Confirmação dupla: pare de desperdiçar dinheiro, tempo e energia com as pessoas erradas

Se você não conhece o sistema de confirmação dupla, provavelmente está desperdiçando seu tempo, dinheiro e energia com as pessoas erradas.

Para você entender melhor do que eu estou falando, deixa eu te contar o caso do casamento do meu irmão, que aconteceu há pouco tempo.

Ele e minha cunhada decidiram fazer uma cerimônia daquelas bem tradicionais, no religioso e finalizando com uma boa recepção no final.

E optaram por enviar os convites e não pedir confirmação de presença (pelo menos, não tiveram nenhum sistema que filtrassem quem confirmou de quem não confirmou).

Eles simplesmente contaram com a presença de todos que estavam na lista, tentando, às vezes, adivinhar se fulano ou ciclano não iriam por esse ou aquele motivo.

Pois é. Eu não sei se você é casado, se teve uma cerimônia desse estilo ou se já organizou uma festa parecida…

Só sei que não é das coisas mais baratas que você faz na vida. Na verdade, festas desse porte costumam demandar uma boa quantia de dinheiro, paciência para ir atrás de tudo e tempo para que tudo seja feito certinho no prazo evento.

Tudo é planejado com muito carinho, em cada detalhe.

Por isso, espera-se que todos os convidados (ou pelo menos a grande maioria) estejam presentes nesse grande dia.

Agora, imagine o tamanho da surpresa quando eles descobriram que, das 197 pessoas convidadas, apenas 100 apareceram.

O que deve ter passado pela cabeça deles nesse momento é quanto eles poderiam ter economizado se soubessem antes a quantidade real de pessoas que estariam lá.

Pensa comigo.

Eles poderiam ter economizado no buffet, na quantidade de cadeiras e até mesmo no tamanho do espaço alugado.

Poderiam ter passado menos tempo fazendo lembrancinhas e porta-guardanapos já que a quantidade seria bem menor.

Poderiam ter tido menos trabalho fazendo a metade de bem-casados.

Eles teriam evitado tudo isso se tivessem uma segunda lista, só com aqueles que realmente confirmaram que queriam e podiam comparecer no dia marcado.

O fato é que algo parecido acontece com você quando você não utiliza o sistema de confirmação dupla nas suas campanhas de email marketing.

Quando você conta como leads qualificadas todas as pessoas que se cadastraram na sua lista, sem pedir uma segunda confirmação para ter certeza de que a pessoa realmente quer estar lá e acompanhar o que você tem a dizer.

Afinal, sempre têm aquelas pessoas que caem de paraquedas na sua página, acham interessante e até se cadastram para receber o seu material, mas que no fim das contas não são o seu real público-alvo.

Aquelas que, querendo ou não, não vão te acompanhar até o fim.

No caso, com a confirmação dupla você também economiza dinheiro, energia e tempo, pois passa a saber quais leads estão realmente interessadas no que você tem para oferecer…

E quais delas são simplesmente as pessoas erradas, que não valem a pena manter na sua lista de emails.

A boa notícia é que depois desse texto você não vai mais correr esse risco, porque eu vou te contar tudo o que você precisa saber para aplicar o sistema de confirmação dupla nas suas páginas.

Vem comigo!

O que é o sistema de confirmação dupla?

Sistema de confirmação dupla (também conhecido como double opt-in) é quando o visitante se cadastra no formulário da sua landing page e precisa entrar no email dele para confirmar a inscrição.

Funciona assim…

Na sua página de captura, você oferece um conteúdo de valor para o visitante, como um ebook ou uma newsletter, por exemplo.  

Então, ele se interessa por sua oferta e decide te passar o email em troca do material.

