Investir em embalagens sustentáveis no e-commerce é uma maneira de ajudar o planeta, mas também pode ser muito mais que isso. Com o tema sustentabilidade cada vez mais em evidência, se posicionar como uma empresa que se preocupa com o assunto até na hora de embalar os produtos pode ser um grande diferencial.
De acordo com a pesquisa Green is the New Black, realizada pela Nielsen e divulgada em 2019, a sustentabilidade está entre as três maiores preocupações de cerca de 32% dos consumidores brasileiros.
A verdade é que cada vez mais consumidores estão percebendo que o volume de lixo, especialmente de plástico comum, que é gerado e descartado não se sustentará por muito tempo. O planeta pede uma solução urgente e investir em embalagens sustentáveis pode ser um passo importante nessa direção.
Embalagens sustentáveis
O plástico é um dos maiores desafios do e-commerce… E do planeta! O descarte de plástico na natureza é um problema ambiental há décadas, mas vem se agravando rapidamente. Segundo o relatório Atlas do Plástico, publicado pela Fundação alemã Heinrich Böll, nota-se uma aceleração do consumo de plástico durante a pandemia da Covid-19, especialmente por causa da mudança de hábito das pessoas.
Ainda de acordo com o Atlas do Plástico, o Brasil é o quarto maior produtor de lixo de plástico do mundo, mas recicla apenas 1% das cerca de 11 milhões de toneladas que são produzidas por ano.
Os outros 99% de lixo de plástico brasileiro são descartados na natureza ou vão parar em aterros sanitários. Isso é devastador, especialmente quando levamos em consideração que o plástico comum pode demorar mais de 400 anos para se decompor!
A indústria tem parte importante na reversão desse problema, isso é fato. Mas o e-commerce também produz muito plástico, especialmente no empacotamento dos produtos. Neste sentido, é importante conhecer embalagens sustentáveis que ajudem a frear esse volume assustador de consumo e descarte de plástico.
Por que investir em embalagens sustentáveis?
Investir em embalagens sustentáveis precisa ser um bom negócio — tanto do ponto de vista ambiental quanto financeiro. Ao analisarmos as vantagens de prestar atenção a esse aspecto, percebemos que há viabilidade para implantação.
Dentre as vantagens de se investir em embalagens sustentáveis, posso destacar:
Urgência ambiental
Antes de mais nada, implantar embalagens sustentáveis no e-commerce vai de acordo com a urgência ambiental alertada por diversos estudos e organizações. O planeta não suporta mais a quantidade de lixo produzida atualmente, especialmente resíduos não biodegradáveis. Esse lixo na maioria das vezes vai parar na natureza e nos oceanos, o que prejudica biomas e afeta a produção, a pesca e o turismo, trazendo prejuízos sociais e financeiros a nível global.
Responsabilidade social
Se posicionar como uma marca sustentável que se preocupa com o meio ambiente passa ao mercado uma mensagem de responsabilidade social. Afinal de contas, toda a sociedade enfrenta as consequências do que é feito ao planeta e todos nós podemos fazer algo para ajudar.
Percepção de marca
Empresas eco-friendly e que mostram que realmente se preocupam com a sustentabilidade melhoram a percepção de marca junto ao público. Conforme mostrei acima, sustentabilidade está entre as três maiores preocupações de quase 1 terço dos consumidores brasileiros. Sendo assim, marcas sustentáveis saem na frente.
Reação em cadeia
Quando seu e-commerce implementa embalagens sustentáveis, ele está dando o exemplo. Isso, aliado a iniciativas de comunicação e educação do público, pode gerar uma reação em cadeia e trazer holofotes para temas como reciclagem e uso consciente do plástico.
Diferencial de mercado
Se cada vez mais pessoas estão preocupadas em apoiar marcas eco-friendly, investir em embalagens sustentáveis pode acabar se transformando em um diferencial competitivo de seu e-commerce. Em um mercado onde tão poucas empresas demonstram essa preocupação, fazer a diferença significa imediatamente se destacar da concorrência.
Aumento das vendas
Imagine a reação de um consumidor que é ecologicamente consciente ao receber seu produto totalmente embalado de acordo com práticas ecologicamente sustentáveis. A chance de ele ter uma experiência positiva e querer compartilhar isso com mais pessoas é enorme! Mais pessoas impactadas resultará em mais clientes. E mais clientes resultam em mais vendas!
Como você pôde observar, as vantagens de investir em embalagens sustentáveis são muitas. Mas, quais alternativas estão disponíveis no mercado? Discutiremos isso a seguir!
Embalagens sustentáveis para e-commerce: o que há no mercado?
Muitas das tecnologias em termos de embalagens sustentáveis são novas no mercado, o que dificulta o acesso a elas, especialmente por parte de pequenos e médios e-commerces. Há, no entanto, algumas alternativas mais populares e de fácil acesso.
Conheça algumas das alternativas em termos de embalagens sustentáveis que você pode usar no seu e-commerce — ou, pelo menos, que possam servir de referência para que você cogite uma futura implantação:
Caixas de papelão
As caixas de papelão são um ótimo exemplo de embalagem sustentável. Produzidas a partir de matéria-prima renovável (celulose), recicláveis e biodegradáveis (se decompõem em até 6 meses), as caixas de papelão são o melhor tipo possível de embalagem.
PLA
O Poliácido Láctico, ou PLA, é um plástico produzido a partir do ácido lático gerado por meio do processo de fermentação de vegetais ricos em amido como beterraba, mandioca e milho. Biodegradável e proveniente de fonte renovável, esse tipo de plástico é considerado como uma alternativa mais ecologicamente aceitável do que o plástico comum e já é usado na produção de embalagens e sacolinhas.
Plástico verde
Também conhecido como plástico de cana, esse tipo de plástico é produzido a partir do etanol da cana de açúcar. Cada vez mais usado na produção de embalagens sustentáveis, esse material tem a vantagem de ser mais fácil de ser reciclado e se transformar em um material com as mesmas características após a reciclagem.
Bio Pack
Eis uma alternativa ao plástico bolha! O Bio Pack é uma espécie de espuma feita a partir do milho. Também conhecido como extrusado de milho, o Bio Pack é biodegradável e pode ser usado para encher as caixas de encomendas e proteger os produtos com a mesma eficácia do plástico bolha.
Bioespuma (isopor sustentável)
Invenção 100% brasileira, o isopor sustentável é feito a partir da resina de plantas como milho, arroz, cana-de-açúcar, soja e mamona. Biodegradável, ele se decompõe em até 2 anos e pode ser usado para criar caixas de proteção e também como alternativa ao plástico bolha.
Fita gomada
Para lacrar as embalagens sustentáveis, use fita gomada. Ela é feita de papel kraft e é ideal para selar caixas de papelão. Por ser um material reciclável, pode ser encaminhado para a reciclagem junto com a caixa. Fácil de ser encontrada, a fita tem um preço acessível.
Papel manteiga
Para substituir o plástico que envolve a nota fiscal ou a declaração de conteúdo no exterior da sua embalagem, uma alternativa é usar o papel manteiga. Resistente à água e biodegradável, esse papel é facilmente encontrado no mercado a preços atraentes.
A lista acima serve para mostrar que há opções no mercado que podem substituir o plástico e ajudar o e-commerce a construir um futuro com menos lixo e mais embalagens sustentáveis. E esse futuro não precisa deixar de lado a saúde econômica do negócio. Pelo contrário, pode ajudá-la a se concretizar.
O post 6 motivos para investir em embalagens sustentáveis no e-commerce apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 6 motivos para investir em embalagens sustentáveis no e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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