Pouco se fala, ainda, sobre um importante ponto que consiste na criação de grupos de produtos para auxiliar na definição da estratégia de precificação. Este é um conceito que pode ser utilizado em praticamente todos os segmentos de negócio, respeitando as particularidades de cada um deles, e que garante uma boa rentabilidade ao varejista.
A fórmula para auxiliar a estratégia de precificação consiste basicamente nas seguintes etapas:
Divida o mix de produtos do seu negócio em três grupos, de acordo com as características abaixo descritas:
- Grupo 1) Produtos muito sensíveis – São produtos que são super sensíveis à mudança de preço. Se o seu valor for alterado em 2 ou 3%, o consumidor já percebe e terá uma reação imediata a essa mudança. Seja comprando mais, ou deixando de comprar o produto. Inclusive, pode fazer com que mude a sua percepção sobre a marca (associando-a a uma marca barata ou cara). São exemplos destes itens o café, o arroz, a carne, o gás de cozinha, entre outros que o consumidor acompanha com frequência e em diversos locais.
- Grupo 2) Produtos sensíveis – São itens em que o consumidor não acompanha o preço com tanta frequência e, por esta razão, se tiverem uma variação de 5 a 10%, esta pode não ser percebida no momento da compra. São exemplos deste grupo os celulares, os shampoos, camisetas básicas, conservas, entre outros.
- Grupo 3) Produtos não sensíveis – São aqueles que o consumidor não acompanha o preço e que garantem ao varejista maior flexibilidade na precificação, pois não trará grande impacto na decisão de compra. Neste grupo encontramos produtos como móveis e viagens.
Após realizar esta divisão em grupos você deve considerar as seguintes estratégias para os seus produtos, e utilizar tecnologias que o auxiliem nas análises de informações que vão contribuir para a sua tomada de decisão:
- Grupo dos produtos muito sensíveis – estratégia voltada para combater a concorrência.
A melhor estratégia para estes itens é acompanhar muito de perto a concorrência, trabalhar a precificação protegendo margem, mas, flutuando o preço em função do que os concorrentes estão praticando.
Existem soluções de tecnologia específicas para acompanhar a concorrência com a frequência necessária e também determinar o preço ótimo para o produto.
- Grupo dos produtos sensíveis e não sensíveis – estratégia voltada para otimização de faturamento e nível de estoque.
Neste caso, a estratégia consiste na otimização do equilíbrio entre oferta e demanda, maximizando o faturamento e margem sem comprometer o giro dos estoques. Para implantá-la existem soluções de Inteligência Artificial que permitem obter em tempo real a elasticidade do preço desses produtos e determinar o preço ótimo para aquela demanda, mantendo os níveis de estoque adequados e o patamar de margem que é interessante para o negócio.
São conceitos e análises como estes que contribuem para uma definição correta da estratégia de precificação e são uma excelente prática para garantir lucratividade ao seu negócio.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Estratégia de preço: combater concorrência ou otimizar nível de estoque?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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