Nunca se viu um crescimento tão expressivo do e-commerce no país quanto o que ocorreu no ano de 2020. Segundo um estudo feito pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira da Economia Digital, em parceria com o Neotrust, o índice de crescimento do e-commerce no Brasil foi de 73,88% até o ano passado.
Cada vez mais empresas decidem abrir lojas virtuais, seja como um canal a mais de venda ou uma alternativa em momentos em que a loja física não é uma opção. Para se destacar no mercado e conquistar a atenção dos clientes, é preciso utilizar todas as ferramentas disponíveis, como é o caso do SEO em uma plataforma de e-commerce.
Ao aplicar as técnicas de SEO na sua loja virtual, é possível maximizar os resultados orgânicos em buscadores como o Google. Para isso, o ideal é contar com uma plataforma de e-commerce personalizável.
Isso porque, dessa forma, é possível aplicar as técnicas de otimização com mais êxito. A seguir, falarei sobre os desafios do processo de implementação do SEO, como solucioná-los e quais resultados podem ser alcançados.
Principais desafios da aplicação de SEO no e-commerce
Um dos primeiros empecilhos encontrados ao trabalhar o SEO no e-commerce é a utilização de uma plataforma pronta e com código fechado. Ou seja, não é possível fazer muitas alterações no layout da loja virtual, nem no conteúdo.
Não ter a possibilidade de alterar o layout para inserir conteúdo nas páginas do e-commerce dificulta o trabalho de palavras-chave — que são responsáveis por trazer tráfego orgânico para o site. Isso porque é preciso editar a HTML do site para incluir as palavras destacadas, além de links e imagens.
Todas essas questões impactam o posicionamento de uma página. Por isso, quando a plataforma de e-commerce não permite que esse tipo de modificação seja feita, é outro ponto negativo para a evolução do projeto de SEO. Tais problemas afetam tanto o tráfego quanto a conversão, já que também abalam a usabilidade da plataforma.
Outro passo importante para a implementação de tarefas técnicas de SEO em uma plataforma de e-commerce, por exemplo, é a adequação às novas recomendações do Google sobre performance de carregamento e usabilidade (Core Web Vitals).
Como funciona a dinâmica entre a plataforma e uma agência de SEO
Para que seja possível alcançar as metas estabelecidas, é preciso que o e-commerce e a agência de SEO trabalhem em conjunto na plataforma. É necessário haver uma relação de colaboração e parceria entre ambas as partes, além de um entendimento sobre a empresa e o público-alvo.
A partir daí, é possível traçar a estratégia mais adequada, conforme o tipo de metas que foram estabelecidas no início do projeto. Como, por exemplo, aumento de conversões, ampliação de tráfego orgânico ou até ser uma referência nos principais assuntos relacionados ao seu segmento por meio das buscas orgânicas.
Então, a agência de SEO fará uma análise para identificar os pontos de atenção, que devem ser trabalhados. Posso utilizar como exemplos a serem aplicados nas páginas de categorias de produtos os aprimoramentos de layout e a usabilidade, utilizando o Google Search Console como referência.
Esse fator facilita a navegação do site, aumentando o índice Core Web Vitals de usabilidade e maximizando os resultados na busca orgânica.
Quais são os benefícios de uma plataforma personalizável para o SEO?
A plataforma de e-commerce personalizável permite que o código seja modificado de forma simples ou até que se construa uma loja virtual com todos os recursos necessários para proporcionar uma boa experiência para o cliente. Por isso, uma plataforma onde é possível realizar o máximo de customizações técnicas é recomendada para a empresa que deseja implementar o SEO na loja virtual.
Também é preciso considerar a experiência do usuário mobile. Afinal, 85% dos brasileiros que possuem um smartphone o utilizam para fazer compras online, segundo o Panorama do Comércio Móvel no Brasil. Nesse sentido, uma plataforma personalizável oferece a possibilidade de tornar o site responsivo, aprimorando a navegabilidade e a experiência.
Além disso, a possibilidade de alteração do layout é uma grande vantagem desse tipo de plataforma. Assim, é possível adicionar qualquer conteúdo nas páginas — como, por exemplo, descrição de produtos utilizando palavras-chave e termos secundários, assim como links internos e imagens otimizadas.
Ao estruturar a plataforma, também é possível incluir conteúdos mais densos, que podem ser indexados para atrair tráfego orgânico e ainda ter a função de informar melhor os clientes sobre os produtos, aumentando as conversões.
Resultados esperados ao implementar o SEO com sucesso na sua plataforma de e-commerce
Cada projeto de SEO tem particularidades e objetivos. Porém, ao implementar as técnicas de otimização, é possível colher resultados em longo e médio prazo, conforme o segmento, a concorrência, mudanças e atualizações de algoritmos de buscas e a própria evolução do projeto de SEO.
Também se percebe um aumento na taxa de conversão, já que é possível atrair leads mais qualificados por meio da utilização de palavras-chave assertivas nos conteúdos.
Quando mencionamos o aumento na taxa de conversão aliado com o crescimento do tráfego orgânico, isso impacta diretamente o aumento de receita por meio de um dos principais canais de aquisição de um e-commerce.
É exatamente por conta desses dois fatores acima que é recomendado escolher uma plataforma de e-commerce com o máximo possível de customizações, além de um projeto de SEO que contemple todas as iniciativas relacionadas com aprimoramentos técnicos.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A importância do SEO em plataformas de e-commerce para se destacar. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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