O marketing digital segue em alta para todos os tipos de negócio, principalmente, os que atuam por plataformas de e-commerce. E o raciocínio é simples: se seu negócio é online, a estratégia de comunicação precisa fazer uso de ferramentas que conversem e impactem os potenciais consumidores nesse meio, levando-os a conhecer e consumir seus produtos e serviços. Portanto, um investimento vital para todos que objetivam colocar seu negócio no mapa de evidência dos principais buscadores, como o Google, e se destacar em meio a tanta concorrência.
Para começar, é preciso ter em mente que, como toda ação de marketing, é necessário entender o negócio e planejar. Definir a atuação da empresa e as dores que ela visa sanar permite identificar o segundo ponto importante: quem é o consumidor da marca — também conhecido como persona —, qual seu sexo, faixa etária, religião, localidade e preferências.
Com esses dados em mãos e determinado o capital a ser investido, é possível então seguir para a próxima etapa: sua marca pretende apostar em tráfego pago ou ações orgânicas? Na primeira opção, os links patrocinados do Google AdWords, por exemplo, colocam seu e-commerce no topo das buscas pelas palavras-chaves determinadas que tenham relação com o negócio. Essa estratégia requer o investimento de contratar a ferramenta e de cada clique que sua página receber, mediante um valor a ser delimitado, e pode ser bem certeira, já que seu site fica entre os primeiros links.
Entretanto, mais do que atrair os potenciais consumidores, é preciso saber entretê-los. E para isso, outra medida tão importante quanto esse investimento nos links patrocinados é manter o foco na produção de conteúdo de qualidade. Trata-se de uma estratégia essencial, que é também a base para o sucesso da segunda opção de marketing digital: as ações orgânicas. Sim, também é possível atrair o público por meio de outros mecanismos que não demandem um alto investimento em anúncios.
Entre algumas ações que podem ser traçadas de forma orgânica (para seu e-commerce se destacar nas buscas), a definição das palavras-chave — que devem estar presentes no conteúdo da sua plataforma — é também o primeiro passo. As palavras-chave fazem parte de uma estratégia conhecida como SEO (Search Engine Optimization, ou otimização dos mecanismos de busca). Aqui, devem estar em todas as seções da sua plataforma, que como disse anteriormente, precisa ser rica em conteúdo de qualidade e originalidade.
Para aplicar a técnica de SEO por completo, outras ações são fundamentais para o ranqueamento orgânico. Como, por exemplo, a responsividade e a velocidade de carregamento do site — para que ele possa ser acessado por qualquer tipo de dispositivo e não demore para carregar. O mesmo vale à divulgação do canal de vendas em conteúdos das redes sociais. Por fim, adquira um certificado de segurança para a página, para que seu e-commerce transmita responsabilidade e seriedade.
Independentemente do tipo de estratégia escolhida para o marketing digital, os benefícios podem ser comprovados em curto e médio prazo para seu negócio. Principalmente porque essas ações podem ser mensuradas à cada campanha, mostrando erros e acertos. E, dessa forma, é possível definir o caminho de sucesso para as próximas oportunidades — investindo no que funciona e garante os melhores retornos de marketing no Google.
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Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre Marketing digital: como colocar seu e-commerce no mapa da evidência do Google?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
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