9 dicas para se sobressair na Internet com a ajuda de um ERP

Segundo relatório do eMarketer, empresa de pesquisa de mercado com sede nos Estados Unidos, o e-commerce mundial faturou US$ 4,28 trilhões em 2020. Isso significa que o setor teve um aumento de 27,6% se comparado a 2019, e que cresceu mais de 10% do que era estimado no início de 2020.

Já uma pesquisa feita pela Mastercard e American Market Intelligence (AMI), apresentada durante o Fórum Anual de Inovação para América Latina e Caribe, apontou que 46% dos brasileiros aumentaram o volume de compras online durante a pandemia. E que desse percentual, cerca de 7% compraram pela internet pela primeira vez.

Para aproveitar o crescimento e conseguir atender à demanda, as empresas de e-commerce precisam correr contra o tempo e investir em um sistema ERP para organizar, gerir e atender bem o cliente. Do contrário, correm o risco de perderem sua competitividade e espaço para as concorrentes.

Pessoa com as mãos apoiadas em um tablet, com a sigla ERP flutuando ao centro
ERP é um sistema de gestão que integra todas as atividades e informações de uma empresa em um único software.

Mas, como exatamente uma solução de ERP pode ajudar as empresas do comércio eletrônico na organização, gestão e atendimento?

Antes de mais nada, e relembrando, o que é um ERP?

ERP, também conhecido como Enterprise Resource Planning, nada mais é que um sistema de gestão que integra todas as atividades e informações de uma empresa em um único software.

Essa integração permite melhorar a logística, otimizar o controle de estoque e ainda reduzir o tempo de serviço e custos.

Como em um ERP todos os dados e departamentos estão interligados em um local específico, o profissional responsável pela gestão da empresa consegue obter uma visão mais ampla e sistêmica sobre os negócios. E, a partir daí, tomar decisões e direcionar estratégias de forma mais assertiva.

Como uma solução ERP pode ajudar a sua empresa?

O sistema ERP é uma tecnologia que pode ajudar de muitas formas. A questão é que, por não saberem exatamente como essa ferramenta funciona, muitas empresas de e-commerce acabam ficando em dúvida se investir na solução é ou não vantagem.

Para acabar com essa dúvida de uma vez por todas, listamos 9 tópicos que mostram como um sistema ERP pode ajudar o seu negócio a se destacar na internet, otimizando a sua operação e permitindo que o foco da sua empresa seja centrado no seu cliente. Confira!

1 – Tecnologias e integrações do mercado

O sistema ERP é uma ferramenta moderna e dinâmica, desenvolvida para atender todas as necessidades da sua empresa.

Como utiliza as melhores tecnologias e integrações do mercado, a solução pode ser uma ótima aliada e impedir que a sua empresa passe sufoco quando o assunto é gestão e atendimento.

2 – Mesmo ERP para vários canais de venda diferentes

Por ser uma ferramenta moderna, o ERP permite que a sua empresa faça a integração com as diversas plataformas de e-commerce e marketplaces do mercado ao mesmo tempo. Isso significa que, além de vender os produtos no seu próprio site, você pode aumentar o alcance em outros canais de vendas e garantir novas oportunidades.

3 – Implantação sim, por favor

Uma vez que o ERP pode trabalhar com servidor em nuvem e local ou na web, a implantação do software deve ocorrer de maneira simples e rápida. Este processo permite que a empresa fornecedora do ERP conheça as características e especificidades do seu negócio e as adapte ao sistema de gestão. Dessa forma, ao final deste projeto, o sistema de informação estará pronto para atender o seu e-commerce integralmente.

Como vimos acima, o mercado e-commerce é ágil e está em constante crescimento. Perder tempo com tecnologias ultrapassadas e que demoram muito para serem inseridas na sua empresa pode ser fatal para a sua competitividade.

4 – Todos os seus fornecedores conectados!

Além da integração com plataforma de e-commerce diferentes, o sistema ERP ajuda a sua empresa na integração com serviços extras como, por exemplo, transportadoras, precificação dinâmica, tabela de frete e BI, entre outros.

Hoje, a empresa que quer se sobressair na internet precisa oferecer um diferencial. Conseguir interligar departamentos para otimizar os processos internos e melhorar a experiência do cliente é, sem sombra de dúvidas, um diferencial.

5 – Gestão data-driven e em tempo real

Você sabe que monitorar os dados é importante para alcançar o sucesso no e-commerce, certo? Afinal, é por meio deles que você vai saber se a sua empresa está alcançando as metas, enfrentando problemas ou precisando repensar as estratégias.

No sistema ERP, você é capaz de acompanhar todas as informações sobre os seus negócios em poucos cliques e em tempo real. Ou seja, é possível identificar falhas e erros com antecedência e corrigi-los quase que instantaneamente para reduzir os custos e aumentar os resultados.

6 – Gestão completa e proativa

O sistema ERP disponibiliza uma série de recursos para a sua empresa de e-commerce fazer a gestão de estoque, de vendas, caixa e toda a operação logística. Com isso a sua empresa consegue otimizar o tempo de serviços, e garantir mais disponibilidade para focar no cliente. Além de permitir uma operação mais proativa, antevendo e antecipando problemas.

7 – Relatórios e indicadores para gerar insights

Por integrar todos os dados e processos em um único lugar, você é capaz de analisar indicadores de desempenho e emitir relatórios sempre atualizados sobre a situação do seu negócio. Esses dados contribuem para uma tomada de decisão mais assertiva e uma gestão livre de erros.

8 – Fluxo de trabalho operacional otimizado

Uma vez que os colaboradores podem realizar as tarefas de forma integrada, todo o fluxo de trabalho é otimizado. A agilidade garante um processo de vendas online mais eficaz, o que contribui para a sua empresa de e-commerce se sobressair na internet.

9 – Adaptabilidade na infraestrutura e segurança dos dados

Por último, mas não menos importante, o sistema ERP oferece flexibilidade para a sua empresa. Isso quer dizer que você tem total liberdade para escolher como deseja a infraestrutura do seu software e qual é a modalidade (se com servidor em nuvem ou local, por exemplo) que mais se encaixa ao seu negócio. De forma atender a disponibilidade e segurança dos dados da sua empresa, para estar em compliance também com a LGPD.

Por fim, o ERP tem papel central na operação de um e-commerce, garantindo o controle de todos os fluxos de trabalho, departamentos, fornecedores e dados transitados pela empresa, independente de quantos canais de venda estejam integrados. Este sistema de informação permite que a gestão seja baseada em dados, auxiliando a empresa no direcionamento de suas estratégias, a partir de relatórios inteligentes e diversos. Assim, conhecendo a fundo o seu e-commerce, utilizando dados e antecipando situações, a sua empresa tem tudo para se sobressair na internet, oferecendo uma ótima experiência de compra e pós-compra ao seu cliente.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 9 dicas para se sobressair na Internet com a ajuda de um ERP. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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