Todas as páginas que estão na internet merecem ser trabalhadas com SEO. Assim, a possibilidade de melhorar seu posicionamento orgânico e aparecer para mais pessoas — sem pagar nada para o Google — aumenta consideravelmente.
Entretanto, uma das partes essenciais das técnicas de SEO é observar os resultados, especialmente de e-commerces. É importante não olhar apenas os números brutos e sim, compreender o que, de fato, eles significam.
Uma boa ferramenta para analisar esses números é o Google Analytics.
Números para observar em sua estratégia de SEO
Impressões
O número de impressões orgânicas da loja no geral ou das páginas otimizadas aumentaram? Isso é um ótimo sinal.
Significa que seu conteúdo está sendo entregue para mais pessoas, suas páginas estão aparecendo mais vezes para o público.
Embora seja um número bastante relevante, você não deve considerar apenas o aumento ou redução de impressões para saber se a estratégia está ou não dando certo.
Inclusive, redução de impressões não é necessariamente ruim.
Vamos conferir o porquê nos próximos tópicos.
Cliques
Os cliques acompanharam o aumento das impressões orgânicas?
De fato, não adianta aumentar muito suas impressões, se os usuários dos buscadores não estão clicando em seu link.
Caso o crescimento esteja em desacordo, entre impressões e cliques, pode significar que você não trabalhou bem sua title e description. Embora elas estejam otimizadas para a palavra-chave, devido ao aumento impressões, não estão atrativas o suficiente para serem clicáveis.
Sinal amarelo! Hora de rever o conteúdo destinado ao Google.
CTR
CTR é a taxa de clique em relação à quantidade de impressão.
Tudo que falei no tópico anterior fica mais claro aqui. O CTR mostrará a porcentagem dos usuários que foram impactados pelo seu link e realmente clicaram.
Se, de fato, houver o desacordo, através do CTR será muito simples de descobrir.
Entretanto, se os cliques aumentarem com as conversões, o CTR irá aumentar e esse é um sina de que a estratégia está indo bem.
Um outro caso implica na diminuição das impressões, contrapartida, um aumento de cliques e CTR. Observando apenas as impressões, pode ser assustador, mas olhando o contexto, é um bom cenário. Uma vez que você está impactando menos, mas está impactando os usuários certos — que possuem muito mais chances de comprar.
Posição média de KW
A posição média em que sua loja/blog está aparecendo para determinada palavra-chave, também é um bom indicador.
Quanto menor o número, melhor. Significa que as estratégias estão levando a página para as primeiras posições do Google.
Com o Search Console é bem simples fazer essa análise.
Conversão
Conversão não poderia faltar! Os outros números dizem muito, mas ninguém melhor que a conversão para dar a cartada final.
Entretanto, se o CTR está crescendo e a posição média da KW também, mas isso não está refletindo em vendas, esse pode ser um outro sinal amarelo.
É provável que os clientes estejam entrando na loja, mas não comprem por conta de vários motivos: falta de versão mobile da loja, difícil navegação, frete muito alto, dificuldade em finalizar a compra etc.
Muitas vezes os empecilhos de vendas estão dentro da própria loja e podem ser resolvidos de maneira muito simples.
O post SEO: números importantes para observar se sua estratégia está dando certo! apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre SEO: números importantes para observar se sua estratégia está dando certo!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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