Quer aprender como fazer um sorteio no Instagram em 2020? Procurando ideias de sorteio de Instagram que você pode usar para ganhar mais seguidores?
Neste artigo, nós compartilhamos dicas para ajudá-lo a planejar um sorteio de sucesso no Instagram que realmente funcione para ganhar curtidas no Instagram, ganhar seguidores e atingir suas metas de marketing digital.
O que são Sorteios no Instagram e Como Funcionam?
Sorteios no instagram são promoções de tempo limitado em que as marcas prometem doar um produto ou serviço para um (ou mais) participantes sortudos de acordo com um conjunto específico de critérios.
Se você usa o Instagram frequentemente, provavelmente já viu um sorteio de Instagram em primeira mão.
Marcas pequenas empresas usam os sorteios no Instagram para lançar novas linhas de produtos, alcançar novos fãs e aumentar seus seguidores de Instgram.
Quais as Regras dos Sorteios do Instagram?
O Instagram torna relativamente fácil promover sorteios, em comparação com os regulamentos do Facebook que limitam os requisitos e condições de entrada no sorteio.
O Instagram exige que você gerencie seu sorteio legalmente, garantindo que você não viole nenhuma lei federal, estadual ou outra lei aplicável à sua região. Além disso, o Instagram exige que você inclua regras oficiais do sorteio e termos de elegibilidade para participar.
Se você tiver um aviso legal em seu site sobre regras e detalhes do concurso ou sorteio, você pode postar esse link em sua na sua bio. Para obter uma lista atualizada dos termos dos concursos do Instagram, visite a Central de Ajuda do Instagram.
Como Fazer um Sorteio no Instagram em 2020? 5 Passos Simples
Agora que você conhece as principais regras para a realização de um concurso ou sorteio no Instagram, veja as etapas de como fazer um sorteio no Instagram a seguir:
Passo #1 – Escolha um Objetivo Claro para Seu Sorteio de Instagram
O primeiro passo é definir uma meta para o seu concurso. Por exemplo, você pode escolher:
- Conseguir mais engajamento para seu perfil do Instagram;
- Conseguir mais seguidores no Instagram;
- Conseguir que mais pessoas se inscrevam em sua lista de emails;
- Aumentar a produção de conteúdo criado por seus seguidores (conteúdo sobre seu perfil, claro)
Em geral, os sorteios são uma ótima maneira de aumentar seu público e expandir seu alcance no Instagram.
Ao usar os requisitos de sorteio como “marcar um amigo nos comentários”, o público-alvo existente faz o trabalho de compartilhar seu conteúdo com os amigos.
E além de compartilhar o seu conteúdo, os comentários no Instagram aumentam sua taxa de engajamento.
Desse modo, seus posts aparecerão para mais usuários organicamente.
E se os amigos deles tiverem interesses semelhantes e gostarem do seu sorteio no instagram, eles também vão marcar os amigos deles.
Por conta disso, seu número de seguidores crescerá exponencialmente.
O sorteio no Insta pode ser uma maneira ótima para ajudar a alavancar sua empresa, ou ajudar em um lançamento de um novo produto ou serviço, por exemplo.
Um sorteio bem executado no Instagram geralmente aumenta o engajamento com seus posts, resultando em vários benefícios em relação ao algoritmo do Instagram.
Com a seu post conseguindo muito engajamento, ele pode ter uma classificação mais alta nas pesquisas de hashtag do Instagram, permitindo que novos públicos encontrem seu conteúdo.
E se o seu público normalmente não responde às suas postagens normais, mas se engaja com o post do sorteio, isso pode ajudar a aumentar o alcance de seu conteúdo regular nos feeds de seus seguidores.
Passo #2 – Planeje Todo o Processo de Seus Sorteios no Instagram
Depois de escolher as metas de seu sorteio, você está pronto para planejá-lo.
Selecione um Prêmio Cobiçado Pelo Seu Público Alvo
O prêmio de seus sorteios do Instagram devem ser algo relacionado ao seu negócio ou marca.
Não dê um iPad ou um iPhone apenas para obter mais tráfego; Esse tipo de prêmios (que não tem haver com seus produtos) não trarão participantes de qualidade que realmente beneficiarão sua empresa no longo prazo.
Você deve escolher um prêmio de valor significativo suficiente para garantir o nível de participação. Quanto mais valiosa a recompensa, mais participação e participantes você terá.
Planeje um limite de unidades ou valor dos prêmios do seu sorteio
Você pode se lembrar do concurso/sorteio de instagram do perfil @sunnycoclothing que permitiu que “todos” que repostassem suas fotos em 24 horas recebessem um conjunto de roupa de banho grátis.
A campanha se virou super viral, levando o perfil de 7.000 seguidores para mais de 750.000 seguidores da noite para o dia, mas a pequena empresa não conseguiu atender a todas as pessoas que participaram da campanha.
Se tivessem colocado um limite no concurso para “as primeiras 5.000 pessoas”, eles poderiam ter controlado sua exposição e responsabilidade sobre o “sorteio”.
