Durante feriados, como o carnaval, muitas equipes acabam ficando desfalcadas devido a folgas e colaboradores que ficam ausentes.
Desta forma, o setor de atendimento pode sofrer impacto pelo baixo volume da equipe e o cliente acabar ficando sem retorno.
Mas como evitar que isso aconteça? Vou te contar uma solução que não envolve contratações e nem cortar as folgas dos seus funcionários. Continue a leitura.
A solução: atendimento automatizado
Um atendimento automatizado representa inúmeros benefícios para seu e-commerce. Entretanto, o principal deles é oferecer um atendimento imediato e ágil aos clientes.
São diversas as soluções tecnológicas de um atendimento automatizado. Entre elas, ressalto em especial o chatbot. Neste caso, surge para tornar todo o processo de atendimento mais automático e menos burocrático, na maioria das vezes sem intervenção humana direta.
O atendimento automatizado irá reduzir os pontos de contato do cliente com o atendente humano, economizando tempo para que eles resolvam solicitações mais complexas.
Esse tipo de atendimento representa inúmeras vantagens ao setor de comércio eletrônico. Como, por exemplo:
Atendimento 24 horas, 7 horas por semana
Uma plataforma de atendimento lhe permite fornecer retorno ao cliente independente do horário. Os clientes ficam assistidos mesmo quando a equipe de atendimento não está presente.
Tempo de espera minimizado
Com uma ferramenta de automação do atendimento, o cliente passa menos tempo na espera. Afinal, por meio de simples perguntas de classificação é possímel melhor direcionar a um atendimento. Além disso, no caso de dúvidas simples, a própria ferramenta já fornece as respostas.
Mais vendas em menos tempo
Com uma plataforma de atendimento, você consegue direcionar melhor as demandas de vendas e também integrá-la com outras ferramentas, como o WhatsApp, e garantir melhor fluxo de contato, inclusive para vendas.
Inteligência Artificial para garantir experiência
Quando falamos de atendimento otimizado, uma questão é essencial: a Inteligência Artificial. Os clientes querem atendimento, mas não querem um contato robotizado e frio, nesse sentido, entra a I.A.
A Inteligência Artificial faz com que a sua ferramenta aprenda com o usuário e forneça uma comunicação mais humanizada.
Com o PLN — Processamento de Linguagem Natural (NLP – Natural Language Processing) —, a comunicação fica muito mais natural e próxima ao atendimento humano. Afinal, o Machine Learning consegue trazer um lado emocional à comunicação, se aproximando mais ao usuário.
Desta forma, quando for contratar uma ferramenta para a automatização do seu atendimento, é essencial que ela contenha Inteligência Artificial embarcada para garantir a experiência do cliente.
Como automatizar o atendimento no seu e-commerce
Para criar um atendimento automatizado, é necessário antes de tudo entender o seu objetivo e seu público-alvo. Dessa forma, você irá melhorar a experiência, sem riscos de atritos na jornada do cliente.
Assim, a automatização começa com a escolha da ferramenta para atender às necessidades identificadas. Portanto, preparei algumas dicas e um passo-a-passo para ajudar na automatização.
Escolhendo a ferramenta
A plataforma, ou chatbot escolhido, deve representar melhorias na jornada do cliente. Sendo assim, é importante que conte com algumas ferramentas, como:
- Criação de trilhas de conteúdo para facilitar a interação com o usuário;
- Independência para criação de fluxos e melhorias, sem necessidade de acionar o fornecedor ou equipe de TI;
- Relatórios para acompanhar o desempenho do setor;
- Inteligência Artificial para melhorar a experiência.
Montando a base de conhecimento
É importante que a ferramenta tenha as respostas que os clientes mais buscam. Por isso, na hora de criar a base de conhecimento do seu chatbot, é primordial conhecer o público.
Como já falei, o chatbot usa da Inteligência Artificial para aprender à medida que interage com os usuários. Ainda assim, é essencial fornecer uma boa base de conhecimento para criar os fluxos de autoatendimento aos clientes.
No e-commerce é preciso colocar categorias e conteúdo visual, como vídeos, imagens, guias atraentes, etc. Este truque vai ajudá-lo a manter os clientes engajados.
Integre sua plataforma de atendimento
Assim que sua plataforma estiver pronta, você também conseguirá integrar com diversas outras ferramentas para melhorar os serviços oferecidos e a experiência do cliente.
Você pode integrá-la com o WhatsApp, para oferecer atendimento por esse canal, bem como seu CRM ou ERP, permitindo acesso a Nota fiscal, status do pedido, etc.
Esses são alguns passos principais para começar a automatizar seu atendimento. Isso irá permitir que seu cliente não fique sem atendimento durante o carnaval e outros feriados. Ou seja, garantirá que seu negócio irá manter a satisfação do cliente e conquistar novos consumidores.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Como garantir que seu cliente não fique sem atendimento durante o carnaval?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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