aumentar muito o volume de produção de conteúdo para o seu blog, por meio do uso de recursos externos, como agências de conteúdo ou freelancers:
Se ainda sim, você ficar sem ideias de conteúdo para o seu blog, sugiro muito que leia nosso outro artigos com dicas simples de como ter ideias de conteúdo.
Por fim, é necessário dar valor ao conteúdo e, de fato, acabar com a dor dos leitores. Então, se o tema é “como criar um blog de sucesso”, é isso o que deve ser dito, citando o passo a passo, ensinando realmente o que foi prometido. Uma boa regra é digitar a palavra-chave do conteúdo no Google, ver os primeiros 10 resultados e fazer melhor que eles!
Imagens e vídeos no blog?
Outro ponto importante é anexar ao seu artigo imagens e vídeos sempre que possível, pois é agradável ler uma matéria e ver um vídeo ou foto relacionado. Se seus artigos forem mal feitos os visitantes podem até chegar ao seu blog mas dificilmente irão retornar, com isso você não conseguirá recomendações de outros blogs e sites de qualidade, que por sinal são parte da estratégia de SEO.
Quanto tempo investir no conteúdo do meu blog?
Pensando em investimento de tempo, você deve gastar cerca de 70 a 80% do seu tempo, produzindo conteúdo de qualidade, procurando por assuntos que estão em alta, assuntos polêmicos e principalmente de interesse do seu público alvo. Os 20% ou 30% restantes passe tentando melhorar o seu blog, sua usabilidade, visual ou aspectos do marketing digital.
Faça diferente do que já existe no mercado
Muitos acham que é impossível fazer sucesso com um blog voltado para uma área muito explorada como por exemplo, tecnologia ou informática. Você não deve pensar como concorrer com os blogs grandes do mercado, realmente se você pensar será difícil bater alguns “concorrentes” porém com um pouco de criatividade é sim possível fazer o seu blog aparecer nas pesquisas dos buscadores.
Um modelo muito adotado em publicidade e marketing é a análise SWOT, onde você pode mapear a concorrência,os pontos positivos e negativos do seu blog. Esta análise irá lhe ajudar a identificar quais áreas você pode explorar para ter sucesso.
Um caminho muito interessante é o de criar um produto digital alinhado ao que o seu blog possui de conteúdo. Desta forma você consegue monetizar muito bem e ao mesmo tempo criar um negócio.
Estude e aplique técnicas de SEO
Existem vários artigos e e-books dentro do blog da Agência Mestre, que podem contribuir de várias formas com o sucesso do seu blog.
Estudar SEO vai ajudar na elaboração dos títulos, vai instruir você sobre como fazer links internos entre os posts do blog, organizar as categorias de forma eficiente e também a como instalar plugins de WordPress, para que haja uma melhor performance e mais visibilidade junto ao Google. Então, aprenda SEO!
Mais algumas dicas para você:
Slides desta palestra
Faça reotimizações e revise seus processos
A grande maioria dos blogueiros postam seus artigos e os deixam esquecidos, isso é um grande erro! Como eu disse, conteúdo é tudo!
A reotimização do seu artigo trará, sem dúvidas, uma grande vantagem frente a seus concorrentes. Para fazer isso basta você usar o Google Analytics e verificar quais as palavras-chave de entrada do seu blog e principalmente quais as principais landing pages do blog e suas respectivas palavras-chave de entrada dos seus principais artigos. Tendo tudo isto detectado basta você reotimizá-lo, como você pode acompanhar neste conteúdos sobre como reotimizar seu conteúdo, e na parte dois: para conseguir mais visitas.
Faça um teste com um artigo e reotimize seu conteúdo, seguindo os passos ensinados nos artigos sugeridos. Acompanhe a evolução do posicionamento da(s) sua(s) palavra(s)-chave, e você verá como a reotimização de conteúdo será um fator chave no sucesso do seu blog.
