Olá, leitor da Mestre! Uma pergunta: como você faz para encontrar os temas e termos mais relevantes para os conteúdos que você produz para o seu site ou blog? Certamente você já deve ter escutado falar do planejador de palavras-chave do Google, certo? Porém, existe uma ferramenta ainda mais eficiente para identificar oportunidades, o Google Trends!
Hoje, vamos falar sobre ela e sobre como:
- você pode fazer uso para descobrir tendências de busca;
- entender melhor o comportamento do seu usuário, ou seja, quando o mesmo faz uma busca por um site, por uma imagem ou por um vídeo.
Confira!
O que é Google Trends?
O Google Trends é uma ferramenta do buscador mais famoso do mundo, o Google, que permite você identificar as pesquisas que os usuários vem fazendo acerca de um determinado termo.
Resumindo, é uma ferramenta de apoio para identificar as tendências e ajudar no seu levantamento de termos ao lado e de outros mecanismos, como o planejador de palavras-chave do Google Ads.
No Trends é possível visualizar as principais e as crescentes consultas sobre qualquer assunto. Além disso, você consegue filtrar os resultados por:
- países;
- estados;
- período de tempo;
- categoria;
- fontes de busca, como Google Imagens, Google News, Google Shopping ou YouTube.
Para ter uma visão geral sobre o Google Trends, dê o play no vídeo abaixo:
Por que usar o Google Trends?
Mas, afinal, será que essa ferramenta serve para o meu tipo de negócio? A resposta é: sim! Caso você tenha uma presença web e faça estratégias de marketing digital, por exemplo, o Google Trends é ótimo para achar as palavras ideais e ser encontrado por seus leads.
Isso porque:
- mostra os termos mais pesquisados pelas pessoas, sendo possível pensar em um tema de conteúdo e otimização para SEO, por exemplo;
- ao pesquisar por palavras-chave você consegue encontrar o crescimento ou queda das buscas mais relevantes do seu mercado;
- é possível comparar sinônimos ou temas similares para identificar qual é mais interessante trabalhar em um determinado período ou ação digital.
Como o Google Trends Funciona?
Para utilizar a ferramenta é simples, basta acessar https://www.google.com.br/trends/ para começar a explorar os tópicos. Na primeira tela você verá as pesquisas que estão mais em alta, tendo a possibilidade de filtrar por localização ou por uma das categorias do Trends.
Para descobrir as tendências do seu nicho, por exemplo, basta fazer uma pesquisa na caixa de busca .
Na tela seguinte da busca, você confere um gráfico que mostra a evolução das pesquisas para o termo escolhido ao longo do tempo. Nela você poderá alterar o país, o intervalo de tempo, a categoria e a fonte da busca.
Para entender melhor, vou explicar cada uma das funcionalidades. Veja abaixo:
- existe a possibilidade de filtrar o resultado por pais ou até mesmo especificar algum estado, para uma melhor análise da tendência;
- você pode ver toda evolução do termo nas pesquisas (desde de 2004 até o momento atual), assim como especificar um período diferente de tempo, podendo consultar a oscilação do gráfico até na última hora atrás;
- caso o seu termo seja aplicado a mais de um contexto, é possível utilizar o filtro por categoria para ter um grau maior de acerto, com relação ao resultado. Por exemplo, se procurar por “RPG” na categoria “jogos”, terá um determinado gráfico de evolução ao longo do tempo, com retorno de palavras-chave, como rpg games, online rpg e jogos de rpg. Por outro lado, quando você faz a busca de “RPG” na categoria “saúde”, além de outro gráfico de tendência de busca, teremos resultados de palavras, como rpg fisioterapia, rpg postural, etc;
- um mesmo assunto pode ser buscado de maneira diferente, dependendo do lugar em que o usuário está. Por exemplo, quando ele busca pelo termo “futebol” na pesquisa do Google, as principais consultas são jogos, jogos de futebol e futebol ao vivo. Quando esse termo é buscado no Google Imagens, temos consultas como bola de futebol e jogador de futebol. Por último, quando olhamos as buscas feitas no YouTube, temos como resultado vídeos de futebol e a música do Mc Guime, País do Futebol. Conhecer essa diferenciação, pode ser muito útil na hora de otimizar suas buscas por imagens ou vídeos;
- outro recurso bastante interessante é a comparação de termos. Isso te dá a possibilidade de decidir em qual tipo de conteúdo você deve focar os seus esforços. Imagine que você tem um site sobre viagens e quer escrever uma série de artigos sobre uma determinada praia. Qual é a que tem mais potencial: Ubatuba ou Caraguatatuba? O Google Trends nos responde essa questão:
O Trends nos mostra que pode ser mais interessante focar os esforços para conteúdos sobre Ubatuba. No exemplo acima, comparamos apenas dois termos. Porém, você pode fazer uma comparação ainda maior.
Explorando o Interesse Regional
Imagine agora que você queira investir em anúncios patrocinados, seja no Google ou no Facebook. Sabia que o Google Trends também te ajuda a segmentar a sua audiência? No bloco “interesse regional”, é possível ver quais regiões do Brasil fazem mais buscas sobre o tema que você deseja promover. Veja como é simples analisar os dados:
Para o termo “Ubatuba”, por exemplo, é interessante focar nas regiões de São Paulo, Tocantins e Pernambuco.
Principais Consultas e Consultas Crescentes
Você pode encontrar novas oportunidades de expandir suas palavras-chave por meio dos termos exibidos em “Assuntos Relacionados” e em “Consultas Relacionadas”. Alterando o período de tempo, você encontra novas palavras, aumentando assim a sua lista de termos relevantes.
Eu particularmente gosto de ver as consultas crescentes nos últimos meses e no último ano. Assim, conseguimos identificar boas oportunidades do que virá a ser tendência. Por exemplo, quando colocamos o filtro de “últimos 12 meses” para a palavra-chave “geladeira duas portas”, veja só o resultado:
Descobrimos que a busca por “geladeira duas portas preta” aumentou mais de 90% nos últimos 12 meses, enquanto que a busca por “geladeira duas portas branca” aumentou 70%. Ou seja, podemos imaginar que a cor preta continuará crescendo e cada vez mais pessoas farão buscas para comparar os modelos de marca dessa tonalidade.
A reflexão que precisamos fazer é: você que tem um e-commerce ou blog, que fala sobre geladeiras duas portas, já tem conteúdo relevante sobre como escolher a cor ideal? Você já está se preocupando em conquistar a primeira página do Google para esse termo, para dominar as buscas quando elas ficarem extremamente altas? Pense sobre isso!
Sazonalidade e Tendência
O Google Trends é uma excelente ferramenta para identificarmos a sazonalidade de um nicho. Por exemplo, se procurarmos pela palavra-chave “black friday”, fica evidente no gráfico, um pico de buscas que se inicia no mês de outubro e tem seu ponto alto em novembro, que é o mês em que ocorre o evento.
Dessa forma, você pode verificar em seu nicho de atuação, quais são os pontos altos de busca e preparar o seu território para receber mais visitas.
E aí? Com base nas explicações do artigo, já sabe o que será tendência no seu nicho de mercado? Utilize o Google Trends para saber e expandir as suas possibilidades de gerar novos conteúdos. Lembre-se, quem sai na frente, tem grandes chances de chegar primeiro. Desejo sucesso em todos os seus projetos!
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O post Google Trends — Descubra Tendências de Busca apareceu primeiro em Agência Mestre.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Google Trends — Descubra Tendências de Busca. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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