Você já parou para se perguntar como surgiram os chatbots? Apesar de aparentar ser uma tecnologia recente, o primeiro software de comunicação, Eliza, foi criado em 1966 pelo pesquisador do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, Joseph Weizenbaum. A ferramenta era capaz de identificar por volta de 250 frases e, apesar de suas limitações, possibilitou muitos avanços no mercado. E a novidade agora é o Contato Inteligente.
Ao longo desses anos, os chatbots estão sendo cada vez mais estudados e aperfeiçoados, permitindo o surgimento de novas formas de comunicação e automatização de processos, que antes levavam muito mais tempo para serem realizados. Diante dessa evolução, surgiu o conceito de Contato Inteligente.
Quer saber mais sobre esse conceito e porque ele pode ser muito benéfico para o seu negócio? É só continuar a leitura!
Contato Inteligente vs. Chatbot
Antes de saber o que é Contato Inteligente, é importante que você entenda o conceito de chatbot. Um chatbot é uma espécie robô que, por meio da Inteligência Artificial e de regras definidas por um fluxo conversacional, é capaz de manter um diálogo com seres humanos de forma natural e personalizada.
Além de oferecer um atendimento rápido e automatizado, os chatbots valorizam e auxiliam o relacionamento entre empresas e clientes, fazendo com que a tecnologia ganhe cada vez mais força no mercado.
Por exemplo, em um e-commerce, essa ferramenta tem o intuito de auxiliar os consumidores em suas dúvidas, necessidades e outros fatores relevantes no momento em que está pesquisando determinado produto. Nesse cenário, o chatbot é importante pois, a interação em tempo real é um dos pontos que mais atraem os consumidores digitais, uma vez que os mantém engajados com a marca e, consequentemente, mais propícios a adquirirem um produto.
Entendendo isso, podemos dizer que o Contato Inteligente vai além dos chatbots e omnichannel, já que, diferentemente do bot, o Contato Inteligente é um ativo digital e multicanal, que entrega serviços e representa marcas, estabelecendo com as pessoas uma conversa multimídia. Ficou confuso? Abaixo explicaremos melhor!
O que é Contato Inteligente?
De um lado o cliente e do outro os funcionários da empresa. Em alguns casos, até mesmo softwares capazes de interpretar linguagens e produzir respostas naturais e automáticas. Tudo isso por meio de: voz, imagens, vídeos, áudios e muito mais. Com a tecnologia do Contato Inteligente, não se faz mais necessário o gerenciamento de vários sites e aplicativos móveis para contatar diferentes empresas, na verdade, todo o processo poderá ser feito via contatos de celular.
O Contato Inteligente se faz extremamente benéfico, pois visa simplificar e consolidar a experiência do usuário na comunicação via smartphones, tendo em vista que as pessoas estão muito mais habituadas a memorizar contatos no lugar de URLs, por exemplo. Além disso, a ferramenta pretende estar presente em plataformas que o usuário já utiliza no dia a dia, agilizando a resolução de problemas e permitindo um diálogo muito mais fácil e fluido com a marca, tendo assim, auxílio em toda a jornada de compra.
De forma resumida, podemos dizer que o Contato Inteligente age de maneira semelhante ao ato de contatar uma empresa por telefone: basta acessar a agenda, selecionar a empresa e iniciar a conversa. Tão simples quanto ligar para seu médico ou um familiar, concorda?
Vantagens do Contato Inteligente
Até aqui já deu para entender que o Contato Inteligente possui diversas vantagens, tanto para as empresas quanto para os clientes. Essa tecnologia representa a evolução da comunicação entre marcas e pessoas, unindo o poder da automação do chatbot ao atendimento humano, que além de permitir um relacionamento mais próximo com os consumidores, amplia a presença digital nos principais canais e aplicativos de mensagens.
A presença digital que antes exigia a criação de sites e aplicativos, hoje pode acontecer de forma muito mais simples, uma vez que as marcas estão buscando estar onde as pessoas estão. Mais do que isso, o Contato Inteligente também permite a integração a ferramentas de growth, analytics, pagamento e outras, possibilitando que o contato com a empresa esteja em constante evolução.
Pensado e estruturado para estabelecer uma comunicação assíncrona com os usuários, podemos dizer que os principais benefícios do Contato Inteligente são:
- Oferecer um atendimento rápido 24 horas por dia e 7 dias por semana;
- Possibilidade de criar uma comunicação assertiva e personalizada;
- Tirar dúvidas e disponibilizar serviços essenciais, como geração de boletos e informações sobre o horário de atendimento, por exemplo.
- Possuir uma linguagem adaptável à persona;
- e muito mais.
E então, gostou de aprender um pouco mais sobre essa tecnologia? Se você visa oferecer uma boa experiência aos seus clientes, aplicando as melhores estratégias no seu negócio, dê um passo à frente investindo em contatos inteligentes.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Por que o Contato Inteligente pode ser o próximo passo para o e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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