Uma vez que um conteúdo foi publicado, depois de um tempo, nada impede que você o desenvolva. Ou seja, você pode analisar alguns artigos, ver o que teve de inovação sobre os assuntos abordados, ou quais conhecimentos você tem para adicionar. Depois, basta fazer a atualização e publicá-lo novamente. Essa é uma forma muito útil de fornecer informação para sua audiência.
Aprenda web analytics
Para medir bem o seu site, você pode assistir ao vídeo abaixo e aprender ainda mais a utilizar o Google Analytics em seu blog:
Slides da Palestra
SEO Não é tudo
Não basta ter um bom blog com bom conteúdo e otimizado (otimização não é tudo, mas é fundamental!), se você não “vende o seu peixe”. Para isso você tem que seguir algumas dicas básicas:
- localize a concorrência, blogs relacionados ao mesmo assunto que seu, participe, deixe comentários, vote, discuta, com isso você estará ali marcando presença. Mande e-mails para o autor do blog, mas não pedindo links, guest posts, ou algo do tipo. Estabeleça uma “amizade” antes de querer algum favor ou ajuda;
- estude o que funciona para o seus concorrentes. Quais posts e quais assuntos atraem o maior número de leitores e geram discussões, anote as idéias que surgirem;
- mantenha um bom relacionamento com seus concorrentes, faça links para matérias deles que completem as suas, mas não vá fazer a besteira de fazer link farm pois links recíprocos pode, mas tem limite!;
- fique ligado nos links externos que você ganha, no WordPress no Dashboard no blog é possível verificar esses links ou então por meio do Google WebMaster Tools;
- não tenha medo de tratar dos mesmos assuntos que sua concorrência, mas lembre-se de fazer diferente. Se surge um assunto em alta não perca tempo e escreva sobre ele, traga informações aos seus leitores que eles serão “fiéis”, mesmo que não seja em primeira mão.
Use estatísticas
Faça o uso de dados e estatísticas, principalmente por meio da ferramenta Google Analytics, que é gratuita e também tem muito material no canal Fabio Ricotta e no site da Agência Mestre.
Você vai encontrar conteúdos sobre como pode mensurar o seu blog, quantas visitas chegam, quantas pessoas navegam, quais páginas que elas visitam, qual o navegador delas, se elas estão usando a caixinha de WordPress e até o que elas estão digitando na busca.
Por meio da análise dos dados fornecidos pelo Google Analytics você pode identificar diversos fatores que influenciam diretamente o desempenho do seu blog, como por exemplo: posts mais lidos, as palavras-chave de entrada no seu blog, entre muitos outros dados importantes.
Cadastre seu site no FeedBurner que é uma ferramenta grátis também. Por meio dela você pode acompanhar a quantidade de leitores do seu blog, que não o acessam, porém o acompanham através da leitura dos feeds. Um grande número de leitores de feeds quer dizer que muitas pessoas gostam do seu blog, do seu conteúdo e consequentemente é uma forma de avaliar seu desempenho.
Isso tudo é formidável para o próximo passo, que é analisar as informações. Nessa parte, dê atenção para dados como: qual categoria do seu blog é mais movimentada e qual tipo de artigo é mais visto. Isso ajuda a ter novas ideias de conteúdo!
Trace metas
Após o duro início, que é escolher um domínio, um nome, escolher a plataforma, otimizá-lo e tudo que é necessário para fazer um blog, trace metas de visitas, de leitores. Metas são uma maneira de fazer você se focar e não se perder nem desanimar no caminho, mas não seja muito ambicioso, não vá traçar metas “inatingíveis”. Seja razoável, dê um passo por vez, não ache que no segundo mês você terá 20 mil visitantes e 1 0mil assinantes dos seus Feeds. Até pode até existir casos desse tipo, porém são exceções à regra.
O começo, para os apressadinhos, é o mais difícil, pois nem sempre os resultados aparecem nos primeiros meses. Mas lembre-se de que seu blog é uma maneira de você se expressar, compartilhar informações, experiências e não somente para lucrar. Com um trabalho árduo e bem feito é possível conseguir bons resultados nos buscadores e um número razoável de leitores do seu blog em aproximadamente dois meses e meio. Razoável entende-se por um ou outro artigo na primeira página dos buscadores e 300 a 500 visitantes diários.
