Não são a mesma coisa, mas se aplicadas juntas, elas são poderosas a seu favor, no que diz respeito a comunicação persuasiva.
Junho de 2019, estava com uma grande dificuldade de fazer conteúdos de conversão e recebi um conselho de um Consultor de marketing que havia contratado para fazer uma auditoria no meu blog.
O feedback dele foi positivo, mas me deu uma dica muito importante!
Há respeito da minha estrutura, eu estava no caminho certo.
Mas estava errando em duas etapas, para poder ter resultados melhores e se eu quisesse mudar isso teria que fazer duas coisas.
Precisava estudar Copywriting e Storytelling.
Na hora pensei!
O que é isso?
Comecei pesquisar sobre esse universo e estudar bastante o assunto.
Depois de algum tempo, o Copywriting e Storytelling mudaram a minha vida de tal forma que hoje vivo deles profissionalmente.
Depois de um ano de estudo sobre os temas e uma lista de professores que me ensinaram mais ainda sobre Copywriting e Storytelling, através de livros e cursos.
Estou explicando de uma forma simples para você realmente entender os conceitos de todo o processo de aprendizado e dedicação que passei.
Pode ficar tranquilo que realmente quero mostrar para você como está duas ferramentas podem funcionar para seu negócio online ou sua empresa fixa.
Você vai descobrir o leque de opções que vai ter “em suas mãos” aplicando as técnicas adequadas.
Irei te ensinar de uma forma bem abrangente e detalhada como ela funciona.
O seu aprendizado vai ser da mesma forma que trabalho nos meus projetos de conteúdo, quando sou contratado.
Não vou deixar de te ensinar nenhuma técnica!
Vamos começar?
Primeiramente vamos citar as origens delas e significados.
Copywriting
Arte de escrever para vender, enquanto um amigo, Gustavo Ferreira, diz: “São palavras que vendem milhões” (Paulo Macedo, página 15, livro vermelho, Copywriting, o método centenário de escrita mais cobiçado do mercado americano).
Sem uma tradução o Copywriting são estratégias de comunicação persuasiva, com intuito de levar seu público alvo para uma tomada de decisão, lembrando que não é manipulação e sim transformar um atalho para pessoa e despertar um desejo.
Sendo assim podemos usar o Copywriting de qualquer forma em nosso negócio.
Em um anúncio, carta de vendas, vídeos, post em redes sociais ou até em uma conversar presencial, ou por telefone.
São elementos que podem facilitar uma pessoa a tomar decisão conforme seu desejo.
Falo que um Copywriter é um facilitador para que o cliente tome a decisão correta, informando uma mensagem não dá característica do produto mas sim os valores e benefícios que vão trazer de forma positiva.
Um copy bem elaborado tem definição de atrair e conquistar pessoas e tirando da sua zona de conforto para agir imediatamente.
Tenho um artigo profundo sobre tema, clique aqui e leia este material.
Storytelling
A parte fundamental da comunicação.
Em um mundo em que as pessoas são bombardeadas por escolhas, as histórias constantemente são o fator decisivo pelo qual decidimos fazer negócios com alguém, somos todos storytellers.
Contamos histórias para vender nossas ideias, educar estudantes, motivar equipes.
Convencer os doadores a fazer cheque.
Contamos histórias para encorajar nossas crianças a alcançar todo o seu potencial. Aprenda a contar uma história e sua vida e a vida daqueles que você toca serão radicalmente transformadas. (Carmine Gallo)
Steve Jobs, Tony Robbins, Bill Gates, Oprah Winfrey tem algum incomum, todos usam suas histórias para motivar e influenciar as pessoas de forma surpreendente.
Story = história, telling = narrar, juntos significam, narração de história.
Usado em formas e roteiros que são acostumados de ver todos os dias desde quando você entendeu o significado de uma história.
Deixando bem claro que não é uma estrutura específica do marketing e sim de forma geral, Storytelling é a arte de contar qualquer história.
Desde: filmes, séries, novelas, quadrinhos e até um comercial de produto pode fazer uma conexão com público de forma narrativa.
Assim que nascemos já temos uma conexão com o Storytelling, temos uma — história de vida envolvida- fatos familiares que nos ligam de forma intrínseca.
Isso faz parte do nosso cotidiano, no decorrer do nosso dia qualquer acontecimento se torna uma possível história se soubermos as técnicas certas.
Em um momento de alegria, de superação, de mudança ou qualquer que seja o fato.
De todas essas e muitos outros exemplos, podemos começar uma história a partir deles.
Vejamos exemplos:
Imagine a Apple, se fosse vendida somente como um produto e mostrando suas características?
Não seria esta legião de seguidores e devotos a marca que ficam dias esperando para o lançamento de um Iphone.
Já parou para pensar o porquê você toma Coca-Cola à anos?
Tenho certeza que vai me responder com a razão que o produto é de extrema qualidade e o sabor é diferenciado.
