Se você está à procura de estratégias para melhorar a performance da sua empresa, provavelmente deve ter ouvido falar da utilização de CTA no e-commerce.
Essa é uma prática muito comum que, quando alinhada com bons planejamentos, promete ser super eficiente para melhorar as taxas de conversão e aumentar as vendas das lojas virtuais.
O que é CTA
CTA é a sigla para o termo em inglês “call to action” e refere-se a chamar o visitante do seu e-commerce para realizar determinadas ações. Essas chamadas, geralmente, acontecem por meio de botões ou de textos que, ao serem clicados, levam o usuário para a próxima etapa do funil de vendas.
Existem diversas formas de utilizá-los, seja para convidar os visitantes a se inscreverem em uma newsletter; para aproveitar uma promoção; baixar um material; ganhar um desconto exclusivo, ou para visitar a nova coleção da loja.
Na maioria das vezes, os CTA’s são compostos por frases curtas com verbos no imperativo, diretas e chamativas. Eles têm como função principal aumentar a interação dos consumidores com o seu site, buscando conduzi-los pela jornada do cliente até a compra.
Importância do CTA no e-commerce
A presença do CTA no e-commerce é fundamental para o bom direcionamento de uma estratégia digital. Pois, com ele, é possível incentivar os visitantes da sua loja realizarem certas ações, interagindo com a marca e descobrindo mais sobre os seus produtos ou serviços.
Além disso, os CTA’s podem ser utilizados em forma de botões coloridos e chamativos. Sabe quando você está navegando em um site, coloca um produto no carrinho de compras e aparece um retângulo colorido sinalizando se você já quer finalizar o pedido? Você já está sendo impactado por um CTA, em forma de botão, que está ali para melhorar a sua experiência com o checkout.
Onde utilizar CTA no e-commerce?
O CTA no e-commerce pode ser aplicado em diversas situações, sempre dependendo do objetivo final e do canal que está sendo vinculado. Ao adotar o seu uso em anúncios, por exemplo, você deve ter como foco principal atrair os cliques dos leitores chamando-os para aproveitar as promoções ou ver a coleção.
Já nas páginas da sua loja virtual, o CTA pode apresentar chamadas com descontos ou convite para o visitante assinar a newsletter da marca. Caso o seu e-commerce tenha um blog, os botões podem servir para chamar os leitores para conhecerem determinados produtos, baixarem um material ou ler outro conteúdo que completa o assunto abordado no post.
Dicas para utilizar o CTA no e-commerce
Ok, você já sabe o que é e qual a importância do CTA no e-commerce. Mas, como criar um e torná-lo o mais eficiente possível?
Persona da empresa
Se os CTA’s têm como objetivo melhorar o engajamento dos seus clientes, o primeiro passo, antes mesmo de começar a criá-los, é entender a persona da sua empresa. Assim, você poderá definir qual a linguagem e a identidade visual que será utilizada, quais os objetivos que os CTA’s terão, onde eles serão aplicados, entre outros aspectos importantes.
Clareza e objetividade
Outro ponto essencial para levar em conta é a clareza e a objetividade dos CTA’s. Ou seja, as frases devem ser claras e diretas. Inclusive, muitas vezes, apenas um verbo no imperativo já é suficiente para o usuário entender o objetivo do botão e para onde ele será levado. Verbos como “ver”, “baixar” e “comprar”, por exemplo, desempenham esse papel com excelência.
Layout
O layout do CTA no e-commerce também é um fator determinante para sua eficiência. Afinal, ele precisa (acima de tudo) chamar a atenção do visitante da página. Atenção: não estou falando de botões com tamanhos exagerados ou em cores fortes ou fluorescentes. O importante é que ele tenha uma cor que contraste com o resto da página.
Cores opostas
Uma ótima dica também é utilizar uma cor oposta, de acordo com o círculo de cores. Para descobrir isso, busque no Google por “círculo cromático” e verifique qual cor está do lado oposto do tom do layout da sua página. Assim, o botão poderá se destacar e chamar o olhar do visitante.
CTA’s eficientes
Quando falamos de CTA, muitas pessoas pensam automaticamente em botões individuais no meio de textos ou de anúncios. Porém, saiba que é possível adicioná-los de maneiras diferentes. Formas muito comuns e eficientes são colocá-los em imagens dentro de posts ou adicionar em trechos do texto, como por exemplo “Clique aqui e confira o material que preparamos para você”.
Conclusão
O uso bem planejado de CTA no e-commerce é uma técnica essencial para a melhoria das conversões e, consequentemente, das vendas. Por isso, a grande lição que podemos tomar é traçar as estratégias sempre levando em conta as características dos seus clientes e dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece.
O CTA deve sim ser chamativo. Porém, também deve combinar com as ações usuais da empresa e com o layout de onde o botão será aplicado. Com boas técnicas e um planejamento antecipado, certamente o uso dos CTA’s ajudará o seu e-commerce a decolar nas vendas.
Caso você ainda tenha dúvidas de como usar os CTA’s no seu e-commerce, fale com especialistas que poderão te auxiliar a adotar as melhores técnicas e estratégias para melhorar os resultados da sua loja virtual.
O post CTA no e-commerce: aprenda a usar para alavancar as suas vendas apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre CTA no e-commerce: aprenda a usar para alavancar as suas vendas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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