Como todos já estão carecas de saber, a pandemia acelerou inúmeras inovações tecnológicas e a vinda de tendências. Para os lojistas online, uma delas foi o m-commerce, que nada mais é do que o e-commerce por mobile, ou seja, pelos dispositivos móveis, como os smartphones
Sabemos que a exigência de responsividade de sites não é algo novo, inclusive já faz um tempo que ela é essencial e indispensável. Por isso, na hora de estruturar seu e-commerce, considerar o formato mobile pode ser o diferencial dos seus negócios.
Segundo uma pesquisa do Panorama Mobile Time/Opinion Box, o número de consumidores brasileiros que já fizeram compras e/ou pagamentos online por um smartphone aumentou de 85% para 91% em apenas um semestre, em 2020. Para este ano a tendência é que seja constatado um aumento dessa prática.
Os números acima revelam que o m-commerce já representa mais de 70% do varejo online, e essa não é uma apenas uma realidade brasileira, mas global. E com certeza vai continuar crescendo nos próximos anos.
Mais sobre o M-commerce
Vale destacar que quando falamos por compras via dispositivos móveis, estamos falando de três opções:
- Pelo navegador: essa é a forma mais básica de usar o m-commerce, acessar o e-commerce pelo navegador do celular;
- Por meio de aplicativo: nessa conta entra o aplicativo que sua loja virtual possa vir a ter, ou aplicativos de trocas de mensagens, como por exemplo o WhatsApp;
- Pelas redes sociais: as redes sociais também servem como lojas virtuais, com o Facebook e Instagram cada vez mais atualizados com funcionalidades de compras, as vendas por esses meios só crescem.
Reforço que nada disso do m-commerce se configura como novidade, podemos inclusive enxergar como necessidade. Todas essas opções já estavam sendo usadas e altamente exigidas pelos consumidores (que estão cada vez mais digitais e caminhando para um formato híbrido). Por isso, estar atualizado é questão de sobrevivência no mercado.
Tenha um e-commerce preparado para o universo mobile
Agora que você já sabe o tamanho da relevância do m-commerce, não espere mais para adaptar sua loja virtual e oferecer uma boa experiência para seus usuários, para que possam se tornar clientes fiéis e até mesmo embaixadores da sua marca.
Por isso, seguem algumas dicas para a melhora do seu e-commerce para dispositivos móveis e aumentar as vendas do seu negócio.
1 – Não descarte a possibilidade de um site responsivo
Essa é a dica mais simples e a número um quando falamos em construir uma loja virtual. Um site responsivo está na lista de prioridades na hora de conversar com quem vai fazer a programação do seu e-commerce. Um site responsivo deve atender às seguintes exigências:
- Se ajustar de acordo com a tela de dispositivos móveis;
- Manter informações e menus destacados;
- Dispensar o uso do zoom na tela para o cliente ler o conteúdo.
2 – Considere a criação de um aplicativo
Talvez você esteja se perguntando: “mas um site responsivo já não resolve meu problema?” A resposta é: pode ser que sim. No entanto, com um aplicativo, suas vendas podem alavancar, uma vez que aplicativo facilitaria muito a navegabilidade e teria um conteúdo personalizado.
Mas vale destacar também que o título da minha dica é “considere” porque talvez não valha a pena para o momento do seu negócio. Desenvolver um app é custoso, por isso ver se compensa para o seu e-commerce.
3 – Torne as compras mais simples pelo m-commerce
Ter mensagens curtas, objetivas e simples podem fazer uma enorme diferença para quem está comprando por um dispositivo móvel. Pensando nisso, tenha um fluxo simples de vendas pelo m-commerce.
Uma ótima sugestão é o recurso de compra por um clique, no qual ele precisa se cadastrar apenas uma vez na plataforma e autoriza que todos os seus dados sejam registrados no sistema. Com isso, nas próximas compras, ao escolher um produto, ele já será redirecionado para a etapa de pagamento.
4 – Esteja nas redes sociais
Integrar seu e-commerce às redes sociais também pode trazer muitos consumidores para seu m-commerce. Isso porque, em muitos casos, as redes sociais podem ser o primeiro contato do usuário com a sua loja virtual. Encurtar o caminho de compra é essencial. Você pode fazer isso através das atitudes de:
- Produção de conteúdo relevante nas redes sociais;
- Ter produtos no Facebook e no Instagram;
- Interagir com o público nas redes sociais;
- Incentivar clientes a compartilharem avaliações dos seus produtos.
De uma forma ou de outra, não trate o m-commerce como algo que não tem prioridade, pois tem. Essas dicas são valiosas, por isso invista nas quais faça sentido para os seus negócios e fique de olho nas tendências do mercado. Todos os dias alguma coisa surge que pode ser benéfica para o seu e-commerce.
Leia também: Quais dados íntimos a Amazon coleta de seus clientes e como faz isso
O post Sua estratégia de venda está focada no M-commerce? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Sua estratégia de venda está focada no M-commerce?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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