Como o marketing 5.0 pode atender os novos hábitos de consumo

O marketing já passou por diversas evoluções. Do Marketing tradicional até o 4.0, quando Kotler, Kartajaya e Setiawan lançaram o livro sobre o tema em 2017 chegou a vez desses autores lançarem o Marketing 5.0, afinal a evolução do marketing continua e é cada vez mais ágil. Além disso, a pandemia provocou transformações digitais que são reforçadas nesse novo cenário do marketing 5.0.

Em 2020, grande parte dos nossos hábitos de consumo foram mudados bruscamente por conta da pandemia. Com todos em casa, rotinas voltadas para a alimentação, conforto e lazer foram adaptadas ao isolamento social. Sendo assim, as marcas, para permanecerem vivas no mercado, tiveram que se adaptar ao novo ritmo do consumidor.

A partir dessas mudanças, surge o Marketing 5.0, que une a tecnologia ao ser humano, com o intuito de atrair, conquistar e fidelizar os clientes.

De acordo com o cenário atual, as marcas precisam estar muito mais atentas às necessidades do consumidor e, para isso, precisam buscar formas de se conectar com os mesmos.

O Marketing 5.0 é concretizado através de cinco elementos. São eles:

Marketing baseado em dados

Com a coleta de dados consegue-se aperfeiçoar o conteúdo de mídia que está sendo veiculado e para quem o mesmo está sendo direcionado. Com isso, você terá a jornada do cliente facilmente mapeada e mais assertiva.

Marketing preditivo

Neste segmento é trabalhada a gestão do cliente, produto e marca. São identificadas oportunidades e ações personalizadas para cada tipo de consumidor. Além de lançamento de produtos com chances estimadas de ter sucesso. Também são estabelecidos critérios para a o sucesso de uma campanha de marketing por meio da jornada digital.

Marketing contextual

É baseado na inteligência artificial abrangendo aspectos como experiência, mídia, produto, promoção e mensagens assertivas.

Marketing aumentado

Essa estratégia é pensada no funil de vendas. Os leads são capturados através de materiais grandiosos que são oferecidos gratuitamente na internet. A partir disso, eles são nutridos até serem levados ao momento de compra e, assim, o consumidor já adquire a confiança na marca.

Marketing ágil

Esta é uma modalidade onde os resultados são divulgados em tempo real a partir de ferramentas tecnológicas. Por meio desta rapidez, o fluxo de informações torna-se mais ágil e diminui a burocracia, fazendo com que as medidas sejam tomadas com mais agilidade, resultado na satisfação do cliente.

Como aplicar o Marketing 5.0 em uma empresa?

O objetivo principal do Marketing 5.0 é aproximar marcas e consumidores de forma sólida. Uma das dicas é apoiar causas, como, por exemplo, o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Isso mostra que sua empresa não está preocupada somente em vender.

É necessário traçar estratégias, usar recursos tecnológicos à humanização, atingir o lado emocional do cliente através de responsabilidades sociais e ambientais, para cativar, e assim, torná-los embaixadores da sua marca.

Todos esses pontos devem ser planejados de forma humana e o contato com o cliente deve ser priorizado. Ele precisa saber que sua marca está colocando ele em primeiro lugar e pensando sempre no social também.

Se por um lado a pandemia da Covid-19 provocou transformações significativas no marketing digital, por outro reforçou a relevância do Marketing 5.0.

Começamos a ter doses de esperança ao observar países decretando o fim da pandemia e sabemos que, em breve, a mesma será controlada. Todavia, os novos hábitos provocados pelo vírus no ambiente pessoal e no mercado em geral serão mantidos.

É importante estarmos atentos aos valores que as empresas vendem e transmite, aos consumidores. Tenha certeza que eles estão de olho.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como o marketing 5.0 pode atender os novos hábitos de consumo. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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