O lojista online quer crescer tanto em vendas quanto em faturamento. E muito do trabalho do e-commerce é concentrado em estratégias a fim de melhorar as vendas e fazer com que a loja cresça cada vez mais.
Porém, e quando a loja atinge seu teto de faturamento?
Aliás, isso é possível, chegar no topo do crescimento da loja? O objetivo foi atingido e agora é só aproveitar?
Não é bem assim.
A loja pode, sim, atingir seu teto de faturamento e estar vendendo o máximo possível, dentro das suas possibilidades.
A grande questão é se o lojista quer crescer mais, ou se aquele é o objetivo desejado.
Se a meta é crescer o máximo possível ou, ao menos, mais do que o teto atual, o que pode ser feito se as vendas foram maximizadas?
Vamos falar de estratégias e fornecer dicas para o lojista que quer crescer mais e como podemos ultrapassar este teto de faturamento atual.
A loja não cresce mais, atingimos o potencial máximo?
Muitos lojistas se deparam com um teto nas vendas. Ou seja, o número fica naquela faixa onde não há um crescimento significativo, nem uma queda significativa, por mais que estratégias boas estejam sendo aplicadas na loja e tudo esteja funcionando perfeitamente.
Isso pode significar que a loja atingiu seu potencial máximo de vendas com aquelas configurações.
Caso o empreendedor deseje crescer dentro do universo do e-commerce, são necessárias algumas mudanças e também investimentos.
Pode ser que as metas de quando a loja foi aberta tenham sido atingidas. Mas será que isso é suficiente no momento atual? Nem a loja, nem o empreendedor, nem a estrutura são mais as mesmas de quando a loja começou. Então, está na hora de rever e estabelecer novas metas.
Por que a loja não cresce mais?
Vamos listar os principais motivos e estratégias que podemos aplicar na loja para abrir muito espaço para o crescimento.
Estoque e mix de produtos
Se durante determinado período de tempo os produtos estão esgotando, será que isso significa que as vendas estão indo muito bem, ou que a loja está perdendo potenciais novas vendas?
Vender muito é ótimo. Mas deixar faltar produto enquanto existe demanda significa que o e-commerce está deixando de fazer vendas efetivas.
Ter um estoque bem planejado, especialmente para as lojas que são fabricantes dos próprios produtos, é essencial para potencializar as vendas e não deixar faltar. Principalmente em datas de grandes vendas, como Natal e Black.
A dúvida do mix de produtos é algo que preocupa muitos donos de e-commerce de primeira viagem. Quanto de produtos a loja deve possuir e qual a variedade deles?
Um bom começo é analisar o mix de produtos dos principais concorrentes. Para os lojistas que possuem orçamento mais limitado, investir nos produtos que são carro chefe dos concorrentes pode ser um bom começo.
Ter mais opções, já que o crescimento da loja é uma forma de aumentar as vendas e ultrapassar o teto atingido.
Precificação
Nem sempre o preço mais barato é aquele que vende mais.
Aliás, em primeiro lugar, é preciso pensar se a loja está ganhando dinheiro com as vendas dos produtos.
“Vendo muito, mas nunca tenho dinheiro para investir no fim do mês”. Então está na hora de rever e pensar se você não está, na realidade, pagando para o consumidor comprar aquele produto.
Vender muito não exatamente significa sucesso se o lojista estiver perdendo dinheiro com as vendas.
O preço muito abaixo do mercado, dependendo do produto, desperta desconfiança dos consumidores e pode não gerar tantas vendas quanto o desejado.
Um preço justo, no qual a loja ganhe dinheiro para investir e que o consumidor esteja disposto a pagar, ajuda no crescimento da loja. Afinal, as vendas acontecem com maior frequência e ainda sobra caixa para investimentos em demais áreas.
Planejamento
Não adianta também aplicar as estratégias sem nenhum planejamento ou sem nenhum objetivo em vista.
As melhores estratégias são aquelas que são executadas com uma meta. Dessa forma, são melhores direcionadas e não tão vagas como “vender muito”.
Afinal, o que é o “vender muito”?
O que é o “crescer a loja”?
Aumento nas vendas é consistência
O aumento das vendas, do faturamento e o crescimento da loja acabam sendo consequências de diversos fatores.
E a consistência é um deles.
É preciso consistência para manter o planejamento. Consistência em querer atingir as metas, na gestão e na organização da loja virtual.
É possível, sim, atingir um teto de faturamento, mas também é possível aumentar esse teto.
Leia também: Cross-selling e up-selling no inbound marketing: aumente as vendas do seu e-commerce
O post O que fazer quando a loja não cresce mais? apareceu primeiro em E-Commerce Brasil.
Na próxima semana farei mais um review com depoimento e resenha sobre O que fazer quando a loja não cresce mais?. Espero ter ajudado a esclarecer o que é, como usar, se funciona e se vale a pena mesmo. Se você tiver alguma dúvida ou quiser adicionar algum comentário deixe abaixo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário