A Black Friday é um dos eventos mais importantes e mais rentáveis do mercado varejista. Por isso, é de extrema importância que saibamos contabilizar os resultados positivos e negativos das nossas operações, já com foco em melhorias para o próximo ano.
As métricas são aliadas nesse processo, pois nos permitem olhar de perto o desempenho do nosso negócio.
Como saber qual foi o produto mais vendido ou o que trouxe mais receita?
São as métricas que nos permitem ordenar tudo o que precisamos saber.
Para os micro ou pequenos lojistas, uma dica preciosa é planejar e criar um processo no dia a dia, que possa ser implementado como rotina, não interferindo na dinâmica das vendas. É importante já pensar nesses aspectos, desde o início do negócio.
Elencamos 3 métricas importantes para o lojista de marketplace:
- Estoque: avaliar se fiz uma boa cobertura de estoque;
- Reputação: analisar como está o nível de satisfação do meu consumidor;
- Concorrência: ponderar como estou em relação aos meus concorrentes, quando avalio preço, entrega, prazo e reputação.
Essas métricas são essenciais também para a realização de planos de ação futuros.
Por meio dos dados colhidos nessas análises, podemos olhar para as vendas de forma mais estruturada, embasada, permitindo que tornemos nosso negócio mais sólido e contínuo. Quanto antes as métricas forem implementadas, maior controle teremos dos nossos resultados.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Contabilizando a Black Friday. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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