A logística é um dos pilares da operação de uma loja virtual. Contar com um bom serviço de entregas é essencial para garantir a satisfação dos clientes. Quando falamos de pequenas e médias empresas, muitas utilizam os Correios para fazer com que o produto chegue até o cliente. Dessa maneira, o frete dos Correios atende boa parte das necessidades de lojistas de menor porte, que precisam contar com soluções estratégicas para escalar suas vendas.
Portanto, é necessário considerar todos os fatores que influenciam o serviço de logística, pois eles podem impactar diretamente nas vendas da sua loja virtual, já que a entrega do produto costuma ser um fator decisivo para o cliente concluir uma compra.
Confira abaixo as vantagens de operar com o frete dos Correios e também os pontos que requerem atenção.
Pontos positivos dos Correios que somam ao seu e-commerce
As lojas virtuais que pretendem fazer entregas via Correios podem firmar um contrato diretamente com a agência dos Correios de sua preferência. Assim, é possível ter acesso a descontos no valor do frete e algumas outras vantagens exclusivas, que podem melhorar muito a performance do seu negócio.
Sistema SIGEP Web:
O sistema SIGEP WEB, gera etiquetas às encomendas adequadas aos padrões praticados pelos Correios. Além de agilizar a preparação e gerenciamento das postagens de encomendas. Sendo possível gerar e imprimir listas de postagens, etiquetas de serviços e listas de destinatários. Todo o processo de entrega ganha mais agilidade e o cliente recebe seu pedido com rapidez e qualidade.
É um serviço gratuito oferecido pelos Correios que ajuda a aperfeiçoar a logística dos e-commerces. O sistema de gerenciamento de entregas otimiza diversos serviços e assim é capaz de diminuir o tempo de espera do cliente para receber a mercadoria.
Utilizando este recurso sua loja virtual tende a ganhar eficiência, e dessa forma seu cliente passa a ter mais confiança no seu serviço e ficará mais satisfeito com a sua loja.
Disque coleta
O Disque Coleta, é ideal para quem não tem tempo de ir até a agência. Sendo assim, os Correios ficam responsáveis por retirar a encomenda no endereço solicitado, proporcionando maior comodidade.
Esse serviço é perfeito para agilizar o despacho de pedidos feitos próximos do final do dia.
Rastreio de encomenda
Quando o envio é despachado pelos Correios, é gerado um código de rastreamento que poderá ser acompanhado pelo cliente.
O serviço de rastreio tende a diminuir possíveis problemas com suas entregas e pode facilitar os processos de atendimento ao cliente. É normal que, após fechar a compra, o cliente fique ansioso para receber o pedido e entre em contato com a empresa buscando novas informações.
Leia também: O padrão das embalagens para os Correios
Essa possibilidade passa mais confiança ao seu cliente, pois ele poderá acompanhar no site dos Correios onde está o produto que ele comprou, bem como verificar se o prazo de entrega será cumprido.
Logística reversa
A logística reversa acontece quando o cliente solicita a troca ou devolução de um produto no período de 7 dias sem custo, é essencial para o retorno e a fidelização de clientes. Ela é uma prática criada para facilitar o retorno de produtos ao e-commerce.
Nesse ponto, o cliente deve ir até uma agência e apresentar uma autorização de postagem – Processo logístico reverso, no qual a postagem da encomenda para devolução é realizada pelo consumidor nas agências dos Correios. No momento da postagem, o remetente da encomenda informa ao atendente da agência o Código de Autorização de Postagem (E-ticket) fornecido pela contratante para utilização do serviço, juntamente com o produto a ser devolvido.
Esse serviço garante mais tranquilidade para o cliente que terá confiança na troca do produto. Para o e-commerce, a logística reversa é facilitada, o que diminui a possibilidade de erros no processo.
Envio para todo o país
Outra vantagem de contar com o serviço de frete dos Correios é que ele está em todo o território nacional. Dificilmente uma região não é assistida pela empresa e, mesmo que o endereço do pedido seja mais afastado, há sempre uma agência próxima que irá permitir a retirada do produto.
Com isso, seus clientes podem estar em qualquer lugar do país, o que aumenta as possibilidades do seu negócio. Além disso, os clientes que moram em regiões longínquas terão seus pedidos entregues e terão suas expectativas superadas por conseguirem receber um pedido na região onde moram.
Pontos de atenção a serem ponderados
Apesar de muitos pontos positivos, dependendo do porte e segmento do seu negócio, é preciso ter atenção a alguns fatores relacionados aos Correios. Isso porque eles podem interferir nos resultados que você busca, por isso considere os pontos a seguir:
Reajuste dos Correios
Os Correios têm a possibilidade de reajustar suas taxas. Contudo, é importante alinhar tanto com o valor estipulado dentro da sua loja virtual, quanto com o valor a ser pago.
Outra categoria
Em relação a regiões mais distantes, o cálculo do frete dos Correios precisa ser feito com atenção, para que seus clientes não precisem repensar o pedido, e finalizar a compra, tendo por fim uma diminuição no quesito carrinho abandonado.
É importante analisar esses dados, e verificar se o valor do frete não tem sido um empecilho para os clientes a fecharem a compra.
Tempo de entrega
Os Correios podem pedir um prazo estendido para realizar a entrega, especialmente na modalidade PAC. Pois depende de alguns fatores, como distância e modalidade escolhida, mas o tempo costuma ser de até 10 dias úteis.
Caso o prazo de entrega seja maior, seja pela localidade, ou pelos fatores atuais que estamos vivenciando, é importante sempre deixar de forma clara e descrita ao seu cliente, aumentando assim sua satisfação pela sua loja virtual e pelo produto ofertado.
As grandes lojas de varejo online estão competindo para alcançarem o prazo mais rápido do país, a exemplo do Mercado Livre e da Amazon. Dependendo da cidade, essas lojas conseguem entregar no mesmo dia ou no dia seguinte à compra.
Portanto, o cliente está cada vez mais exigente quanto à rapidez na entrega. Ainda em momentos como este que é preciso evitar sair de casa. Por isso, sua loja precisa oferecer um prazo aceitável para o cliente. Lembre-se que esse pode ser um fator de decisão importante no momento da compra.
Contrato requer mínimo de vendas
O contrato com os Correios oferece vantagens que vão aliviar seus afazeres no processo de envio de encomendas e garantir mais confiança ao cliente. No entanto, a empresa exige um mínimo de entregas mensais para a contratação dos serviços.
Nesse sentido, você precisa ter um volume de vendas de ao menos 66 pedidos por mês. Caso contrário, não é possível firmar um contrato e ter acesso aos demais serviços específicos para atender e-commerces.
Caso sua loja não alcance o volume de vendas exigido, se atente ao valor cobrado e faça cálculos assertivos, para que seja vantajoso para seu E-commerce e para o cliente.
Como melhorar sua logística?
Para pequenos e médios negócios, os Correios se mostram uma excelente opção. Mas, sempre há como melhorar os resultados a partir de uma logística bem estruturada e que dê possibilidades aos clientes.
Ofereça frete grátis
Para driblar o valor alto dos fretes, faça campanhas com frete grátis para determinadas regiões. Se estiver trabalhando com uma margem baixa, uma estratégia é embutir parte do preço nos produtos.
Além disso, é possível delimitar apenas as regiões mais próximas da sua área de atuação e diminuir os gastos que você teria com as entregas.
Também é possível exigir um valor mínimo em compras para o cliente ganhar o frete grátis. Dessa forma, você aumenta o seu ticket médio e pode fechar o mês com um faturamento maior.
Ao adotar essas estratégias, você pode obter mais lucro, e fazer um bom caixa para momentos de queda nas vendas.
Aceite a retirada na loja
Se você possui uma loja física, dê a opção para os clientes retirarem o produto na loja sem custo de frete.
Outra boa possibilidade é trabalhar com entrega de motoboy dentro da cidade de atuação. Isso, claro, se o tipo de produto permitir esse tipo de entrega, que são mais em conta e poderiam chegar no mesmo dia para o cliente.
Parceria com uma transportadora
Se você preza por entrega rápida, está aumentando exponencialmente o volume de vendas e pretende crescer ainda mais, vale optar pela transportadora.
Acredito que todas as informações acima possam ser idôneas e que auxiliem exponencialmente suas estratégias de vendas e por fim seu negócio. Lembrando sempre que a parceria precisa ser bem estabelecida para gerar os resultados esperados e planejados. Não dependa apenas do frete dos Correios para o seu negócio.
O post Como o frete dos Correios pode impactar as suas vendas apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como o frete dos Correios pode impactar as suas vendas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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