Determine como os usuários participarão de seu sorteio no Instagram
Você também precisa decidir como os usuários entrarão no seu sorteio ou competição.
Algumas possibilidades são seguir seu perfil, dar like no post, marcar um ou mais amigos, postar algo com uma hashtag própria do sorteio, acessar seu website, etc.
Os requisitos de entrada podem ser uma ou qualquer combinação desses critérios acima.
A chave é facilitar a participação dos usuários. Limite os requisitos de entrada para três ou quatro etapas. Muitas etapas vão reduzir a quantidade de pessoas que vão participar de seu sorteio.
Selecione uma hashtag própria para seu sorteio no Instagram
A hashtag da sua campanha é fundamental para promover o conteúdo do concurso, bem como acompanhar seu sucesso e suas análises. Escolha uma hashtag relacionada à campanha, tema, produto ou serviço e / ou sua empresa.
A hashtag do sorteio deve ser exclusiva para cada sorteio de Instagram. Também certifique-se de que ninguém mais o esteja usando a hashtag escolhida para não atrapalhar suas métricas.
Determine como você vai escolher e anunciar o vencedor do sorteio
Ao planejar seu sorteio no Instagram, você também precisa decidir como os vencedores serão escolhidos e como você os notificará.
Você usará uma ferramenta geradora aleatória (ferramentas online gratuitas estão disponíveis e falaremos sobre as melhores opções mais adiante neste artigo) ou as inscrições serão julgadas por alguém?
Você vai mandar um e-mail? ou mandar uma DM para os vencedores do sorteio? Ou será outro método de aviso?
Depois de notificar os vencedores do sorteio, você pode compartilha-los publicamente em seu Instagram por meio de um post especial.
É uma prática recomendada informar os vencedores em particular antes de anunciar publicamente no Instagram.
Passo # 3 – Faça o Lançamento e Promova Seu Sorteio no Instagram
Você pode comunicar sobre seu sorteio ou os prêmios com texto na imagem.
Dessa forma, sua foto se destacará das outras fotos quando as pessoas estiverem olhando o feed do Instagram delas.
Escolha uma imagem relacionada ao tema do sorteio ou competição de Instagram. Na legenda do seu sorteio, inclua os termos de entrada e as isenções legais mencionadas acima.
Como você promove seu sorteio de Instagram dependerá de em quanto tempo o campeão será escolhido.
Use o Instagram analytics como base, e determine os melhores horários do dia para postar. Ou seja, veja quais dias da semana e quais horários seus seguidores estão mais ativos e poste naqueles horários e dias.
É importante notar que a maioria dos concursos não se torna viral e gera resultados enormes para você da noite pro dia.
Seu primeiro concurso pode conseguir apenas alguns participantes.
Se o seu público não estiver acostumado a participar de sorteios, eles podem hesitar em entrar ou podem nem perceber que você está fazendo um sorteio no Instagram. Por isso, promover seus sorteios é de extrema importância para o sucesso deles.
Para garantir que o máximo de pessoas fiquem sabendo de seus sorteios, use os grupos de facebook, os stories do Instagram, peça para seus amigos compartilharem seus stories, etc.
Passo #4 – Crie posts e Stories para “lembrar” seus seguidores sobre os seus sorteios de Instagram
Embora os posts do Instagram possam não ser tão “descartáveis” quanto os tweets, sempre vão existir muitos posts em uma linha do tempo do Instagram, especialmente se você seguir um monte de gente.
Por isso, os sorteios do Instagram não são exatamente “fazer e largar”, e você deve estar preparado para fornecer atualizações regulares sobre quanto tempo resta para entrar em seus sorteios para garantir um fluxo constante de participantes ao longo da duração do sorteio.
Os lembretes por si só devem ser visualmente atraentes para que eles capturem a atenção das pessoas que estão navegando em suas timelines.
As legendas devem reiterar as regras da oferta, mas pode valer a pena experimentar a tamanho das suas legendas, dependendo da frequência das suas mensagens de “lembrete”.
As vezes, uma variante simples da postagem original com uma legenda curta será o suficiente, mas talvez você queira precise criar posts mais elaboradas, dependendo de suas necessidades.
Passo #5 – Avalie os resultados de seu Sorteio no Instagram
Acompanhe os resultados de seus sorteios para avaliar a participação, aumento no número de seguidores, os cliques no seu website e outros critérios.
Você pode começar a comparar os dados de cada concurso ou sorteio para determinar quais tipos de prêmios, as épocas do ano, o conteúdo e os tipos de participação que geram os melhores resultados para sua empresa. Tudo baseado nas metas individuais de cada sorteio de Instragram.
Quando os sorteios terminarem, recomendo que você edite as legendas das postagem e adicione um “Sorteio FECHADO/FINALIZADO” no início delas.
Isso garantirá que os usuários que virem a postagem após o término do concurso ou sorteio não tentem participar.
Melhores Apps Para Fazer Sorteio no Instagram
Existem várias opções legais de APPs e sites para sorteios no Instagram. Confira os Apps de sorteio mais populares:
Sorteiogram
Se o critério do seu sorteio for o de comentários, é bem simples realizá-lo usando o Sorteiogram.