Depois que o visitante preenche os dados que você pediu no formulário, aparece uma mensagem mais ou menos como essa na tela dele:

Obrigado por se cadastrar

Ao seguir as instruções e abrir a caixa de entrada, ele vai ver uma mensagem automática pedindo para que confirme a inscrição. Ela vai ser parecida com essa, se o material que ele quer receber for um ebook, uma planilha ou algo semelhante:

Confirmação planilha

Ou parecida com essa, caso ele esteja se cadastrando para receber sua newsletter semanal, por exemplo:

Após clicar no link de confirmação, ele vai para outra página que diz mais ou menos o seguinte:

Obrigado por se inscrever

Pronto, processo concluído.

A grande sacada do sistema de confirmação dupla é que o visitante só recebe o material pelo qual tem interesse e se torna uma lead de fato depois de confirmar o cadastramento na sua lista.

Mas por que isso é uma grande sacada, afinal de contas?

Por que usar confirmação dupla nas suas campanhas?

O sistema de confirmação dupla pode parecer um mero detalhe e eu até entendo quem pensa assim, afinal de contas, é bem mais fácil a pessoa se cadastrar e você já considerar ela como sua lead e pronto.

E também porque com ele você terá sua taxa de conversão reduzida, já que as leads cujo email é inválido não vão aparecer na sua base de contatos e algumas pessoas nunca vão concluir o processo de dupla confirmação.

Mas deixa eu te falar uma coisa: não adianta nada ter uma lista gigantesca de leads se nem todas elas estão verdadeiramente engajadas com a sua marca.

É que nem ter mil seguidores no seu Facebook sendo que só 20 interagem com você.

Ou seja, uma lista grande não significa nada se essas leads não confirmarem que realmente são válidas.

Por que eu estou te falando isso?

Porque as chances são que, se você tem uma lista com muitas leads que se cadastraram na sua landing page, mas não sabe quantas dessas pessoas realmente estão ativas na sua lista por não ter um sistema de confirmação…

Quando você enviar os seus conteúdos ou até mesmo suas ofertas, grande parte não irá nem receber o email.

Que dirá fechar negócio com você.

E por isso eu digo que números altos por si só não pagam as contas no fim do mês. Logo, você precisa filtrar quem realmente está interessado e é de fato um potencial cliente para o seu negócio.

Então, se você parar para pensar, o sistema de confirmação dupla acaba sendo algo muito positivo para a sua estratégia de marketing como um todo.

E por isso que é importante ter essa funcionalidade nas suas campanhas de email marketing, na hora de gerar de leads para a sua empresa.

A confirmação dupla é uma etapa para você confirmar a autenticidade daquela lead, o que evitará que os seguintes tipos de leads entrem na sua base de contatos:

  • Pessoas que tem apenas interesse no material rico oferecido, mas não deseja se tornar um lead da sua base e se relacionar com você;

  • Leads cujo email é inválido;

  • Spambots, que podem entrar na sua lista através de conversões de robôs (chamados bots) nos seus formulários.

Ela garante que você tenha apenas leads que realmente tem interesse por seu conteúdo.

Ou seja: uma lista de contatos mais ativa e engajada.

Como eu disse, parece detalhe, mas na verdade isso evita uma série de problemas, como entregabilidade das suas campanhas, reputação e spams – que fazem com que o seu domínio seja visto com maus olhos pelos provedor de email.

Se você escolhe ignorar esses “pequenos problemas”, o resultado não é nada legal: seus email correm o risco de chegar cada vez menos diretamente até a caixa de entrada das suas leads.

Ao invés disso, vão parar na caixa de spam ou em abas promocionais, o que reduz consideravelmente o engajamento e sucesso das suas campanhas.

É por isso que você precisa contar com a confirmação dupla: para melhorar a entregabilidade das suas campanhas e proteger o sistema como um todo, já que a taxa de bounce afeta a ferramenta que você utiliza como um todo.

Vou te dar um exemplo de como esse último tópico acontece na prática.

Pensa comigo.

Você e milhares de outras pessoas usam uma ferramenta de email marketing como o Klicksend.