Como qualquer projeto, para criar um blog de sucesso as metas também são necessárias. Portanto, defina quantos artigos serão publicados, qual a quantidade de visitantes que você gostaria de ter e quantas pessoas, por mês, ou por semana, você quer que se inscrevam na newsletter. Ou seja, pessoas que estarão na mailing list.
Esses números são importantes para fazer melhoria contínua, escrever artigos mais profundos, fazer um trabalho de SEO bem feito, analisar adequadamente os dados, voltar e ter novos insights.
Top 10 Dicas para Aumentar suas Visitas
Um conteúdo de qualidade não é suficiente se os leitores não chegam até ele. Não existe uma fórmula mágica para conseguir tráfego para o seu blog. Abaixo vou relacionar 10 pontos que irão te ajudar nesta tarefa:
- escreva sobre assuntos do momento, destaques, algo que você viu e ninguém reparou, por exemplo;
- não tenha medo de compartilhar seus conhecimentos;
- escreva artigos com bastante informação, mas evite textos muito complexos, seja objetivo;
- faça seu leitor fazer parte do blog, com enquetes, votações, sugestões de assuntos entre outros;
- sempre responda os comentários dos seu leitores;
- entrevistas ou guest posts de experts da área são uma forma interessante de atrair o seu público específico;
- faça parte da blogosfera ligada ao seu nicho. Marque presença e isso irá atrair visitantes para o seu blog;
- escreva sobre assuntos controversos, que gerem discórdia, esses assuntos sempre trazem visitantes, mas seja coerente não vá tratar sobre o aborto em um blog de tecnologia;
- artigos muito grandes são cansativos de ler, por isso, divida em partes: Artigo parte I, Artigo parte II, esse tipo de abordagem faz com que o leitor fique ansioso para ler a continuação e com certeza ele irá retornar ao blog;
- e, por último e, bem longe de ser o menos importante, divulgue seu blog!
Como ganhar dinheiro com blog
Agora que você já atingiu algumas metas, aumentou suas visitas, aprendeu a fazer diferente, sabe dividir o seu tempo, como reotimizar seu conteúdo, conhece bem a plataforma que utiliza, sabe como analisar seu desempenho, vamos ao ponto onde todos os blogueiros querem chegar: fazer sucesso e se manter no topo é o mais difícil.
A monetização de um blog tem de ser um processo gradual e cuidadoso e só deve passar a fazer parte de suas metas após já ter conseguido leitores fiéis e conteúdo de qualidade. Vou citar algumas formas de monetização que podem ser utilizadas no seu blog:
- venda publicidade para empresas relacionadas aos assuntos que você trata no seu blog;
- crie uma conta nos Ads conhecidos como: Google Adsense, Yahoo Links Patrocinados. Existem muitos outros como: Programa de Afiliados do Submarino, Programa de Afiliados do Mercado Livre, Progama de Afiliados do UOL, Parceria.com da Americanas dentre vários outros;
- compre um domínio, pois é mais atrativo ter um endereço próprio e fazer sua marca um blog sem um seusite.wordprerss.com ou seusite.blogspot.com.br. Pequenos investimentos são sempre necessários;
- faça posts patrocinados. Existe uma certa polêmica quanto a isso na blogosfera, já que cada um faz o que acha melhor. Mas, se você quer fazer dinheiro com o seu blog, por que não?
- abra espaço para colaboradores, conteúdo de outras pessoas são um atrativo a mais para o seu blog;
- crie materiais ricos para agregar mais valor aos seus conteúdos.
Para criar um blog de sucesso, não basta somente escrever, você tem que ser organizado e seguir todo esse processo. Caso tenha alguma dúvida, escreva nos comentários e também aproveite para se inscrever no canal Mestre TV.
Até a próxima!
O post Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante apareceu primeiro em Agência Mestre.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Fazer um Blog de Sucesso? Guia para o Blogueiro Iniciante. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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