A Geração Z e o impacto na experiência do cliente proporcionada pelos e-commerces

Pesquisas indicam que a Geração Z – composta pelas pessoas que nasceram entre a segunda metade da década de 1990 e o início de 2010 – representará aproximadamente 40% de todos os consumidores mundiais neste ano. Mas, afinal, quem é a Geração Z, o que ela espera das marcas, e como os seus hábitos e comportamentos impactam na experiência que o seu e-commerce deve proporcionar a estes consumidores? Confira, neste artigo, dicas e insights valiosos para que o mindset do seu negócio se torne ainda mais coerente e assertivo em relação ao perfil desta geração.

Conheça a Geração Z

Primeiramente, entenda que a Geração Z busca, mais do que nenhuma outra, marcas autênticas, que se preocupam e se posicionam com causas sociais e/ou ambientais, que geram valor e que oferecem experiências e produtos personalizados. Afinal, ela é composta por pessoas que se importam pela expressão individual, prezando pela liberdade de escolha, e querendo derrubar os rótulos existentes. Além disso, ela se destaca por contar com nativos digitais.

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Portanto, hoje, é inimaginável que uma marca não tenha presença on-line, que nunca se posicione sobre nenhuma pauta social relevante e que não trace estratégias para criar um relacionamento próximo com os consumidores, sobretudo os pertencentes à Geração Z. Sendo assim, pense: Qual o diferencial que a sua loja pode oferecer aos clientes? Que tipo de valor você deseja entregar a eles? Através desta reflexão, é possível traçar táticas mais assertivas a fim de estreitar o relacionamento com os consumidores e transformá-los em defensores da sua marca.

Estratégias para aplicar em seu e-commerce

A primeira estratégia a ser destacada é: invista em personalização, tanto dos produtos vendidos pela sua marca quanto da experiência que a loja virtual proporciona aos seus consumidores. Para isso, aposte em funcionalidades customizadas que facilitem a jornada de compra dos seus clientes. Através de uma plataforma de e-commerce versátil, é possível desenvolver aplicações capazes de tornar a trajetória mais fluida, descomplicada e agradável. Lojas do segmento óptico, por exemplo, podem investir em uma funcionalidade que simplifique a compra dos óculos, personalizando o grau de acordo com as especificidades do cliente.

Já e-commerces do segmento de moda, por exemplo, podem contar com Lista de Desejos, permitindo aos usuários salvarem os seus produtos favoritos numa lista, o que é excelente para remarketing de uma maneira ainda mais personalizada, além de facilitar a finalização da compra. Ademais, o Kit Look também é uma excelente aposta, já que exibe itens que combinam entre si numa mesma página, incentivando os consumidores a comprarem mais. Tática ideal para elevar o ticket médio da sua loja.

Além de proporcionar uma experiência do cliente cada vez mais personalizada e melhor, também é interessante investir em infotenimento. Aposte na produção de conteúdo e entretenimento para anunciar os seus produtos, se aproximar do seu público e, consequentemente, vender mais. O live commerce, por exemplo, é um excelente recurso para isso. Você promove transmissões ao vivo em sua loja virtual, podendo contar com influenciadores relevantes para a sua marca ou com o seu próprio time de vendas, e lá, apresenta os seus produtos de uma maneira mais completa, sensorial e interativa, além de entreter os seus consumidores.

Agora, compreendendo um pouco melhor as peculiaridades da Geração Z, se tornará mais simples pensar nas estratégias certas, que impactarão o seu público da maneira desejada.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre A Geração Z e o impacto na experiência do cliente proporcionada pelos e-commerces. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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