No dia a dia de uma empresa, várias perguntas passam pela cabeça do empreendedor. Algumas delas são relacionadas a e-commerce: meu e-commerce está preparado para um grande número de pedidos? Meu e-coomerce está atendendo a todas as etapas do processo até o cliente de forma satisfatória? Como posso melhorar meu e-commerce? Preciso de um e-commerce mais robusto? Para responder a essas e outras perguntas, precisamos voltar um pouco em todo processo de gestão que está rodando.
Começando de trás para frente, o empreendedor deve pensar em adquirir um novo ERP de e-commerce quando começa a se preocupar mais com os problemas do escritório do que com sua estratégia de vendas! Explicando melhor, quando se inicia um e-commerce a questão é quase que exclusivamente vender. Os desafios são:
- escolher os produtos;
- abrir a loja digital (ou no marketplace);
- fazer os anúncios;
- vender;
- colocar no correios etc.
Quanto ao escritório, precisa-se de sistema para faturar e pronto. Há o Bling e Tiny e outras soluções menores fazem um excelente trabalho nesse sentido. Você não precisa de muita coisa. Contudo, à medida que você cresce, as dores ficam claras.
Algumas dores são clássicas em sistemas menores como: limitações em termos de controle multi-empresa e multi-cd. Sistemas menores não estão prontos para trabalhar com várias empresas e com vários CDs (centro de distribuição ou darkstores) de forma conjunta. Isso acaba forçando as empresas a operar com várias contas separadas (e vários CNPJs) para permitir estes controles. No começo isso não é problema, mas à medida que as vendas crescem, essas empresas precisam de muitas pessoas para operar essas contas — e, além disso, os erros aumentam de forma considerável. Isso causa: aumento de custo, perda de produtividade e sucessivos erros, levando ao não crescimento do negócio.
Então, o empreendedor começa a buscar soluções. Uma delas é contratar ERPs de commerce mais robustos, que oferecem processos adequados para maiores volumes de processamento de venda digital — como picking and packing, cotação automática de fretes, reversa/devolução, conciliação entre outros processos. Tudo isso exigirá maior acompanhamento do fornecedor do sistema, mas o resultado será o ganho em produtividade e qualidade. Ao final, com um bom escritório, as vendas crescerão sem medo.
Ao optar por um ERP mais robusto, o empreendedor começa a se fazer novas perguntas, entre elas: com um ERP mais robusto vou precisar de mais espaço físico? Este ERP é mais pesado que o ERP que tenho?
O post Como saber se preciso de um ERP de e-commerce mais robusto? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como saber se preciso de um ERP de e-commerce mais robusto?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário