Por reunir um conjunto de técnicas eficazes na seleção das informações ao seu público, as empresas ganham muito investindo na curadoria de conteúdos. Entenda!
A internet possui muitas informações relevantes a diferentes nichos empresariais e várias delas podem estar presentes no marketing de conteúdo da sua empresa. Por meio das publicações o seu e-commerce pode atrair clientes e gerar leads, sendo uma excelente oportunidade de vendas.
Mas, criar um conteúdo original e dentro do volume de cada mídia pode se tornar um desafio. Ao investir na curadoria de conteúdo, as empresas podem oferecer assuntos de interesse para a sua persona.
Seja um blog sempre atualizado, postagens nas redes sociais, e-mail marketing ou outros, a estratégia de conteúdo deve trazer resultados relevantes. Por exemplo, uma empresa que vende seguros pode atrair leads por meio do conteúdo em seu blog.
Para isso, ela deve oferecer temas que atraiam o leitor, como dicas para contratar um seguro veicular barato, o que o motorista deve considerar no plano e outras. Além disso, pode investir em ferramentas para cotação/vendas por meio de uma CTA (Call to Action).
Entenda como a curadoria de conteúdo pode ajudar a sua empresa!
Qual é a função de um curador de conteúdo?
Primeiramente é importante entender que a curadoria de conteúdo é uma atividade que visa a observação, seleção, adequação e contextualização de conteúdos de terceiros para republicação em suas páginas. Ou seja, um aproveitamento de informações relevantes ao seu público, mas não uma cópia.
Podemos dizer que a curadoria de conteúdo visa um processo de releitura, adicionando valor ao conteúdo original, bem como créditos ao autor. Assim sendo, o curador de conteúdo tem as seguintes funções:
Se inspirar em conteúdo de terceiros
O curador vai pesquisar em diferentes fontes as notícias relevantes que sejam referentes ao seu e-commerce. Assim, irá alimentar as suas mídias com conteúdos novos, o que fará com que a sua empresa fique visível, seja nas redes sociais ou nos buscadores.
Durante esse processo, o curador, além de selecionar, vai transformar a abordagem das notícias para atender ao seu nicho. Oferecer conteúdos interessantes ao seu público alvo, aumentará o tráfego ao seu site, o que contribuirá para aumentar a sua receita.
Compartilhar os conteúdos
Além de garimpar e selecionar as notícias e informações mais relevantes, o curador deverá contextualizá-la para compartilhar nas mídias. Ele é responsável em fazer com que a informação alcance o seu público. Para isso, vale investir em compartilhamento em mídia online ou física.
Por oferecer um alcance maior, as redes sociais são as mais recomendadas. Mas, lembre-se da importância de estar onde o seu público alvo está.
Gerenciar os conteúdos
O curador deve fazer uma análise dos conteúdos publicados para contabilizar os efeitos. Ou seja, ele deverá obter o total de compartilhamentos, alcance e como o público recebeu a publicação. Assim, conforme o resultado obtido, ele poderá refinar melhor suas próximas estratégias de conteúdo.
Como fazer a curadoria de conteúdos
1. Faça uma seleção estratégica
Como você viu acima, a curadoria de conteúdo é responsável por fazer uma seleção criteriosa do que será publicado. Portanto, as publicações devem estar onde o seu público alvo está e atender aos gostos dos clientes. Então, para alcançá-los, é importante investir em estratégias eficazes, focando nos assuntos que mais atrai o seu público.
2. Invista em pesquisas
É muito importante fazer uma pesquisa minuciosa sobre o assunto que deseja publicar e o que estão falando nele na atualidade. Assim, você vai obter diferentes pontos de vista e em fontes variadas.
Para facilitar a sua busca, conte com ferramentas que contribuem com o trabalho do curador, como as redes sociais, Pocket, BuzzSumo, Feedly e outras. Além dessas, vale a pena usar os alertas do Google para estar sempre atualizado.
3. Dê sentido à sua publicação
Para uma curadoria de conteúdos eficiente é preciso ir além de apenas publicar uma informação, é preciso expressar opinião que atendam aos seus seguidores. Tenha em mente que eles seguem a sua página para encontrar consumir conteúdos.
Portanto, para melhor alcance e retenção, ofereça conteúdos que despertem o interesse e agregue conhecimentos, reflexão ou entretenimento. Mas, para não perder seguidores, foque sempre no perfil do seu público-alvo e evite erros.
4. Acerte os canais de compartilhamentos
Na internet você encontrará muitas opções para compartilhar o seu conteúdo. Mas, para fazer uma curadoria de conteúdo de forma eficiente, defina os canais que irá utilizar. Para isso, considere o seu público, ou seja, esteja onde ele está, como já informamos. Além disso, tenha em mente que cada canal possui suas próprias regras e finalidades.
Portanto, conheça a fundo cada um deles e transforme a sua publicação para cada um, tanto na linguagem quanto no espaço disponível.
5. Atente-se a alguns cuidados
Para atingir o sucesso, o curador de conteúdo precisa organizar as suas buscas. Para isso, investe em artigos e links relevantes. Porém, alguns cuidados devem ser seguidos. Veja!
• Mantenha a curadoria ativa: tenha uma frequência com a sua curadoria para oferecer sempre informações novas;
• Use ferramentas adaptáveis: tanto as ferramentas quanto às formas de aplicar hábitos de postagens devem estar dentro da realidade da sua empresa. Do contrário, não serão produtivos ao time;
• Evite o excesso: para tratar com profundidade cada informação, foque em até três tópicos e alimente-os com informações que precisar. Então, como você viu acima, investir na curadoria de conteúdos ajuda a aumentar a sua base de clientes. Afinal, por meio das estratégias de marketing de conteúdo é possível atrair leitores para a sua página e divulgar os seus produtos ou serviços.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Curadoria de conteúdos: por que é importante para o meu e-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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