Quando falamos de Marketing Digital, a impressão é que se trata de algo simples de se explicar. Mas, ao falarmos desse assunto, abordamos também todas as suas vertentes e estratégias vinculadas.
Por isso, entender o que é Marketing Digital pode ser mais complexo do que parece. E para que você tenha esse conhecimento, preparamos esse conteúdo para falarmos especificamente dele.
Então, vamos nos aprofundar nesse assunto tão importante para o mercado digital?
Entenda o Que é Marketing Digital e Conheça Suas Melhores Estratégias
O Marketing Digital é apenas uma das diversas estratégias que o Marketing oferece. Por isso, antes de começarmos a falar sobre essa estratégia, vamos falar sobre Marketing como um todo.
O que é Marketing?
Marketing é o termo utilizado para o ato de atrair, convencer e cativar clientes, suprindo as necessidades do mercado.
Através dele as empresas conseguem criar um posicionamento e estudar a persona de cada nicho, para poder atrair o cliente certo.
Estudar Marketing é importante para qualquer área que você pensar em abrir um negócio. Afinal, é a partir dele que você conseguirá ter seu ponto de partida.
Agora você deve já estar imaginando o que queremos dizer com Marketing Digital. Vamos falar sobre ele então?
O que é Marketing Digital?
Marketing Digital é o aprimoramento do Marketing para o digital. Através dele, as empresas buscam promover suas marcas e seus produtos utilizando estratégias direcionadas para esse mercado.
Com o avanço da internet nos últimos anos e seu constante crescimento, essa forma de divulgação tem se tornado cada vez mais presente nas empresas, independente de seu tamanho.
Com o Marketing Digital, a distância entre cliente e empresa acaba se tornando menor. E, essa comunicação direta, é um dos principais motivos para a utilização desse método.
Estratégias mais conhecidas do Marketing Digital
O Marketing Digital é um universo amplo, cheio de ramificações. Essas ramificações são as estratégias. Elas possuem diversas finalidades, mas o objetivo é sempre o mesmo, chamar a atenção do cliente para o que você tem a oferecer.
E não podemos falar dessas estratégias sem mencionar os 4P’s. Afinal, eles são a base para qualquer estratégia de marketing que você pretende colocar em prática.
São eles Preço, Produto, Praça e Promoção. Conhecidos também como o mix de marketing.
Separados eles podem não trazer resultados relevantes para o seu negócio, mas utilizando-os em conjunto, as chances de sucesso são bem maiores.
Agora que você já sabe por onde começar, conheça algumas estratégias do Marketing Digital.
E-mail Marketing
O e-mail Marketing é uma das estratégias mais conhecidas e tem como objetivo estabelecer um contato entre cliente e empresa.
E mesmo com as diversas novidades que surgem a cada dia na internet, o e-mail continua sendo algo bastante usado no dia a dia.
Por isso ele é uma ferramentas bastante eficiente quando falamos de comunicação entre cliente e empresa, e uma das estratégias mais utilizadas.
Marketing de Conteúdo
O Marketing de Conteúdo é uma das estratégias mais conhecidas do Marketing Digital. Ele é usado para atrair a atenção do seu público com conteúdos de qualidade.
Ao contrário do que a maioria das pessoas pensa sobre Marketing, o objetivo não é apenas chamar atenção para a marca ou o produto. No caso dessa estratégia, por exemplo, o intuito também é oferecer conteúdos que irão ajudar seu público alvo.
Uma das maneiras de colocar essa estratégia em prática é através da criação de um blog, canal no Youtube ou site. Através dele você poderá falar sobre diversos assuntos relacionados ao seu mercado.
É claro que você pode divulgar o seu produto através do conteúdo criado. Mas, lembre-se de que o foco é a disponibilidade de bons conteúdos gratuitos, com o objetivo de resolver problemas e ensinar mais sobre o assunto tratado.
E já que estamos falando de criação de conteúdo e blogs, não podemos esquecer do SEO. Também uma estratégia do Marketing Digital.
SEO
Se você já tem alguma familiaridade com blogs e sites, você já deve ter ouvido falar em Search Engine Optimization, ou SEO como é mais conhecido.
Como o nome já sugere, se trata da otimização de conteúdo. Através dessa ação, você consegue ranquear melhor seu blog no Google, tornando as chances de reconhecimento de seu material muito maiores.
São vários detalhes, que fazem toda a diferença no final.
Anúncios
Os anúncios podem funcionar como uma extensão do conteúdo que é disponibilizado nas redes sociais, blog, Youtube e demais meios.
Através dessas redes você consegue ter acesso aos conteúdos que mais geram engajamento entre o público e, a partir disso, promovê-los para ter um alcance ainda maior.
As estratégias do Marketing Digital são muito importantes para um bom resultado. Mas, além delas, existem outros pontos que devem ser levados em consideração. Como, por exemplo, a persona do seu negócio.
Conhecer sua persona te ajudará a ter um norte a seguir na hora de criar conteúdo para seu público, e também quando for vinculado anúncios, e-mail marketing, etc.
Benefícios
São vários os benefícios que a utilização do Marketing Digital podem trazer ao seu negócio. Assim como utilizar suas estratégias.
Com o Marketing de Conteúdo, por exemplo, você terá grandes chances de conseguir novos Leads. Afinal, o blog é uma ótima forma alcançar essas pessoas. Além disso, você acaba ganhando a confiança do seu público ao disponibilizar conteúdo gratuitos e de qualidade.
Mas ao falarmos no geral, podemos citar alguns exemplos de benefícios muito relevantes para sua marca ou produto. Continue lendo para descobrir.
Redução de custos
Anunciar na internet acaba sendo mais barato do que ter de investir em mídias offline, como televisão, rádio, outdoors, e demais opções.
Mesmo que haja um investimento para fazer as divulgações, acaba sendo mais em conta do que se fosse veicular algo offline.
Se você estiver começando seu negócio agora, o Marketing Digital será o caminho certo para que você não precise gastar em um primeiro momento.
Maior engajamento
Fazer Marketing através da internet possibilita que você aumente seu engajamento. Afinal, existem várias maneiras de interagir com sua persona através de redes sociais e blogs.
Esse método facilitou a comunicação entre cliente e empresa, tornando-as mais humanizadas e acessíveis. E também acaba exigindo da marca mais eficiência e qualidade no que estiver oferecendo.
As empresas que conseguem criar bons conteúdos e interagir com seus clientes, são empresas com grandes chances de se manter no mercado por bastante tempo.
Maior visibilidade
A internet possibilita que você leve sua marca para diversas regiões, tornando seu trabalho reconhecido. Essa visibilidade é bastante positiva e, dependendo do produto que você esteja vendendo, pode gerar novos clientes.
Se você tem alguma loja local ou online que venda para todo o Brasil, por exemplo, a presença nas redes sociais irão te ajudar a divulgar esse trabalho.
Interação com o cliente após a venda
Outro benefício é a interação com o cliente após ele ter realizado uma compra. Ou seja, no pós venda.
Essa etapa é muito importante que você esteja conectado com esse cliente e disposto a tirar dúvidas e resolver problemas que podem ocorrer.
E o Marketing Digital tornou esse processo menos estressante, já que hoje existem diversas formas de você entrar em contato com uma empresa ou reclamar da mesma caso não esteja sendo ouvido.
Conclusão
Marketing Digital é um assunto muito falado ultimamente, e vem atraindo muitas pessoas para esse mercado.
Conhecendo seu conceito e suas estratégias, você conseguirá levar seus negócios a outro nível.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Entenda o Que é Marketing Digital e Conheça Suas Melhores Estratégias. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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