Veja o vídeo abaixo explicando como fazer seu sorteio no Instagram usando o Sorteiogram:
AppTuts
Para usar o AppTuts, basta logar com seu nome de usuário do Instagram e e-mail. Em seguida, escolha o post oficial do sorteio e estabeleça algumas regras simples.
Por exemplo, você pode definir se é possível sortear o mesmo nome mais de uma vez ou se apenas usuários que fizeram um determinado comentário podem ser considerados participantes.
Heyo
O Heyo permitirá sorteios e campanhas com critérios diferentes e mais complexos: competições de fotos, mais benefícios por indicações de amigos, entrega de descontos para participante, etc.
Apesar da plataforma não ser grátis, ela possui um período de teste grátis de 7 dias.
Exemplos de Sorteios no Instagram
Não tem certeza de qual tipo de sorteio executar? Aqui estão alguns exemplos de sorteios e promoções incríveis e bem executadas para você usar como inspiração.
Hydro Flask – Siga a página e marque um amigo
Neste sorteio de Instagram, a Hydro Flask celebra o marco de atingir os 200k seguidores, realizando um sorteio para ganhar mais alguns seguidores.
Eles pediram aos fãs para seguir @hydroflask e marcar dois amigos nos comentários para entrar no sorteio e ter a chance de ganhar uma garrafa premium de 1,5 Litros da marca.
O post tem mais de 12.500 likes – Ou seja, muito engajamento!
Domino’s – Prove que você um super fan da marca!
Que tal uma chance de ganhar 10k dólares?
Embora um prêmio de 10 mil dólares possa estar fora do alcance de marcas menores, você pode seguir o exemplo da Domino’s e fazer um sorteio com uma recompensa que valha muito a pena e motive seu público a engajar com sua marca.
Mas você é um fã ou você é um superfã da Domino’s?
Para ter a chance de participar do sorteio de 10 mil dólares, a Domino’s pediu aos fãs que compartilhassem uma foto que prova que são superfãs da Domino’s com a hashtag #PieceOfThePieContest.
Dessa campanha, a Domino’s conseguiu muito conteúdo de qualidade produzido pelos seus seguidores. E esse tipo de conteúdo é muito valioso nas mídias sociais.
Benefícios de Fazer Sorteios do Instagram
- Ganho de visibilidade para seu perfil: Os sorteios no Insta são uma ótima forma de alcançar um público maior que somente seus seguidores;
- Engajamento de seus seguidores: O engajamento é fundamental para o sucesso nas redes sociais. Os sorteios vão aumentar e muito o engajamento de seus seguidores com seu perfil.
- Os sorteios podem ter um retorno sobre investimento muito alto: Como os sorteios do Insta podem viralizar rapidamente, o retorno sobre seu investimento pode ser muito grande logo no curto prazo. Mas de qualquer forma, ganhar mais seguidores e mais engajamento será muito benéfico no longo prazo, mesmo se seus primeiros sorteios não viralizem de primeira.
Como ganhar sorteios no Instagram?
Não existe uma técnica que garante que você ganhe no sorteios do Instagram. Mas quanto mais sorteios você participar, mais chances de ganhar você terá.
Uma dica muito boa de como ganhar sorteios no Instagram é procurar sorteios de marcas pequenas.
Por conta da marca ser pequena, o número de participante dos sorteios será menor (maioria da vezes), e isso vai fazer com que suas chances de ganhar aumentem muito!
Existem alguns bots criados para participar de sorteios automaticamente, mas o Instagram esta cada vez mais atento ao uso destes bots.
O Insta está penalizando todos os usuários que estão fazendo uso deste bots de sorteios.
Então tenha muito cuidado caso queira fazer uso destes bots.
Conclusão – Promova sua marca ou empresa usando um sorteio no Instagram
Do simples ao elaborado, existem várias maneiras de criar um sorteio de sucesso no Instagram. E, por serem fáceis de gerenciar, você pode experimentar alguns tipos diferentes de sorteios com prêmios menores para descobrir o que seu público alvo gosta mais.
Quando você encontrar a fórmula vencedora, aumente o nível com prêmios mais valiosos e combine os requisitos para maximizar o engajamento com seu perfil do Instagram.
Não importa em que tipo de empresa você seja ou tenha, os sorteios do Instagram são uma excelente maneira de alcançar novos fãs em potencial, aumentar seu engajamento social e interagir com seus fãs.
Obviamente, alguns tipos de negócios serão mais adequados para sorteios e promoções do Instagram do que outros, mas esperamos que este artigo tenha lhe dado algumas idéias para as coisas que você deve experimentar durante seu próximo – ou primeiro – Sorteio do Instagram.
O post Como Fazer Sorteio no Instagram em 2020? 5 Passos Simples – Exemplos e Apps apareceu primeiro em Mafia do Marketing.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como Fazer Sorteio no Instagram em 2020? 5 Passos Simples – Exemplos e Apps. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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