Tenha você um cargo de analista, coordenadação ou CEO, a gestão de si mesmo é um fator crucial para fazer a sua própria carreira crescer. Mas qual a melhor forma de aplicar essa ideia no dia a dia? Neste artigo, vamos te mostrar quais são os cuidados para entender como ter sucesso profissional, independentemente da sua área de atuação.
Curioso para descobrir todos os passos? Então, continue a leitura e aproveite as dicas!
Como ter sucesso profissional? Comece com a autogestão!
Cada vez mais, o termo autogestão se torna comum em muitas empresas, sejam elas públicas ou privadas. Mas, afinal, o que significa isso?
A autogestão é um conhecimento que cada colaborador pode adquirir e exercer para que possa contribuir mais com as decisões e organização das instituições.
Aqui é importante fazer uma distinção…Quando dizemos que tal empresa adota o modelo da autogestão, não significa que ela não tenha hierarquia e regras. A diferença é que os colaboradores têm mais espaço de atuação.
Quanto à cultura, valores e normas — tudo isso continua sendo importante para que a empresa continue nos trilhos. A seguir, veremos mais sobre como ter sucesso profissional.
O que é preciso para fazer a gestão do dia dia?
Como comentamos no tópico anterior, gerenciar a si próprio traz benefícios tanto para o colaborador quanto para o funcionário. Agora, por onde começar?
O pontapé inicial é o autoconhecimento. Sendo assim, observar e, principalmente, reconhecer quais são as seguintes características:
pontos fortes (qualidades e talentos);
pontos fracos (defeitos e necessidades);
Além disso, vale estar atento a quais são a oportunidades e obstáculos há ao seu redor profissional, claro, considerando o seu perfil.
Aliás, existe um esquema de organização chamado “swat pessoal”. Nada mais é do que um quadro com quatro espaços (forças, fraquezas, ameaças e oportunidades). É interessante anotar todos os detalhes e, assim, conseguir alcançar mais respostas sobre como ter sucesso profissional.
Para te ajudar, veja outros elementos, também, muito importantes no caminho para chegar ao topo:
Inteligência emocional
Muita gente não percebe, mas a inteligência emocional é a base para entender como ter sucesso profissional. Ou seja, muito além de conhecer as teorias e práticas da sua função, é imprescindível fazer a gestão das emoções. Isso não quer dizer que você precise reprimir os seus sentimentos, mas reconhecê-los e buscar recursos para equilibrá-los.
Por exemplo, imagina que você é uma pessoa bastante insegura e que, em breve, precisará apresentar um novo projeto. Diante disso, o seu nervosismo e ansiedade já aumentam. Pensamentos como “não vou conseguir” e “”vão reprovar minhas ideias” já começam a passar pela sua mente.
Nesse caso, é importante identificar todas as suas sensações mentais e físicas (medo, suor excessivo, palpitações, etc.) Anote tudo e, o mais essencial, compartilhe com outras pessoas. Se possível, busque auxílio profissional também. Pode não parecer, mas as palavras, quando ditas, trazem um alívio enorme.
Relações saudáveis e construtivas
Sim, o relacionamento interpessoal também faz parte da gestão do dia a dia. Quem consegue dialogar, expressar suas necessidades e expectativas, além disso, entender as do outro pode ter muito mais êxito.
Para isso, indicamos dois grandes conhecimentos. O primeiro é da empatia, afinal, quem constantemente se coloca no lugar do outro cria conexões muito mais saudáveis e duradouras.
O segundo fazer sobre como ter sucesso profissional é o da Comunicação Não Violenta (CNV). Esse conceito ensina a ouvir mais, sem julgamentos, e ainda compartilhar as emoções. Sem dúvidas, é um ótimo caminho para tornar os seus espaços e relações pacíficos e eficientes.
Controle do tempo
Um bom gestor de si mesmo também precisa dar conta do tempo. No dia a dia, você pode contar com ferramentas de controle de tarefas e tempo. Alguns bons exemplos são o Trello e o Runrun.it. Além disso, a própria agenda no e-mail também é indispensável. Há aqueles que ainda preferem o planner em papel mesmo.
O mais importante é conseguir se organizar. Lembrando que o descanso e o lazer também devem fazer parte da sua rotina. Nenhum trabalho deve comprometer a saúde e qualidade de vida!
Seu espaço de trabalho também é uma resposta sobre como ter sucesso profissional
Você sabia que o seu espaço de trabalho também influencia na sua produtividade? A organização e a decoração impactam no bem-estar e até mesmo na criatividade. Por isso, vale caprichar em cores instigantes, vasos com plantas, enfeites de personagens ou temas de seu interesse e muito mais.
Aliás, sobre as cores, fica o destaque para o azul que instiga a comunicação, novas ideias e a eficiência. Então, já está imaginando o cenário ideal para o seu espaço de trabalho, seja no escritório ou no home office.
Gostou das nossas dicas sobre como ter sucesso profissional com a gestão do dia a dia? Aproveite outros conteúdos como esse aqui no blog da Agência Mestre!
O post Gestão do seu Dia a Dia — Como Ter Sucesso Profissional apareceu primeiro em Agência Mestre.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Gestão do seu Dia a Dia — Como Ter Sucesso Profissional. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário