Como o mapeamento de conteúdo pode contribuir com seu e-commerce

Hoje, toda empresa tem de ter presença digital, tanto que um dos assuntos mais falados por empresários e profissionais é o marketing digital. O conjunto de ações estratégicas para divulgar as empresas de forma digital é um dos melhores aliados do mundo corporativo.

E no marketing digital existe uma ação fundamental para gerar resultados: a criação de conteúdo. O conteúdo tem como objetivo gerar a conexão com o público, agregando valor à marca e prospectando clientes.

Mas somente criar conteúdo não é suficiente, é necessário ter conteúdo relevante para atrair as pessoas certas, ou seja, seu público-alvo. Atrair estas pessoas é essencial para que o conteúdo possa atrair leads qualificados.

Para facilitar na hora da criação de conteúdo relevante para seu público, uma das práticas mais utilizadas e eficientes é o mapeamento de conteúdo.

Desenho de um homem mostrando a palavras SEO
Buscar as pessoas certas para o seu negócio é essencial para que o conteúdo possa atrair leads qualificados.

O que é mapeamento de conteúdo?

Imagine um mapa geográfico. Seu propósito é guiar as pessoas para o caminho desejado. O mapeamento de conteúdo funciona da mesma forma, guiando a produção de conteúdo fazendo com que a estratégia chegue no objetivo desejado: a conquista de novos clientes e a fidelização deles.

É um plano de criação de conteúdo, com objetivo de atingir as pessoas certas, no momento certo. Em vez de criar conteúdo sobre o que você acredita que seus potenciais clientes irão gostar de saber, irá criar sobre o que eles precisam saber mais, relacionado ao seu produto ou serviço, ou nicho de atuação.

Isso envolve entender as soluções para as dores de seu público, aplicar as estratégias de SEO ao seu conteúdo para alcançar melhores resultados de posicionamento nos mecanismos de busca e analisar os resultados que o conteúdo obteve.

O que é preciso saber para criar o mapeamento de conteúdo?

Conhecimento e pesquisa em tendências

Pesquisar as tendências de buscas é necessário e existem diversas ferramentas que podem ajudar nessa coleta de dados. O próprio Google tem uma ferramenta chamada Google Trends, em que você consegue pesquisar termos de busca que são tendência de acordo com seu nicho de atuação.

Técnicas de SEO

É necessário ter uma noção, ou contar com consultoria sobre SEO, para poder incluir as palavras-chave desejadas e corretas em seu conteúdo. Além disso, contar com a formatação correta para seu conteúdo alcançar bons resultados nas buscas.

Como o mapeamento de conteúdo pode gerar mais vendas?

1 – Irá atingir o público certo na hora certa

Esse é o maior objetivo do marketing de conteúdo: atingir as pessoas certas na hora certa. Mas que pessoas são essas? Seus possíveis clientes, atingindo-os na fase correta da jornada de compra. Atingir o público certo na fase correta pode ser imprescindível para o aumento das vendas.

A jornada de compra do cliente possui várias fases:

  • Aprendizado: o cliente ainda não sabe que necessita daquela solução que você está oferecendo;
  • Reconhecimento: o cliente reconhece que tem um problema;
  • Consideração: considera a solução que você está oferecendo ao problema reconhecido na etapa anterior;
  • Decisão: o cliente toma a decisão e a compra é realizada.

O mapeamento de conteúdo te ajuda a criar conteúdos específicos para atingir clientes em cada fase da jornada de compra, sendo sempre relevante e atraindo para a fase final: a decisão, ou seja, a compra.

Por exemplo, existem insurtechs de seguros que utilizam conteúdos diferenciados no blog, trazendo dicas e informações ao leitor. Esses conteúdos, além de sanar as dúvidas, também oferecem a solução para o problema deles, por meio de uma ferramenta de cotação online. Assim, o cliente avança na jornada de compra até a conversão, ou seja, na contratação do seguro.

Então, por meio de conteúdo interessante ao público alvo, que tire dúvidas e passe informações relevantes, elas conseguem gerar leads. Com isso, aumentam suas vendas, atingindo assim, maior lucratividade.

A mesma estratégia pode ser usada por diferentes empresas que querem vender seus produtos ou serviços. Basta adicionar um botão de ação de compra na página de conteúdos e, naturalmente, após ter acesso a informações úteis, o cliente pode optar pela compra.

2 – Aumenta a taxa de conversão

O objetivo do conteúdo é a conversão, ou seja, a venda. Ter o mapeamento de conteúdo irá ajudar a criar conteúdos que tenham valor comprovado para o público e irá suprir suas necessidades, em vez de “perder tempo” investindo em conteúdos que não atraem nem agregam nada ao seu público.

A conversão é a prova de que o conteúdo gerou valor e conquistou o público, se o seu conteúdo é mais relevante, é natural gerar mais conversões.

3 – Ajuda a ter uma estratégia personalizada de marketing digital

Na internet, é necessário se destacar. O mapeamento de conteúdo ajudará a não criar “mais do mesmo”, e trazer conteúdos diferenciados, fazendo sua marca se destacar das demais.

Trazer conteúdos que mostram outro ângulo aos assuntos conhecidos pode ser uma forma sutil, mas efetiva e criativa de se destacar das demais empresas.

4 – Criação de conteúdo coerente e mais organizado

Na maioria das vezes, o marketing de conteúdo é um processo contínuo para conquistar clientes. O mapeamento de conteúdo irá ajudar esse conteúdo a seguir a mesma linha editorial, tendo coerência e organização de modo geral.

Então, preparado para investir em novas estratégias para atrair o seu público? Com o mapeamento de conteúdo você vai contar com uma ferra6menta eficaz. Teste e comprove!

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como o mapeamento de conteúdo pode contribuir com seu e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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