Posso concordar com você, mas se está consumindo até hoje é porque a marca criou algo emocional em sua vida, te conectando com uma história.
Quer ver detalhes? Olha para o vídeo de natal do ursinho, veja se a empresa está falando sobre o produto?
Assim como elas existem milhares de empresa que se conectam a boas histórias, elas pintam uma imagem e um cenário em nossa mente faz emocionar e ter um relacionamento para defender este propósito.
Usando as técnicas certas de persuasão essas empresas sempre se contentam com alguém ou com grupos de pessoas que se identificam de alguma forma com a ideia final. Fazendo com que o objetivo tenha êxito em forma de consumo!
Ferramentas para montar um Storytelling
Os elementos essenciais para uma história conectar e tirar atenção das pessoas são: Personagem, conflito e transformação.
A história é além da jornada do herói, existem vários padrões como: origem, encontro com o mentor, a busca da solução, notícia, estudos de casos, etc.
Você pode usar ao seu favor, como fiz no blog.
………voltando ao feedback que fez a minha vida mudar!
Depois desse conselho percebi uma grande taxa de tráfego orgânico no blog e conversão.
O conteúdo que eu mesmo criei estava fazendo isso sozinho por mim!
Muito diferente dos resultados que eu tinha antes.
E entendi que uma técnica persuasiva junta há uma história, consegue atrair mais pessoas e provocar emoções que transformam o resultado em MAIS vendas do que antes.
Copywriting x storytelling não são a mesmas coisas, mas juntas podem ser um grande arsenal para seus negócios
As estratégias são diferentes, mas podemos colocar juntas em nossa comunicação.
Todos os nossos momentos são transformados em emoção, vivemos e sonhamos sentimentos vinte e quatro horas por dia.
Porque não aproveitar a comunicação persuasiva no seu produto/serviço em base de história?
Até uma série na sua Netflix ou em livros do Harry Potter, você tem uma emoção e fica preso (se você se identificar) por ter algo em comum.
Obtenha atenção, ofereça uma experiência emocional e estimule um chamado para ação.
Como montar uma estrutura Copywriting x Storytelling e quais são os materiais para fazer isso?
Existem livros de Copywriting como do Gustavo Ferreira e Paulo Maccedo e Robert Cialdini que são muitos bons para aprender a forma de comunicar persuasiva.
De Storytelling do Carmine Gallo — Storytelling e TED, que fala sobre tema de forma simples e mostra os maiores empresários do mundo narrando sua própria história.
Mas existe uma maneira bem mais direta do tema…
StoryCopy: O primeiro método brasileiro dedicado a técnicas de narrativas aplicadas ao copywriting!
Paulo Macedo um Copywriting Brasileiro dono do principal livro de (Copywriting o Método Centenário de Escrita mais Cobiçado do Mercado Americano & Copywriting a Habilidade de ouro ousada por Milionários para transformar palavras em lucros).
Iniciou o primeiro método Brasileiro usando esta, duas poderosas artes de comunicação para aplicar em seus negócios o Storycopy.
Ele tem duas versões que são muito interessantes, a primeira ao vivo e a segunda por assinatura.
Os dois tem a definição de ensinar as maneiras corretas e como colocar sua narrativa em uma carta de venda, anúncios ou até em um vídeo.
Confesso que este treinamento foi um melhor marco para cenário do marketing digital, que o Paulo mostrou é uma maneira surreal.
Trouxe todo método usado por estrangeiros e traduziu de forma estruturadas para ensinar aos alunos
Fiz parte da primeira turma e confesso que meus negócios mudaram a partir do Storycopy.
Conseguir ter mais acesso no blog, vendi mais em meus anúncios e minhas cartas de vendas converteram em 80%.
O Paulo Maccedo tirou a venda que tapava os meus olhos e consegui finalmente enxergar um método, seguir um passo e gerar resultados através do Storycopy.
Você não precisa pagar um especialista assim como paguei, estou disponibilizando gratuitamente o meu material e guiando você para um caminho onde você possa aprender às duas ferramentas em um só lugar.
Mas pra que você alcançar resultados parecidos ou melhores que os meus é preciso se decidir, para que seu negócio tenha êxito.
Saber a melhor forma de comunicação persuasiva e ter resultados surpreendente.
No link abaixo vou deixar um conteúdo do Storycopy e você vai entender como funciona.
Conheça Agora o STORYCOPY o único método do mercado brasileiro dedicado a técnicas de narrativas aplicadas ao Copywriting!
P.s.: se você pensa que está faltando algo em seu negócio a hora é agora e imediatamente conferir o conteúdo que mostra a direção e aplicar as técnicas da narrativa em seu copy
Até logo.
O post Copywriting x Storytelling: entenda a diferença para usar em seu negócio/ STORYCOPY©
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Copywriting x Storytelling: entenda a diferença para usar em seu negócio/ STORYCOPY©. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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