Se muitas delas não tomam esse cuidado de ter leads reais, que de fato autorizaram o envio de emails, as chances são que muitos deles sejam notificados como spam.

E nem digo que seja “maldade”, muitas vezes é até mesmo por não saber que isso tudo que eu te falei acontece.

Seja como for, isso afeta a plataforma como um todo, porque os provedores de email, (como o Gmail, Hotmail, Uol…) começam a olhar todos os emails que vêm através dessa ferramenta com maus olhos, inclusive aqueles que fazem tudo direitinho.

Ou seja, afeta a entregabilidade de todos que usam.

E é por isso que o Klicksend optou por ter o sistema de confirmação dupla como uma das suas funcionalidades básicas: para garantir maior segurança e estabilidade a todos os seus usuários.

Agora, olha só como você pode configurar as suas campanhas com a dupla confirmação através do Klicksend:

Como configurar o sistema de confirmação dupla com o Klicksend

Como você acabou de ver, todo cliente Klicksend já desfruta dos benefícios do sistema de confirmação dupla.

Pois todas as suas leads capturadas com o Klickpages e integradas ao Klicksend já passam por esse método de confirmação para a sua segurança e estabilidade das suas campanhas.

Basta configurar o email de confirmação.

E como que isso é feito?

Para capturar leads com o Klicksend, você precisa criar um formulário que será preenchido com as informações que você precisa do seu potencial cliente (nome, email…).

E para isso, é só acessar a guia Formulários na sua página inicial do Klicksend e depois clicar em Novo Formulário.

Aí você vai fazer as configurações básicas (dar um nome para o formulário e selecionar a tag que quer utilizar) e definir os campos que serão preenchidos pelo potencial cliente.

Quando essa etapa estiver pronta, você clica na aba E-mail de confirmação para preencher o nome do remetente, o email para onde as respostas serão encaminhadas e o assunto.

E também para escrever o email pedindo para os seus potenciais clientes confirmarem a inscrição na sua lista.

O Klicksend já disponibiliza um modelo padrão de email de confirmação, você pode usar ele mesmo ou ficar a vontade para criar o seu.

Então, se o que você quer é um serviço de email seguro com sistema de confirmação dupla para garantir uma base de contato mais ativa e com leads reais, clique aqui.  

Conclusão

Chegou a hora de parar de vez de desperdiçar seu precioso dinheiro, tempo e energia com as pessoas erradas.

Com a confirmação dupla nas suas campanhas de email marketing você saberá quem realmente quer fazer parte da sua lista de emails e vai engajar com a sua marca.

Eu mostrei neste artigo que o sistema de confirmação dupla funciona quando o visitante se cadastra no formulário da sua landing page e entra no e-mail dele para confirmar a inscrição.

E que esse é o sinal que você precisa para saber que essa pessoa é de fato uma lead qualificada na sua lista.

Apesar de parecer um mero detalhe, você viu que essa funcionalidade é um diferencial para a sua estratégia de marketing como um todo, pois te pois te proporciona uma lista de contatos mais ativa e engajada.

Eu te contei ainda que com o Klicksend você tem a confirmação dupla como uma das funcionalidades básicas das suas campanhas, o que te dá maior estabilidade e segurança.

E ainda falei como configurar esse sistema nas suas campanhas através do Klicksend.

Agora você está pronto para direcionar o seu conteúdo de valor para quem realmente importa.

E aí? Ficou a fim de implementar nas suas campanhas? Me conta aqui nos comentários! Vou adorar saber. 😉

(Este artigo foi originalmente publicado em 13 de junho de 2019 e atualizado em 14 de julho de 2020 por Angela de Oliveira para oferecer informações mais precisas e completas)

O post Confirmação dupla: pare de desperdiçar dinheiro, tempo e energia com as pessoas erradas apareceu primeiro em Blog Klickpages.

Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Confirmação dupla: pare de desperdiçar dinheiro, tempo e energia com as pessoas erradas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pages