Principais indicadores do e-commerce para acompanhar diariamente

Abrir o e-commerce é a parte fácil de se tornar um lojista. Afinal, muitos negócios que não fazem uma boa gestão do e-commerce, acabam por fechar em menos de 2 anos de existência. E quando eu falo em gestão, também me refiro a olhar números e desempenho da loja, a fim de entender se as vendas estão realmente acontecendo, se podem melhorar e onde podem melhorar.

Vou apresentar alguns indicadores que o lojista precisa estar monitorando com frequência em sua loja virtual, para entender aonde reside o problema das vendas e fazer para melhorar.

Indicadores de crescimento do e-commerce

Os indicadores de crescimento, ou as métricas, são os números fornecidos que podem ajudar a entender o desempenho do negócio. Neste caso, são essenciais para o lojista.

Isso porque além de oferecerem dados reais que permitem interpretações e planejamentos mais precisos, são indicadores que permitem entender a situação real do e-commerce.

Número de sessões

Se a loja não tem muitas visitas, menor são as chances de vender. Quantas pessoas estão navegando no seu e-commerce? E por que não estão?

Taxa de conversão

Pouco adianta ter muitas visitas, se poucas vendas são feitas. Obtemos a taxa de conversão através do número de pedidos feitos na loja, dividido pelo número de sessões.

Assim, é possível entender se os consumidores estão gostando do que está sendo oferecido, ou se há algo maior que impeça a venda dos produtos.

Cada segmento possui uma taxa de conversão média. Produtos de menor valor agregado serão mais fáceis de vender do que os produtos com grande preço.

Páginas visitadas

O consumidor está navegando pelo seu site? Ou poucas páginas são visitadas em cada sessão?

Queremos que cada internauta permaneça o maior tempo possível dentro do e-commerce, a fim de aumentar a quantidade de produtos comprados e possivelmente o interesse por demais produtos.

Por isso, é importante observar a quantidade de páginas navegadas. Baixa quantidade de páginas visitadas pode significar que algo não agradou o consumidor, seja a navegação, preço, produto… São inúmeras as possibilidades, e por isso é preciso analisar para entender mais a fundo.

Tempo de navegação

Assim como as páginas visitadas, o baixo tempo de navegação dentro do site pode simbolizar desagrado.
Seja navegação, preço, produto ou condições de pagamento.

Mesmo quando procurando oportunidades e comparando preços, o tempo médio para cada segmento é variável. Porém, poucos segundos dentro da página significam que algo, logo de cara, não entrou nos padrões daquele consumidor.

Ticket médio

Qual valor, em média, das compras no seu e-commerce? Claro que este pode variar de acordo com o segmento. O ticket médio de uma loja de acessórios não será o mesmo de uma loja de pneus, por exemplo.

Mas os consumidores estão levando um produto ou mais destes? O e-commerce procura incentivar a compra de mais itens por carrinho, a fim de diminuir os custos. Afinal, a entrega será uma só para diversos produtos.

Estimule a compra de mais de 1 item por carrinho por meio de kits e mesmo promoções de frete fixo / grátis a partir de determinado valor — que faça sentido, claro.

Abandono de carrinho

O abandono de carrinho é o grande problema do e-commerce mundial. Os consumidores colocam os produtos no carrinho, entram no processo de checkout e desistem.

O papel do lojista é entender a razão pela qual houve abandono. O preço do frete não ficou claro? Condição de pagamento? Checkout complexo?

Podemos usar algumas soluções como ferramentas que monitoram o comportamento do consumidor dentro do site, ou mesmo mapas de calor. Entretanto, é preciso alguns testes para entender a real razão pelo abandono de carrinho.

Experimente promoções de frete grátis, caso seja este o problema. Ou em grandes datas oferecer melhores condições de pagamento. Isso, assumindo que seu checkout e navegabilidade estão ok.

E onde conseguir estes números?

Basicamente todos os dados dos indicadores que citei podem ser encontrados no Google Analytics.

Trata-se de uma ferramenta que vai ajudar muito a entender seu e-commerce. Portanto, não deixe de fazer a configuração correta dela para obter dados precisos e que ajudarão a alavancar as vendas e fazer a sua loja crescer.

Estes são números e indicadores que precisam ser checados com frequência para começar a montar suas estratégias, visando sempre o crescimento do e-commerce.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Principais indicadores do e-commerce para acompanhar diariamente. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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