Como o omnichannel ajuda o varejo a vender mais em datas comemorativas

As datas comemorativas sempre geram uma grande expectativa por parte dos consumidores. Por isso, são sempre excelentes oportunidades para que as empresas varejistas aumentem suas vendas. Não à toa, o maior faturamento das empresas ocorre em datas como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal.

Mas com o consumidor cada vez mais exigente, para que as empresas tenham sucesso nessas datas precisam que o cliente esteja no foco central do seu negócio. Afinal, hoje a experiência que um cliente recebe é um fator determinante para sua satisfação. Nesse sentido, ter um negócio omnichannel é um passo fundamental para conquistar esse cliente, e obter sucesso com as datas comemorativas. Quer saber mais sobre o assunto, e entenda como essa estratégia contribui para que as marcas aumentem seu faturamento? Então continue conosco, pois é sobre isso que falaremos nesse post.

O que é ser omnichannel?

Antes de explicar como o omnichannel ajuda o varejo a turbinar as vendas em datas comemorativas, é fundamental entender exatamente o que representa essa estratégia. Omnichannel é um artifício que tem ganhando cada vez mais importância e popularidade no mercado. Isso porque se baseia na integração de todos os sistemas utilizados por uma empresa em suas jornadas de venda.

Ou seja, é uma ferramenta que as empresas utilizam para fazer com que o consumidor tenha uma experiência única, independente do canal que ele esteja inserido. Em outras palavras, posso dizer que omnichannel nada mais é do que um modelo de negócio que faz uso intensivo de tecnologias — tudo para garantir uma jornada de compra integrada de diferentes canais de venda.

Essa estratégia é hoje fundamental para uma empresa ter sucesso. Afinal, os consumidores cada dia mais estão presente em diferentes canais simultaneamente. Para se ter ideia, segundo o Google, 83% dos americanos que visitam lojas físicas começam suas jornadas de compra com buscas online.

Portanto, investir nessa estratégia é um passo fundamental para conquistar a lealdade de um consumidor. Isso porque os consumidores que percebem uma experiência diferente do online para o físico aumentam sua frustração e podem acabar desistindo de fazer negócio com aquela marca.

Como essa estratégia ajuda em datas comemorativas?

Entendido o que é omnichannel, chegou a hora de abordarmos como essa estratégia contribui para que as empresas aumentem suas vendas nas datas comemorativas. E isso tem relação direta com a experiência que o consumidor espera receber nos dias atuais.

Primeiramente, é preciso ter em mente que a base do varejo omnichannel é dar foco ao cliente, colocando o consumidor no centro da estratégia do negócio. Embora isso pareça um clichê, a realidade é que ser customer centric exige uma mudança cultural importante e transformações em processos para que as lojas consigam atender melhor aos clientes. Portanto, é um passo fundamental para sua empresa ter sucesso nos dias atuais e consiga atender às expectativas dos consumidores.

Além disso, o volume de compras em períodos comemorativos é muito maior do que em datas normais. Por isso, oferecer uma experiência positiva que atenda os anseios dos consumidores contribui diretamente para angariar mais resultados.

Um grande exemplo disso tem a ver com os processos de logística que as empresas oferecem nessas datas. Sabemos que em períodos onde há uma maior procura por parte dos consumidores é comum que as empresas cometam algumas falhas. Aqui, destaco atrasos na entrega, problemas no estoque e outras adversidades nos processos de logística (que prejudicam a experiência do seu cliente).

Antecipação aos problemas

Com o omnichannel essas falhas são reduzidas. Afinal, você terá todos os sistemas integrados, com uma visão completa de tudo que acontece no seu estoque. Ou seja, pode se antecipar a possíveis falhas e oferecer processos de logística muito mais eficientes.

E não é só isso: fazendo uso do omnichannel você pode adotar diferentes estratégias para aperfeiçoar sua entrega, garantindo muito mais comodidade para o consumidor. É o caso, por exemplo, da possibilidade de adotar o Ship From Store, que permite utilizar o estoque de sua loja para atender aos pedidos vindos de qualquer canal.

Outra vantagem do omnichannel é a possibilidade de permitir que um consumidor realize uma compra em um canal digital e retire esse pedido em uma loja física. Ao utilizar essa facilidade, clientes que compram online e optam por retirar o produto na loja física economizam no frete, têm o produto mais rapidamente em mãos e ainda têm a vivência de loja, podendo fazer novas aquisições no momento de retirada.

Como vimos, integrar seus pontos de venda é uma necessidade do consumidor moderno. Os clientes gostam de pesquisar produtos online, mesmo quando têm a intenção de comprar na loja física. Para eles, omnichannel é o normal e varejistas que não estiverem preparados perdem espaço na preferência do público.

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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como o omnichannel ajuda o varejo a vender mais em datas comemorativas. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.

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