Uma loja de suplementos online pode ser a oportunidade que você estava procurando para investir em um segmento que vem crescendo exponencialmente nos últimos anos.
E é por conta disso que preparei um artigo com dicas valiosas para que você possa montar uma loja de suplementos online de sucesso.
Trata-se de um conteúdo completo em que abordarei o contexto do mercado atual, informações sobre a legislação, ideias de produtos que podem estar na sua loja e sugestões de como começar a seguir essa tendência com o pé direito.
Suplementos alimentares: contexto do mercado atual
O mercado de suplementos alimentares começou a ganhar um pouco mais de destaque no início dos anos 2000. Na virada do século, a obesidade foi considerada um problema global pela OMS, acendendo um alerta na população mundial.
A partir daí, o interesse das pessoas por cuidados com a saúde começou a crescer. Tamanha influência fez o mercado de suplementação natural crescer 82% entre 2004 e 2009.
Esse crescimento também foi influenciado pela maior adesão a atividades físicas como academia, escolas de dança e esporte.
No entanto, quando avançamos no tempo, notamos que o mercado de suplementos vem atingindo esse público de uma maneira ainda mais forte.
Segundo levantamento realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Alimentos Para Fins Especiais e Congêneres, 48% dos consumidores habituais de suplementos passaram a ingerir quantidades maiores do produto durante a pandemia.
Além do mais, 47% mantiveram a mesma proporção de consumo, enquanto apenas 5% diminuíram.
Ou seja, se levarmos em conta o crescimento geral das vendas por meio de lojas virtuais durante a pandemia, podemos enxergar uma oportunidade de ouro para quem deseja investir em uma loja de suplementos online.
Loja de suplementos online: o que diz a legislação?
No Brasil, não existe uma legislação específica focada em suplementos. Por esse motivo, eles podem ser enquadrados tanto na categoria alimentar quanto como medicamento (essa variação depende das indicações de uso e das características de composição).
No entanto, em 2018, a Anvisa solidificou essa categoria para garantir ainda mais qualidade e segurança para a população.
Para estar a par de todas as atualizações sobre esse assunto, acesse a Instrução Normativa 76/2020.
Produtos que podem estar em sua loja de suplementos online
Multivitaminas
Multivitaminas incluem uma dose diária de vitaminas e minerais que muitas vezes são difíceis de consumir em quantidades suficientes durante as refeições.
Eles vêm em várias formas diferentes, incluindo cápsulas, mastigáveis e gomas.
Os multivitamínicos podem ser encontrados em fórmulas distintas, destinadas a pessoas em diferentes fases da vida, como adultos, crianças, idosos e gestantes.
Ou seja, uma ótima chance de atrair um público variado para sua loja de suplementos online.
Queimadores de gordura
Os queimadores de gordura aumentam o metabolismo e estão entre as categorias mais populares do segmento.
É importante ressaltar que, por ser um nicho direcionado à saúde, o cuidado em pesquisar bem os itens, especialmente desta categoria, é imprescindível.
Por isso, para garantir os melhores resultados de vendas, invista em produtos que estejam devidamente regulamentados.
Além do mais, ao optar por oferecer queimadores de gordura em sua loja de suplementos online, você deve informar seus clientes que tais produtos são mais eficazes quando combinados com exercícios e uma boa alimentação.
Suplementos pré-treino
Outra categoria que não pode faltar em sua loja de suplementos online é a do pré-treino.
Esses suplementos fornecem resistência extra e clareza mental para ajudar o consumidor a se exercitar com mais foco e motivação.
Tratam-se de produtos que fazem com que o corpo queime gordura em um ritmo acelerado, enquanto continua a ganhar músculos de forma paralela.
Suplementos pós-treino
Os suplementos de recuperação de treino incluem substâncias que contribuem com a reparação e cura dos músculos, dessa forma, eles se fortalecem mais rapidamente.
Uma vez que ajudam os usuários a voltar à academia mais rápido, esses suplementos são extremamente populares entre os atletas mais ativos.
Além do mais, ao contar com esse tipo de produto em sua loja de suplementos online, será possível promover ofertas com os produtos da categoria de pré-treino.
Vitaminas e minerais específicos
Estas são vitaminas individuais ou combinações de vitaminas reunidas para fins de suplementação extra.
Elas são bastante procuradas por clientes que buscam suprir uma deficiência específica, como Ferro, Cálcio ou Vitaminas B.
Outros exemplos, como a Vitamina C e o Zinco, são mais procurados por pessoas que buscam fortalecer seu sistema imunológico.
De qualquer forma, existem muitas outras vitaminas disponíveis no mercado que podem estar presentes em sua loja de suplementos online, garantindo uma quantidade considerável e variada de produtos para o seu estoque.
Substitutos de refeições
Outro item que pode estar presente em sua loja de suplementos online são os substitutos de refeição. Esse tipo de produto se destaca pela proposta de oferecer uma nutrição completa para pessoas que possuem um estilo de vida agitado.
Essa categoria de produto também atinge aqueles consumidores que buscam por uma solução fácil de suprir suas necessidades nutricionais.
Eles são quase sempre encontrados em forma de pó (ou o famoso shake) para ser misturado com água, suco ou leite. No entanto, também é possível encontrá-los em barra.
Colocando sua loja de suplementos online no ar
Agora que você já sabe como funciona e quais são os tipos de produtos que podem fazer parte de uma loja de suplementos online, chegou a hora de colocá-la no ar.
Primeiramente, é muito importante poder contar com uma plataforma de e-commerce otimizada, personalizável e repleta de funcionalidades.
Só assim será possível oferecer uma experiência de usuário intuitiva e ter um bom desempenho de SEO para sua loja virtual.
Lembre-se: para garantir um maior número de vendas, é necessário ter certeza de que o visitante será capaz de acessar todas as funções do seu site sem dificuldade, contemplando desde a navegação pelas categorias até o fechamento da compra.
Também é importante estar atento a parte estética do seu e-commerce, tons de verde, por exemplo, remetem à saúde e podem combinar perfeitamente com a sua loja de suplementos online.
Artigos complementares
Com a sua loja de suplementos online no ar, será necessário elaborar estratégias para atrair e nutrir seus potenciais clientes.
Por esse motivo, separei alguns artigos que escrevi e publiquei aqui no E-commerce Brasil, são conteúdos que vão te ajudar a conquistar os melhores resultados. Não deixe de conferir:
4 formas de aumentar as vendas no seu e-commerce
7 fatores que impactam sua taxa de conversão
9 estratégias de cupom de desconto para aumentar as vendas no e-commerce
Como funciona o fulfillment para e-commerce: passo-a-passo completo
Espero que tenha gostado de todas as dicas para montar a sua loja de suplementos online.
Na semana que vem, falarei sobre os desafios e as soluções dos e-commerces para supermercados. Continue acompanhando para conferir!
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Loja de suplementos online: como montar a sua!. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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