Estamos vivendo a era das reinvenções de negócios. Potencializados pela necessidade de mudanças que a pandemia trouxe aos tempos atuais, os varejistas estão antecipando a inevitável transformação digital para seus negócios.
A quantidade de novos e-commerces lançados nas últimas semanas supera até a melhor expectativa de crescimento prevista para o ano de 2020. Além disso, muitos desses lojistas são marujos de primeira viagem, navegando pelas turbulentas e, às vezes, sombrias águas das vendas online.
O que fazer para conseguir atrair novos clientes pela internet? Como fazer para continuar vendendo para minha clientela atual por este canal que eles ainda não estão acostumados?
O objetivo desse artigo é lhe ajudar a utilizar de maneira eficiente o Telegram, estimulando sua base atual de clientes a se comunicarem diretamente com você e educando os novos clientes a consumirem seus novos conteúdos e ofertas.
Por que usar o Telegram?
O Telegram, principal concorrente do WhatsApp, é uma ferramenta de mensagem instantânea na qual você consegue conversar com outras pessoas, criar grupos e canais.
Inicialmente, era mais utilizado pelo público de TI e geeks, mas devido à instabilidade do WhatsApp ao longo do tempo, ganhou uma base relevante de usuários e acabou se destacando por algumas funções que o concorrente não consegue oferecer.
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O primeiro grande ponto é a quantidade de pessoas que podem fazer parte de um grupo. No WhatsApp, o número é limitado a 256 pessoas no total, já no Telegram esses números podem chegar à 200 mil pessoas.
O segundo fator, que é o que iremos explorar em nossa estratégia, é a criação de um canal: uma forma de comunicação direta com o usuário que se inscreve.
Ele somente recebe mensagens e só consegue responder com mensagens privadas para o administrador que enviou a mensagem.
Quem faz parte de um canal não consegue ver os outros inscritos e isso é uma forma da empresa se proteger contra possíveis concorrentes ‘bisbilhotando’ sua audiência.
Por que fazer um clube de compras?
A recorrência de receita tornou-se a nova menina dos olhos de todo empresário. Ao invés de ficar se preocupando em alcançar novos clientes todos os meses, por que não cultivar relacionamento com minha base existente e estimular a recompra dessas pessoas, todo o mês?
E apesar do relacionamento parecer uma ação básica, muitas vezes ela é negligenciada por grande parte das empresas. Além disso, pode ser uma excelente fonte de receita, que é deixada em segundo plano.
A ideia de construir um clube de compras serve para resolver esse problema, usando o Telegram como canal de comunicação para estreitar esse relacionamento com o consumidor final.
Como implementar um clube de compras
Vamos acompanhar alguns passos que devem ser feitos antes de começar a divulgar o seu novo programa:
- A primeira coisa a se fazer é criar uma conta no Telegram em nome da sua empresa. Se possível, vincule o mesmo número utilizado no atendimento da sua loja;
- Defina o nome de usuário com o mesmo nome das suas redes sociais, para facilitar a identificação;
- Personalize a foto de perfil com a logomarca da empresa.
Feito isso, o próximo passo é a criação de um canal. Como dito anteriormente, o canal permite uma comunicação unidirecional, na qual somente o dono enviará mensagens e os interessados podem responder no particular.
O canal é importante pois evita que conversas paralelas aconteçam por parte dos membros, às vezes desviando o assunto, levantando uma discussão que não está sob seu controle e pode causar um impacto negativo para a empresa.
Para criar um canal, você deve instalar o aplicativo do Telegram em seu celular, disponível para as plataformas iOS e Android. Basta informar o nome e selecionar uma imagem de perfil. No processo de criação, você pode definir o nome do link para fazer parte do canal, essa é a informação que vamos precisar para divulgar às pessoas
De posse do link do canal, você pode começar a divulgá-lo para sua audiência. Recomenda-se a utilização nos seguintes locais:
- Banner na página inicial do site;
- Link da bio no Instagram;
- Pop-up de saída do site;
- Lista de transmissão no whatsApp;
- Disparo de email marketing para a sua base.
O que oferecer num clube de compras
Para concluir o raciocínio, algumas das ações que você pode oferecer para seus clientes num clube de compras são:
- Descontos progressivos;
- Compre 2, leve 3;
- Cupons secretos;
- Programas de indicação;
- Brindes exclusivos;
- Pré-venda de lançamento de novos produtos.
Conclusão
De posse de todas essas informações, escolha a que mais faz sentido ao seu negócio e comece a colocar em prática agora mesmo essa ação. Assim, será possível começar a colher resultados da sua base fiel de clientes, que amam seu produto ou marca.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Usando o Telegram para criar um clube de compras. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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