CRO é a sigla inglesa para Conversion Rate Optimization, o que em língua portuguesa significa Otimização da Taxa de Conversão. Trata-se de um método que emprega multiferramentas e processos que visam a aumentar o percentual sobretudo de leads, clientes e fregueses de uma empresa.
Geralmente prestado como serviço por agências de marketing digital, o método CRO pode ser aplicado em sites de e-commerce como o seu com grandes vantagens. Ele pode, por exemplo, melhorar a conversão e o Retorno do Investimento (ROI), como você ficará sabendo mais adiante.
A aplicação de CRO pode ser feita em basicamente cinco etapas. Elas envolvem a captação de dados, a análise das informações, a obtenção de insights, a implantação de melhorias e a monitoração da performance em um ciclo ininterrupto.
O método emprega testes AB, mapas de calor e navegação por vídeo, além de testes de velocidade de carregamento de páginas, entre outros. No e-commerce, a ideia é entender como os consumidores interagem com a loja virtual e com o blog. E após isso melhorar a experiência dos usuários para gerar mais conversões.
Importância do CRO no e-commerce
O CRO tem grande importância no e-commerce principalmente porque ele permite melhorar a taxa de conversão e o ROI das lojas virtuais. Observe, em seguida, alguns números reveladores sobre isso:
Taxa de conversão
De acordo com dados publicados na 99firms, as empresas com taxas de conversão mais altas investem em média US$ 2 mil mensais em CRO. O mesmo site informa que só 22% das empresas estão satisfeitas com suas taxas de conversão atualmente.
Retorno do Investimento
Segundo estudo da VentureBeat citado no AI Multiple, o ROI médio das empresas que usam CRO é de 223%. Só 5% das 3.000 empresas que participaram do estudo não relataram ROI. Enquanto isso, 173 relataram ROI acima de 1.000%.
Como se pode observar, o CRO realmente funciona. Apesar disso, apenas 68% das pequenas empresas possuem uma estratégia de CRO estruturada e documentada, conforme nos dá a conhecer o site Startup Bonsai.
Ademais, a cada US$ 92 gastos na aquisição de clientes, só US$ 1 é gasto para convertê-los, de acordo com a Econsultancy citada pelo Outgrow. Isso é bastante desproporcional, já que apenas atrair visitantes não garante que eles se transformarão em clientes. É preciso criar ações para que isso ocorra.
Dez boas ações de CRO
Como dito, a aplicação do método CRO envolve a realização de testes. Assim, cada e-commerce gera resultados específicos e requer soluções específicas, que só cabem a cada um deles. Entretanto, há fatores que afetam a todos comumente. Esses fatores podem ser listados como boas práticas de CRO, confira:
Concluindo, os números não mentem. O CRO é muito importante para o comércio eletrônico. Investir nesse método é fundamental para alcançar melhores taxas de conversão para a sua empresa. Isso sem dúvida pode lhe dar aquele impulso que você precisa para o crescimento.
O post CRO no e-commerce: por que isso é importante? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre CRO no e-commerce: por que isso é importante?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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