5 motivos para trabalhar com diferentes transportadoras para e-commerce

Quem vende pela Internet sabe o quanto uma gestão logística eficiente é importante para o sucesso da loja virtual. Porém, muitos ainda não perceberam que um dos segredos para alcançar essa eficiência está na escolha das transportadoras para e-commerce.

Isso fica evidente com o resultado de pesquisas que mostram que uma mesma empresa ainda é a mais utilizada para o envio de encomendas no Brasil.

Por isso, neste artigo, listamos cinco motivos para trabalhar com diferentes transportadoras para e-commerce.

1. Acesso a diferentes modalidades de frete

O transporte de cargas feito de carro ou caminhão ainda é o mais comum. Porém, novas alternativas surgem constantemente no mercado. Ao trabalhar com diferentes transportadoras para e-commerce, o lojista passa a ter acesso a diversas opções com mais facilidade.

O modal aéreo deve ser considerado se as entregas da loja virtual precisam percorrer grandes distâncias em curto intervalo de tempo, por exemplo. Já o transporte de cargas em bagageiros de ônibus pode ser a solução se o principal objetivo é uma entrega econômica.

Mas dificilmente será possível ter acesso a ambos trabalhando com apenas uma empresa de transporte.

2. Alternativas de serviços

Cada transportadora para e-commerce possui suas características, especificidades e vantagens.

Enquanto algumas oferecem um rastreamento de encomendas mais detalhado e eficiente, outras contam com coleta de encomendas. Algumas possuem um serviço específico para o envio de encomendas pequenas, e outras são mais adequadas para o envio de cargas grandes. Enquanto algumas impõe restrições severas, outras permitem o envio de todo o tipo de carga.

Para um e-commerce que vende produtos de um único segmento, contar com o serviço de apenas uma empresa de transporte – desde que esta atenda às suas necessidades – pode não ser um problema. Mas, para uma loja virtual que comercializa diferentes tipos de produtos, pode ser extremamente difícil encontrar uma única transportadora que seja capaz de realizar todas as suas entregas.

3.Variedade de preços e prazos

Pelo menos duas modalidades de frete são essenciais no e-commerce: a entrega econômica e a entrega expressa. Vale lembrar que a entrega econômica é aquela com custo menor mas prazo de entrega maior. Já a entrega expressa pode ter custo maior, mas prazo de entrega menor.

Ao trabalhar com apenas uma transportadora para e-commerce, dificilmente o lojista conseguirá oferecer as duas alternativas para seus clientes.

Além disso, ao contar com variedade de preços, o frete pode se tornar um diferencial do negócio em relação à concorrência. Isso porque levantamentos comprovam que o preço da entrega é fator definitivo para a decisão de compra dos consumidores.

Outra questão que deixa de ser uma preocupação para o lojista é o frete mais caro do que o produto, um problema bastante comum em lojas virtuais de ticket baixo que não diversificam suas opções de entrega.

4. Possibilidade de oferecer alternativas para o cliente

Pesquisas recentes mostraram que existe uma parcela considerável de consumidores dispostos a pagar mais pelo frete, desde que recebam o produto mais rápido. Por outro lado, há aqueles que desistem de uma compra se o valor da entrega é muito alto, como vimos anteriormente.

Podemos prever que nenhum lojista esteja disposto a perder um ou outro público. Então, é preciso oferecer alternativas para o cliente e deixar que ele decida o que é mais importante para ele: rapidez ou economia.

E, claro, a melhor forma de fazer isso, mais uma vez, é trabalhando com diferentes transportadoras para e-commerce e oferecendo mais alternativas de entrega ao consumidor.

5. Independência e segurança

Existem diversos fatores externos que fogem ao controle do lojista e precisam ser considerados ao trabalhar com fornecedores ou terceirizar serviços. Greves, problemas financeiros e aumento no preço de insumos são apenas alguns exemplos.

No caso das empresas de transporte não é diferente, e certamente nenhum empreendedor do comércio eletrônico quer que questões assim atrapalhem seus negócios.

Trabalhar com diferentes transportadoras para e-commerce não só torna o frete da loja virtual muito mais competitivo, como vimos até aqui, mas garante independência e oferece segurança para o lojista, que deixa de ser refém de uma única empresa.

Além disso, a partir do momento em que a loja virtual conta com opções, pode oferecer maior qualidade na entrega de suas encomendas e melhorar a experiência do consumidor. Se problemas como avaria na carga ou atrasos na entrega são registrados constantemente ao trabalhar com uma mesma transportadora, basta optar por outra para os próximos envios.

Conclusão

Depois de entender os motivos para trabalhar com diferentes transportadoras para e-commerce, o lojista pode se perguntar como ter acesso a elas.

Uma das maneiras é firmando contratos individuais com cada transportadora. Porém, para uma loja virtual que ainda está dando os primeiros passos e faz poucos envios por mês, este pode ser um caminho extremamente difícil e pouco vantajoso – sem falar na burocracia.

A boa notícia é que, graças à tecnologia, existem ferramentas no mercado que possibilitam a cotação e a geração de fretes com múltiplas transportadoras: são as plataformas de intermediação logística.

Geralmente, ao utilizar os serviços dessas plataformas, o lojista precisa assinar apenas um contrato. Além disso, de acordo com o serviço que escolher, tem acesso a descontos exclusivos nos fretes e a uma série de recursos que facilitam a gestão logística do e-commerce.

Então, basta uma rápida pesquisa para escolher a melhor ferramenta e, assim, tornar o frete da loja virtual mais competitivo e seguro.

 

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre 5 motivos para trabalhar com diferentes transportadoras para e-commerce. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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